Postado originalmente por
Fabil
ô povo..
o tracker de voces vierem equipados com imobilizador? ( chave com transponder) ?
pergunto pq o meu tracker tem apresentado umas panes esquisitas que acontece o seguinte:
- ao dar partida no motor logo após as velas aquecerem ( eu sempre espero a luz apagar) o motor vira mas nao pega e dai a luz começa a piscar ( só que nao pisca um codigo de erro segundo a tabela do manual de servico, ela apenas pisca intermitente direto, já deixei por varios minutos piscando e nada de piscar em uma sequencia de codigos)
isso vinha ocorrendo esporadicamente desde que comprei o carro, dava agora e passava-se dias / semanas até dar o problema de novo, dai quando dá o problema, enquanto a luz fica piscando o motor nao pega, e dai fico tentando, liga/desliga e derrepente a luz para de piscar e o motor pega como se nada tivesse acontecido e sabe-se lá quando é que vai aparecer o problema de novo.
o fato é que o defeito apareceu ontem e hj ( e eu estou a 600km de casa..heheh) e obviamente tenho receio de dar pau de vez e eu ainda nao consegui encontrar a origem ( defeito intermitente é foda)
já havia testado e conferido um monte de sensores, valvulas ( em principal a shutter valve que eu suspeitava dela, pois no manual de servico mensiona que se a shutter valve travar fechada a centralina bloqueia a Spill valve que é a responsavel por liberar a injeçao de diesel nos bicos) e nao encontrei nada de errado. inclusive andei varios dias com a shutter valve desligada e o problema apareceu ( o que descarta a minha suspeita da shutter valve)
já tentei "provocar" o defeito desligando sensores e conectores da injeçao mas nada do que eu fiz fazia o mesmo sintoma.
até entao o problema só tinha aparecido com o motor quente ( cheguei a suspeitar de algum componente aquecendo demais, solda fria em contatos eletronicos, mal contatos em malhas de aterramento) mas ontem de noite, depois de horas com o carro parado e motor frio o defeito apareceu, e como das outras vezes depois de algumas tentativas o defeito desapareceu e o motor pegou normal
preocupado com isso, hj sonhei com esse problema e no meu sonho veio a imagem da chave com transponder, será que está ai o meu problema?
lendo o manual de servico agora fui logo na seçao onde fala do Immobilizer system e infelizmente nao tem praticamente nenhuma informaçao, apenas mostra onde fica a antena que capta o sinal do transponder/chave, onde fica a centralina do transponder e onde fica o conector de diagnostico do transponder. Fala tambem que se houver qualquer problema no sistema a luz de aquecimento de vela vai piscar, mas nao fala mais nada, se pisca algum codigo, como fazer um teste e como desabilitar o sistema.
( eu ainda nem sei afirmar se o meu tracker tem o tal Imobilizador, pois nao desmontei o painel p/ ver a central/chicote etc se estao lá, semana que vem quando eu voltar de viagem confiro isso)
enfim, alguem já passou por algo semelhante ou alguem ai consegue ligar o seu carro com uma copia comum da chave ?
T+