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  • #1
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
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    Pessoal, bom dia!
    Desde novembro passado adquiri essa viatura Tracker com motorização Mazda.
    Foi comprada com cerca de 113 mil km tendo rodado uns 800 km até hoje (logicamente não é meu carro do dia a dia).
    Ela veio com alguns problemas e eu os estou resolvendo um a um.
    O próximo a ser resolvido é a tração que não está funcionando e deve ser a bomba de vácuo por pura falta de uso.
    A minha intenção é viajar com a família, a maioria do tempo em asfalto, mas esporadicamente entrando em praias e dunas do nordeste até os Lençóis maranhenses.
    Por enquanto não pretendo usar lift na suspensão e usarei os pneus HT no tamanho original.
    Uma das alterações que fiz foi a instalação de um alarme de temperatura do bloco do motor com o sensor posicionado num parafuso do cabeçote, pois vi aqui no fórum que esse motor tem facilidade de sobreaquecer.
    Gostaria de saber pela, experiência de vocês, o que essa viatura é capaz de fazer e se esse motor, apesar de sua baixa potência, aguentará esse tipo de utilização.
    Quais recomendações e dicas vocês podem me dar?
    Desde já agradeço a todos!
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
    Vitara Canvas 97 Ziriguidum e Tracker Diesel 2001 - O Anquilossauro
    Esperando uma nova vtr

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Fernando Camelier Ver Post
    Pessoal, bom dia!
    Desde novembro passado adquiri essa viatura Tracker com motorização Mazda.
    Foi comprada com cerca de 113 mil km tendo rodado uns 800 km até hoje (logicamente não é meu carro do dia a dia).
    Ela veio com alguns problemas e eu os estou resolvendo um a um.
    O próximo a ser resolvido é a tração que não está funcionando e deve ser a bomba de vácuo por pura falta de uso.
    A minha intenção é viajar com a família, a maioria do tempo em asfalto, mas esporadicamente entrando em praias e dunas do nordeste até os Lençóis maranhenses.
    Por enquanto não pretendo usar lift na suspensão e usarei os pneus HT no tamanho original.
    Uma das alterações que fiz foi a instalação de um alarme de temperatura do bloco do motor com o sensor posicionado num parafuso do cabeçote, pois vi aqui no fórum que esse motor tem facilidade de sobreaquecer.
    Gostaria de saber pela, experiência de vocês, o que essa viatura é capaz de fazer e se esse motor, apesar de sua baixa potência, aguentará esse tipo de utilização.
    Quais recomendações e dicas vocês podem me dar?
    Desde já agradeço a todos!
    Bom dia Fernando!
    Tentando contribuir com você... em relação ao acionamento da tração eu resolvi lendo um post aqui sobre colocar óleo ATF em uma "caninho" que fica ao lado do radiador. É bem pouco, cerca de uma tampinha de refrigerante pet, só para dá pressão no sistema (eu acho). Esse "caninho" vem da bomba que aciona o 4X4. Comprei a minha com 106 mil km e o dono anterior tinha utilizado a tração apenas uma vez. Comigo funcionou 100%. Agora, não sei se pode comprometer alguma coisa, efeito colateral, no meu caso ainda não tive problemas, pois sempre que pego estrada de chão eu aciono até para não ficar sem uso. Então, seria bom perguntar a um mecânico antes.
    Quanto ao carro é sensacional, atualmente está com 170 mil e não troco ele por nada... rodo todos os dias cerca de 40km, é econômico demais. Como uso em via urbana, não sou o cara perfeito para te falar sobre dunas, etc... Mas alguém vai compartilhar a experiência com você.
    Ah... sobre o sensor de temperatura eu também fiz isso. O marcador dele não é fiel mesmo. Enquanto o sensor digital oscila bastante o original do painel, nem sai daquela posição. Isso pode salvar você de um prejuízo enorme. Além disso ele tem um alarme que você pode configurar e quando atinge uma determinada temperatura ele fica piscando um LED. E você ainda pode instalar uma sirene. Muito top.

    O link do post sobre a tração é este: http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ao-aciona.html (Tração 4x4 Grand Vitara não aciona)

    Espero ter contribuído.

