x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Mauro B
    Entrada
    08/10/2004
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 4

Por outro lado, existe uma vantagem interessante, que só quem já precisou sabe. Minha Tracker era diesel, e só quando enchia o motor pegava força. Para sair em piso seco, com inclinação muito alta (saída ou entrada de algumas garagens), eu sofria, e não podia utilizar a reduzida, porque logo na saída era necessário esterçar o carro. Com a solução da primeira marcha reduzida, ela está lá mesmo sem o bloqueio do diferencial central.
    WRANGLER 07: MUD BF32"/+1"/bieletaJKS/rockslider/ KYRON 11: AT 31"/+30mm/skidplate
    JIMNY 01: AT BF235/75R15/+3"Procomp

Usuário Avatar de Grand Vinicius
    Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 15
    Há vários dias eu estava planejando pesquisar essas relações de marcha e graças ao post do amigo Arlei me lembrei.

Só discordo no fato que você citou do Tracker diesel não ter força em baixa. Ele tem. Imagino você passando essa mesma situação num à gasolina. Aí a bronca era grande.

Abraço.
    Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4

Usuário Avatar de Mauro B
    Entrada
    08/10/2004
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Grand Vinicius Ver Post
    Há vários dias eu estava planejando pesquisar essas relações de marcha e graças ao post do amigo Arlei me lembrei.

Só discordo no fato que você citou do Tracker diesel não ter força em baixa. Ele tem. Imagino você passando essa mesma situação num à gasolina. Aí a bronca era grande.

Abraço.
    O meu era 2001, com motor Mazda, mais fraco.
    WRANGLER 07: MUD BF32"/+1"/bieletaJKS/rockslider/ KYRON 11: AT 31"/+30mm/skidplate
    JIMNY 01: AT BF235/75R15/+3"Procomp

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Grand Vinicius Ver Post
    Boa tarde Arlei.

Como você, tenho um Grand Vitara (Tracker) 2001 desde 2010 e acabei de entrar no Duster. Sempre usei o Grand Vitara no dia a dia e em trilhas, de leves a pesadas, de acordo com os upgrades que fui fazendo.
    Depois de uma semana foi que entendi que a primeira marcha do Duster não se usa na cidade. Saio de segunda até subindo ladeira e passo em lombada de terceira. Segue relação de marcha de alguns carros, lembrando que a primeira do Tracker é bem reduzida:

Duster 4x4 Duster 4x2 Duster Auto Gol Tracker
    4,45 3,73 2,72 3,455 3,652
    2,59 2,11 1,5 1,954 1,947
    1,69 1,45 1 1,281 1,379
    1,17 1,11 0,71 0,927 1
    0,87 0,91 0,74 0,795
    0,67 0,77
    4,48 3,69 2,45 3,182 3,67
    Dif 4,86 4,13 3,48 3,182 4,875

Sempre fui fã do Tracker e abomino sua saída do mercado. Vejo como sucessor mais próximo realmente o Duster.

Quanto à primeira "reduzida" do Duster, não é uma primeira reduzida de Tracker(6,61) mas é mais reduzida que a segunda(3,52)

Eu também tinha preconceito com o câmbio sem reduzida, e ainda vejo algumas desvantagens. Mas em relação ao que você perguntou, dá sim pra usar em descida como freio e em subida lenta como Crawler. A desvantagem que eu vejo é porque se usa bastante as outras marchas reduzidas em alguns terrenos. Segunda reduzida, terceira reduzida, até quarta e quinta. E no Duster não há essa opção.
    Olá, Arlei,

Em complemento ao comparativo disponibilizado pelo companheiro Grand Vinicius, acrescento somente a questão da redução final, que contempla não somente a redução de 1ª marcha, mas também a redução do diferencial e a redução oferecida pela caixa de transferência na opção reduzida, para os veículos que a possuem.

Então, considerando a redução final total, segue abaixo, para auxílio em tua questão, um pequeno comparativo que eu havia montado uns 4 anos atrás, por ocasião da decisão de compra do carro.

Talvez este comparativo esteja desatualizado para um carro ou outro, mas acredito que com relação ao Duster e ao Grand Vitara não tenha ocorrido alterações. No documento que montei, incluía para a decisão questões também sobre ângulos de entrada, saída, breakover, etc.

