Dados de consumo e uso fora de estrada
Pessoal,
Fiz uma pequena viagem com o GV durante o carnaval, e não sabia que seria uma interessante experiência off road...
Antes, dados do consumo: meu GV faz, na cidade (já com 4 abastecimentos) algo sempre entre 10,5 e 11 km/l. O trânsito de BH tem estado muito travado, então posso classificar o uso como o pior possível para o consumo, uma vez que dificilmente tenho oportunidade de passar por vias que dêem alguma velocidade "de cruzeiro". Na estrada, mas com 60 km "com emoções" (ver abaixo) deu quase 13 km/l. Ou seja, um pouco longe dos 15km/l, mas bastante razoável. Usei ar condicionado praticamente todo o tempo, e velocidade entre 100 e 120km/h, exceto no trecho em terra, que foi bem complicado.
Bom... fui à fazenda de meu irmão em Carrancas/MG, no carnaval. Já havia ido várias vezes, a maioria com carro sem tração, pois a estrada de terra -- cerca de 30km -- é razoável.
Porém, choveu muito na região, e a estrada praticamente acabou. Há muitos trechos em que virou apenas um tapete de lama. Por sorte estava de GV. O bicho encarou muito tranquilamente o barro, sempre em 4x4hi. A ida foi bem tranquila, mas a volta...
Quatro dias de chuva intensa depois, a estrada estava muito pior. Logo na saída da fazenda existe uma grande subida, que ficou praticamente intransitável. E não dá pra pegar velocidade, pois o inicio da subida é uma ponte precária e uma sequencia de buracos, impossível de pegar um embalo. Fui subindo com o carro praticamente sem controle "fino" de direção. Até que no meio da subida o carro perdeu completamente a velocidade e "empacou". Tentei 4x4low, sem sucesso.
Como estava ainda perto da fazenda, pensei em voltar a pé e pedir pra ser puxado por trator -- vergonha absoluta. Mas, com mais uma tentativa, o carro respondeu e subiu tranquilamente.
Creio que a razão para isso foi uma certa "limpeza" dos pneus, já que os meus são de perfil 100% onroad. Possivelmente eles se encheram de lama e não houve mais tração. Uma pequena parada foi suficiente pra chuva "limpar" os sulcos e tudo correu normalmente.
O restante da estrada foi um pouco complicado justamente porque o carro nao tem preparação nenhuma pra offroad, e passei algum aperto nas baixadas onde havia acumulo de lama: usava velocidade maior, e o bichinho pulava bastante.
Mas não precisei nem de sujar o sapato. Pra um carro com perfil totalmente "apartamentoso" como o meu GV, e um sujeito com pouca experiência em trilhas como eu, acho que o carrinho se safou muito bem.
Nenhum outro problema, nenhuma certa luzinha no painel pra me preocupar. A unica preocupação era se o tanque seria suficiente pra eu voltar a BH sem precisar usar diesel sem aditivo. E deu tranquilo: nem reserva o carro pegou (foram 680km e 53l).
Bom, meio fora do assunto principal do tópico, mas ficam registrados os dados de consumo e o batismo do GV!
[]s,
E quase que comprei uma Tracker A Diesel.
Meu Sonho de Consumo era uma Tracker a Diesel 2004 :parede: mais com todos que conversei inclusive um Vendedor Da GM condenou o modelo a Diesel, porem o Modelo a Gasolina são Muitos Bons tenho um Amigo que possui um 2008 e manutenção praticamente não existe, já fomos para o pantanal e o Carro entra debaixo d'agua e vai embora.
Pena a GM não ter dado uma atenção especial aos Modelos Diesel pois São Muito Economicos.