  • #3
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
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    Citação Postado originalmente por Nixon.br Ver Post
    Bom dia Fernando!
    Tentando contribuir com você... em relação ao acionamento da tração eu resolvi lendo um post aqui sobre colocar óleo ATF em uma "caninho" que fica ao lado do radiador. É bem pouco, cerca de uma tampinha de refrigerante pet, só para dá pressão no sistema (eu acho). Esse "caninho" vem da bomba que aciona o 4X4. Comprei a minha com 106 mil km e o dono anterior tinha utilizado a tração apenas uma vez. Comigo funcionou 100%. Agora, não sei se pode comprometer alguma coisa, efeito colateral, no meu caso ainda não tive problemas, pois sempre que pego estrada de chão eu aciono até para não ficar sem uso. Então, seria bom perguntar a um mecânico antes.
    Quanto ao carro é sensacional, atualmente está com 170 mil e não troco ele por nada... rodo todos os dias cerca de 40km, é econômico demais. Como uso em via urbana, não sou o cara perfeito para te falar sobre dunas, etc... Mas alguém vai compartilhar a experiência com você.
    Ah... sobre o sensor de temperatura eu também fiz isso. O marcador dele não é fiel mesmo. Enquanto o sensor digital oscila bastante o original do painel, nem sai daquela posição. Isso pode salvar você de um prejuízo enorme. Além disso ele tem um alarme que você pode configurar e quando atinge uma determinada temperatura ele fica piscando um LED. E você ainda pode instalar uma sirene. Muito top.

    O link do post sobre a tração é este: http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ao-aciona.html (Tração 4x4 Grand Vitara não aciona)

    Espero ter contribuído.

    Amigão, toda contribuição é valiosa pra mim, pode acreditar.
    Eu pretendo ficar com o carro por alguns anos se o mesmo tiver potencial para atender às expectativas que tenho dele.
    O sensor que coloquei tem uma sirene embutida e apita quando chega na temperatura que determinei.
    É esse da foto abaixo.

    GM Tracker motor Mazda-03-min.jpg
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
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  • #4
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    Boa noite, estava com minha tracker na oficina para trocar as escovas do altenador, até ai tudo certo, retirei da oficina e andei uns 100 km, depois disso fui dar uma volta e derrepente quando o giro foi chegando aos 2 mil giros (quando a turbina liga) ela deu uma falta de força e ligou a luz da injeção... baixando o giro ou na lenta a luz apaga, acende apenas quando ativa a turbina, e perde força, abri o capô e a vareta do óleo estava saltada um pouco para fora e com um pouco de óleo respingado. O que pode ser? (obs: vou levar ao mecânico mas gostaria da ajuda de vocês)

  • #5
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    Citação Postado originalmente por ruansippel Ver Post
    Boa noite, estava com minha tracker na oficina para trocar as escovas do altenador, até ai tudo certo, retirei da oficina e andei uns 100 km, depois disso fui dar uma volta e derrepente quando o giro foi chegando aos 2 mil giros (quando a turbina liga) ela deu uma falta de força e ligou a luz da injeção... baixando o giro ou na lenta a luz apaga, acende apenas quando ativa a turbina, e perde força, abri o capô e a vareta do óleo estava saltada um pouco para fora e com um pouco de óleo respingado. O que pode ser? (obs: vou levar ao mecânico mas gostaria da ajuda de vocês)
    amigo, pode ser a bomba de vácuo mandando pressao para dentro do motor.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por ruansippel Ver Post
    Boa noite, estava com minha tracker na oficina para trocar as escovas do altenador, até ai tudo certo, retirei da oficina e andei uns 100 km, depois disso fui dar uma volta e derrepente quando o giro foi chegando aos 2 mil giros (quando a turbina liga) ela deu uma falta de força e ligou a luz da injeção... baixando o giro ou na lenta a luz apaga, acende apenas quando ativa a turbina, e perde força, abri o capô e a vareta do óleo estava saltada um pouco para fora e com um pouco de óleo respingado. O que pode ser? (obs: vou levar ao mecânico mas gostaria da ajuda de vocês)

    Amigo, isto pode ser muita coisa, pode ser desde bomba de vácuo mandando pressão para dentro do motor, como folgas nos anéis.

    O ideal seria ir pelo mais barato, veja a bomba de vácuo primeiro, senão for ela, peça para medir a compressão dos pistões e por ai vai.....
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #7
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    Fala pessoal, beleza? Estou com uma dúvida, meu tio faleceu e a tracker que ele tinha foi passada para mim, uma ano 2001. O carro está com o estado excelente, praticamente novo! O motor dela foi re-feito à pouco tempo, então ela tá zerada! Porém estou com uma certa dúvida. Trouxe para BH, onde eu moro e vejo que o carro não aguenta subir os morros aqui de primeira, coisa que carro 1.0 aguentaria fácil. Mesmo jogando primeira, o carro não sobe os RPM e morre. Uma dificuldade e tanta. Ele não tem força. Unico jeito que conseguir é colocar a reduzida pra subir, assim ele consegue subir os RPM e subir o morro. O carro é assim mesmo? Pq penso que isso não é normal não. abraços!

