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  • #1
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    Citação Postado originalmente por mfcb Ver Post
    Considero o motor realmente muito bom. Mesmo as de 180 cv andam demais e tem bom consumo. Quanto a suspensão tem gente que tá com a 2014 que teve a impressão que ela está mais firme. Mas não mudaram nada. Ela poderia ser um pouco mais firme, mas acho a suspensão muito boa, diferente a antiga que era uma bosta... De toda forma no quesito suspensão acho a Amarok melhor que a s10. Já no motor...

    Abraço
    . Obrigado amigo. Vou fazer um test. drive e sentir o carro, ver se teve alguma alteracao

  • #2
    Usuário Avatar de JoaoClaudio
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo22 Ver Post
    Bom pessoal, gostaria de uma ajuda de vcs. Hoje tenho uma amarok 2013 manual 180 cv, logo estou pensando em trocar. Gosto muito da amarok, tem uma dirigibilidade muito parecida com automóvel, estabilidade, firmeza da suspensão, realmente muito boa. Quando comprei, cheguei a experimentar a s10 antes, mas achei a suspensão muito mole, sacudia de mais, esse foi o principal motivo para descartar a s10. Só que esse novo motor de 200 cv e 51 kgfm está me chamando a atenção. Gostaria de saber se a suspensão ainda está deixando o carro balançar bastante e esse motor com essa potência a mais está bom mesmo como ouvi falar. Abraço a todos
    A suspensão da S10 historicamente sempre foi mais mole do que das outras picapes e assim continua, embora tenha tb ouvido falar que a 2014 estaria um pouco mais firme. A dirigibilidade da Amarok é melhor que da S10, porém em conforto a S10 é melhor, mais macia e já ouvi mta gente dizer que a S10 vende mais que as outra justamente por causa da suspensão mais macia.

    Eu não gosto!!!! Mas não posso reclamar mto da S10, pq ela é mto boa. Na estrada de terra então é um show.

    Motor não em o que falar. A de 180cv já é o bicho.
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    Ex: TR4 2015; Tiguan 2014; S-10 2013; Triton 2010.

  • #3
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    Uma dúvida, quando se engata a reduzida ela bloqueia automático as 4 rodas ou a s10 não bloqueia?

  • #4
    Usuário Avatar de JoaoClaudio
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    Citação Postado originalmente por gutojr Ver Post
    Uma dúvida, quando se engata a reduzida ela bloqueia automático as 4 rodas ou a s10 não bloqueia?
    Acho que o que vc pergunta é sobre diferencial central que a S10 não tem. Portanto não bloqueia.
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por JoaoClaudio Ver Post
    Acho que o que vc pergunta é sobre diferencial central que a S10 não tem. Portanto não bloqueia.
    Bom saber JoãoClaudio, então mesmo com a viatura reduzida posso esterçar normalmente?

  • #6
    Usuário Avatar de JoaoClaudio
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    Citação Postado originalmente por gutojr Ver Post
    Bom saber JoãoClaudio, então mesmo com a viatura reduzida posso esterçar normalmente?
    Não!!!!!

    Justamente por não ter o diferencial central não há a compensação entre a rotação das rodas (Desculpe a explicação simplista, mas não entendo de mecanica).

    Se esterçar normalmente vai quebrar!!!!!!

    Repare que quando vc esterça muito com a tração ligada fica mais dificil de virar, há uma resistência.

    As que tem bloqueio é que podem esterçar normalmente....
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por JoaoClaudio Ver Post
    Não!!!!!

    Justamente por não ter o diferencial central não há a compensação entre a rotação das rodas (Desculpe a explicação simplista, mas não entendo de mecanica).

    Se esterçar normalmente vai quebrar!!!!!!

    Repare que quando vc esterça muito com a tração ligada fica mais dificil de virar, há uma resistência.

    As que tem bloqueio é que podem esterçar normalmente....

    JoãoClaudio, não entendi pq "as que tem bloqueio é que podem esterçar normalmente".

    Será que vc não quis dizer "as que tem diferencial central é que podem esterçar normalmente"???

    Estou só perguntando pq realmente não entendo!
    Abc!!

  • #8
    Usuário Avatar de JoaoClaudio
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    Procurem no forum pq tb há varios tópicos sobre o assunto....

    Na S10 não pode esterçar tudo e fazer curvas com o 4x4 ligado, senão quebra.
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  • #9
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    Muito grato.
    Andei procurando + informação, mas não achei muita coisa.
    Acho que o manual devia ser mais claro.
    Pior que já tentei esterçar tudo manobrando em garagem com o raio minimo. Mas foi em velocidade muito baixa. O carro travou como se estivesse freiado e ai eu forcei um pouco e depois desliguei o 4X4.
    Pra testar se tinha quebrado algo, botei 4x4 ao voltar do trabalho durante uns 300 m e não estranhei nada.
    Vou por de novo pra testar, devagar e sem fazer curva.
    Grande abraço
    Eduardo

  • #10
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    Edição 184 - Artigo

    • Tração 4x4: Sabendo cuidar não vai quebrar!
    Chamam-se 4x4 os veículos de 4 rodas cujo sistema de transmissão distribui o torque gerado pelo motor para todas as rodas. Seu principal objetivo é o de aumentar a capacidade de tração do veículo, quando trafega em pisos de baixa aderência.
    Mas ao contrário do que muita gente pensa esse recurso não é nenhuma novidade. Na década de 30, a Volkswagen já utilizava em veículos militares leves, como o Schwinnwagen e o Kommanderwagen. Além do mais, utilitários e caminhões de uso militar, de todas as marcas, fazem uso da tração complementar a muito tempo.
    Em relação aos automóveis de passeio, a montadora britânica Jensen ofereceu em 1966 um sistema de tração nas 4 rodas, mas era muito caro e abandonado. Em 1974 foi a vez da Subaru. Porém, no início dos anos 80, a Audi revolucionou o mercado introduzindo uma tração nas 4 rodas permanente com diferencial central no Audi Quattro. No Brasil, a Willys Overland forneceu, no início dos anos 60, o sistema de tração 4x4, como equipamento de série, para a família Jeep e opcional para a família Rural e Pick-Up.
    Vale a pena ser comentado que, até a chegada do Audi Quattro, considerava-se a tração 4x4 tão desnecessária quanto prejudicial a um veículo, projetado para rodar no asfalto. Afinal de contas, os sistemas disponíveis eram caros, pesados e pouco eficientes.
    O princípio de funcionamento do sistema é relativamente simples: um conjunto de transmissão, constituído basicamente por uma caixa de mudanças (manual ou automática), uma caixa de transferência (dotada ou não de uma redução extra), eixos, diferenciais e acoplamentos distribui o torque, gerado pelo motor, para todas as rodas do veículo.
    No que se refere aos tipos disponíveis podemos, para simplificar, resumir os sistemas em dois grandes grupos:

    Selecionáveis: em condições normais de condução, o veículo roda com tração em apenas duas rodas (dianteiras ou traseiras). Neste caso, é comum a presença de um dispositivo de "roda livre" (acionamento automático ou manual), que poupa os componentes da tração adicional quando a mesma não está sendo utilizada. No momento em que necessita de maior capacidade de tração, o condutor aciona o sistema por meio de um botão ou alavanca. Devido a uma diferença de rotação, que ocorre entre as rodas dianteiras e traseiras, durante a execução de curvas ou manobras, a tração adicional deve ser utilizada apenas em pisos de baixa aderência e com velocidade limitada. Essa diferença de velocidade cria esforços internos no sistema, que podem vir a prejudicá-lo seriamente, caso as condições de utilização previstas pelo fabricante não sejam respeitadas. Alguns dispositivos mais recentes incluem um diferencial central (entre eixos), incorporado ou não à caixa de transferência, que equaliza as velocidades, ampliando a versatilidade do recurso;
    Integrais: a tração adicional se encontra permanentemente acionada. Nesse caso torna-se obrigatória a presença do diferencial central, permitindo que o veículo possa ser utilizado, com absoluta segurança, em velocidades mais elevadas, assim como, em pisos de alta aderência. No entanto, caso necessário, existe a possibilidade de se bloquear a ação do diferencial central, garantindo uma distribuição uniforme de torque entre os eixos, quando uma roda apresenta grande diferença de aderência, imobilizando o veículo.
    Atualmente o mercado disponibiliza uma série de variações, batizadas com diversos nomes. Como exemplo, podemos citar:
    PART-TIME 4WD
    Sistema selecionável que não possui diferencial central. Exemplos de aplicação: família Toyota Bandeirante, Nissan Pathfinder, família Willys, JPX, Suzuki Samurai, Nissan Frontier e Mitsubishi L-200.
    FULL-TIME 4WD
    Sistema integral. Exemplos de aplicação: Land Rover, Niva, Subaru e Audi "Quattro".
    ACTIVE TRAC
    Sistema de tração integral desenvolvido pela Mitsubishi, utilizado nos modelos Pajero. O equipamento permite o acionamento da tração total em velocidades de até 80 km/h.
    COMMAND TRAC
    Um dos vários sistemas de tração total desenvolvido pela Chrysler para a família Jeep. Trata-se de um part-time 4WD como o citado anteriormente.
    CONTROL TRAC
    Tração integral utilizada nos modelos Ford como, por exemplo, o Explorer. O sistema conta com vários dispositivos eletrônicos, que detectam deslizamentos nos diferenciais, equalizando o torque para melhorar a tração. Dispõe ainda de redução extra e opção para rodar em tração 4x2.
    QUADRA TRAC
    Sistema de tração integral desenvolvido pela Chrysler para a linha Cherokee. Seu sistema de acoplamento viscoso controla o torque para cada um dos diferenciais e permite o tráfego em marchas reduzidas.
    INSTA TRAC
    Sistema part-time 4WD utilizado pela Chevrolet em alguns modelos fabricados nos Estados Unidos. Dispõe ainda de redução extra.

    Os segredos da longevidade
    A forma de utilização e a manutenção preventiva são, com certeza, os principais fatores que determinam a vida útil dos sistemas de tração adicional. E, não pode haver sombra de dúvida de que foram projetados e construídos para durar tanto quanto o resto do veículo. No entanto, alguns pontos devem ser enfocados:


    Falta de lubrificante nos compartimentos (devido a vazamentos);

    Falta graxa nas articulações;
    Lubrificante está vencido (nunca foi substituído);
    Lubrificante fora das recomendações do fabricante (mais barato);
    Falta de intervenções preventivas (ajustes, regulagens, substituição de coifas, vedadores e rolamentos), que evitariam a pane do sistema;

    Utilização de peças adaptadas (mais baratas);
    Indícios de má utilização do dispositivo ou mesmo do veículo (peças quebradas por trancos ou desgaste muito acentuado), devido a falta de leitura do manual de operação.
    Porém, não se pode generalizar. Os verdadeiros "trilheiros", além de saber utilizar os sistemas como ninguém (devoram os manuais de operação), exigem tratamento 5 estrelas para as suas máquinas.
    Atual S10 CD 4x4 LTZ 17/18; S10 LTZ CD 4x4 14/15; S10 LT 4x4 CD 12/13; Ex Frontier Le 10/11 MT; e outras.

  • #11
    Usuário Avatar de JoaoClaudio
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    Otimo acreano.
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  • #12
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    "A S10 tem o LSD no diferencial traseiro, que impede que todo o torque vá para a roda que está sem tração, enviando parte dele para a roda com tração (como o Locker da Palio, só que automatico e nas rodas traseiras)."

    JoaoClaudio, estou para perguntar isto faz horas e nunca lembro. Em todas as situações de barro que peguei sempre vi o torque ir todo para uma roda. O que me salvou foi o 4x4. Inclusive fiz um teste na grama molhada e ficou marcado só uma das rodas. Será que este bloqueio da S10 não é lenda?? Ou talvez nas 4x4 não exista? Procurei no manual e não achei nada também...
    Lembro que nas primeiras S10 que sairam, vinha até um adesivo no vidro (faz tempo isto).
    O que acham?? Será que a nossa S10 possui este sistema?? E se possui, como funciona de maneira automática??

    Abraços!!

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