  • #8
    Usuário Avatar de Fernando Camelier
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    Citação Postado originalmente por solpiassi Ver Post
    Fala pessoal, beleza? Estou com uma dúvida, meu tio faleceu e a tracker que ele tinha foi passada para mim, uma ano 2001. O carro está com o estado excelente, praticamente novo! O motor dela foi re-feito à pouco tempo, então ela tá zerada! Porém estou com uma certa dúvida. Trouxe para BH, onde eu moro e vejo que o carro não aguenta subir os morros aqui de primeira, coisa que carro 1.0 aguentaria fácil. Mesmo jogando primeira, o carro não sobe os RPM e morre. Uma dificuldade e tanta. Ele não tem força. Unico jeito que conseguir é colocar a reduzida pra subir, assim ele consegue subir os RPM e subir o morro. O carro é assim mesmo? Pq penso que isso não é normal não. abraços!
    Fala amigão!

    Olha só, a minha eu adquiri em novembro do ano passado e desde então venho arrumando aos poucos alguns probleminhas. Não é meu carro de uso diário, mas saio com ela pelo menos uma vez por semana.
    Moro em um prédio e minhas garagens ficam no G2, observo todas as vezes que vou subir a rampa que ela não tem muita força e uma vez tive que descer de ré pra tentar subir novamente. Hoje eu encho o motor antes e subo com ela acima de 2000 rpm (acima de 2000 giros aciona a turbina) e aí ela vai com tudo.

    Já ouvi muita gente dizendo que esse motor é fraquinho pra um carro com esse peso, mas em compensação rodar em terrenos planos te dá uma autonomia monstruosa, pois ela nunca precisa andar com mais de 1500 rpm.

    Estou, assim como você, conhecendo o carro aos poucos e posso afirmar que está sendo uma experiência interessante.

    Apelidei o meu de O Anquilossauro em referência a um dinossauro pesado e lento, mas com muita força (torque).

    Veja o Anquilossauro e o que eu já fiz nele desde que comprei em http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...ml#post2386080


    Espero ter ajudado.

    Um abraço
    Fernando (Primo -PU6PRI) Bahia Expedition 4x4
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  • #9
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
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    Citação Postado originalmente por solpiassi Ver Post
    Fala pessoal, beleza? Estou com uma dúvida, meu tio faleceu e a tracker que ele tinha foi passada para mim, uma ano 2001. O carro está com o estado excelente, praticamente novo! O motor dela foi re-feito à pouco tempo, então ela tá zerada! Porém estou com uma certa dúvida. Trouxe para BH, onde eu moro e vejo que o carro não aguenta subir os morros aqui de primeira, coisa que carro 1.0 aguentaria fácil. Mesmo jogando primeira, o carro não sobe os RPM e morre. Uma dificuldade e tanta. Ele não tem força. Unico jeito que conseguir é colocar a reduzida pra subir, assim ele consegue subir os RPM e subir o morro. O carro é assim mesmo? Pq penso que isso não é normal não. abraços!
    Leve numa oficina. Não é normal. Talvez seja a turbina.
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4


  • #10
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    Citação Postado originalmente por solpiassi Ver Post
    Fala pessoal, beleza? Estou com uma dúvida, meu tio faleceu e a tracker que ele tinha foi passada para mim, uma ano 2001. O carro está com o estado excelente, praticamente novo! O motor dela foi re-feito à pouco tempo, então ela tá zerada! Porém estou com uma certa dúvida. Trouxe para BH, onde eu moro e vejo que o carro não aguenta subir os morros aqui de primeira, coisa que carro 1.0 aguentaria fácil. Mesmo jogando primeira, o carro não sobe os RPM e morre. Uma dificuldade e tanta. Ele não tem força. Unico jeito que conseguir é colocar a reduzida pra subir, assim ele consegue subir os RPM e subir o morro. O carro é assim mesmo? Pq penso que isso não é normal não. abraços!
    Bom dia,

    Não de forma alguma é normal ele está fraco mesmo.

    Não sei quanto tempo ficou parada, devido estar em outra cidade ou coisa do tipo.

    Eu começaria trocando os filtros de diesel e de ar eles podem estar comprometidos. Outra coisa, zera o diesel do tanque, não misture o velho com o novo e coloca um diesel de qualidade e veja como se comporta, estas são as soluções mais baratas no momento.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
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  • #11
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    Boa tarde! Sei q esse post é antigo, mas meu suporte de filtro de óleo espanou a rosca, como posso proceder p a troca? Não encontro p a Tracker 2001 diesel motor Mazda, tem alguma similar q eu possa encontrar em lojas tradicionais ?

  • #12
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    Filtro oleo

    Citação Postado originalmente por pompeu Ver Post
    Boa tarde! Sei q esse post é antigo, mas meu suporte de filtro de óleo espanou a rosca, como posso proceder p a troca? Não encontro p a Tracker 2001 diesel motor Mazda, tem alguma similar q eu possa encontrar em lojas tradicionais ?
    Colega é o filtro de oleo de motor ou do diesel?

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