Segue abaixo a transcrição somente com relação às relações de reduções finais:

Renault Duster 4X4-renault-duster-relacoes-de-reducao.jpg

Bom dia a todos e fiquem com Deus!
    dd1969.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Renault Duster 4X4-renault-duster-relacoes-de-reducao.jpg  

Usuário
    Entrada
    06/04/2016
    Local
    maringa/PR
    Agradecimentos: 0

watsapp

Citação Postado originalmente por Professador Ver Post
    Só para lembrar que a comunidade dusteira Brasileira tem:
    grupo no Facebook, Procure por Duster Clube do Brasil, tem também o grupo "Duster 4x4 Trilhas e Aventuras"
    fórum de discussão: Fórum Renault Duste
    WhatApps (só para que é proprietário) me mande um email: professador@gmail.com
    este tópico tem muitas informações interessantes, vale a pena dar uma olhada.
    no youtube tem muitos vídeos, inclusive o canal Duster Clube do Brasil

professador, tem como incluir no wats ja mandei email.

Usuário Avatar de ajmacedo
    Entrada
    13/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2

Question Rodízio não recomendado pela fábrica!?!?

dd1969,

Tinha certeza que iria achar essa discussão aqui, ou ao menos a citação.

Ando na cidade e estradas asfaltadas* 98% do tempo em 2WD (tenho o "sentimento" que economiza), na última viagem reparei que os dianteiros estão quase meia vida, enquanto os traseiros parecem novos...(com 25,6K).

Deduzi que a css não trabalhou direito, fui ao manual de manutenção e garantia: não menciona rodízio como atividades/checagens nas revisões.

Fui ao manual e desaconselham. Pode isso Arnaldo? Me pareceu mais uma tradução mal feita que algum fundamento técnico.

Diferenças de desgastes entre eixos geram forças na transmissão qdo em Lock (caso o dif. central fique travado). Nunca precisei do lock além de alguns metros, mas no limite isso é uma verdade. Imagine um doido que coloque pneus de tamanhos diferentes entre os eixos e só rode em lock: vai moer tudo em alguns quarteirões, correto?

No meu caso, a forma de frear essa situação seria fazendo o rodízio e fazendo que se desgastem por igual. E vem o manual e "não recomenda".

* - mas qdo viajo nunca deixo de testá-lo, de forma responsável, em barro e/ou erosões "encaráveis".

Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Olá, cakito,

Realmente o carro parece mais estável, especialmente na chuva e em pistas sinuosas.

.
    .
    .
    O rodízio de pneus não é recomendado pela fábrica. Pode comprovar no manual de instruções do carro.

Grande abraço e fique com Deus!
    dd1969.
    4X4 Brasil
    Aluísio
    Duster 4WD TechRoadII (2014/Prata)
    Niva JáDisse (1995/Grená)

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por ajmacedo Ver Post
    dd1969,

Tinha certeza que iria achar essa discussão aqui, ou ao menos a citação.

Ando na cidade e estradas asfaltadas* 98% do tempo em 2WD (tenho o "sentimento" que economiza), na última viagem reparei que os dianteiros estão quase meia vida, enquanto os traseiros parecem novos...(com 25,6K).

Deduzi que a css não trabalhou direito, fui ao manual de manutenção e garantia: não menciona rodízio como atividades/checagens nas revisões.

Fui ao manual e desaconselham. Pode isso Arnaldo? Me pareceu mais uma tradução mal feita que algum fundamento técnico.

Diferenças de desgastes entre eixos geram forças na transmissão qdo em Lock (caso o dif. central fique travado). Nunca precisei do lock além de alguns metros, mas no limite isso é uma verdade. Imagine um doido que coloque pneus de tamanhos diferentes entre os eixos e só rode em lock: vai moer tudo em alguns quarteirões, correto?

No meu caso, a forma de frear essa situação seria fazendo o rodízio e fazendo que se desgastem por igual. E vem o manual e "não recomenda".

* - mas qdo viajo nunca deixo de testá-lo, de forma responsável, em barro e/ou erosões "encaráveis".
    Boa tarde, ajmacedo,

Como mencionado anteriormente, percebi mais "firmeza", sentimento de segurança, especialmente em curvas e em rodovias molhadas e até mesmo com lâminas d'água, e em subidas e descidas de serra (subo com certa frequência para Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo) quando trafegando no modo 4x4 Auto. Também, nos poucos testes que efetuei (não muito científicos) a percepção de consumo foi muito semelhante.

Considerando tudo isto, eu preferi, então, andar com o carro 99,999999% no modo 4x4 Auto (utilizei o 4x2 pouquíssimas vezes, apenas para testar, e o 4x4 Lock somente em poucos atoleiros e travessia de pequenos riachos).

Como resultado, meus 4 pneus estavam praticamente no limite de desgaste (com T.W.I. próximo de 1.6mm) por igual, e troquei-os simultaneamente, colocando 4 novos da Continental (gostei demais desses pneus em relação aos da Bridgestone, e postei todas as impressões neste tópico). Isto foi na revisão de 60000Km e tenho quase certeza de que eu teria conseguido levá-los até pelo menos aos 70000Km se eu não tivesse relaxado tanto com a verificação da calibragem, e se também eu não tivesse "pulado" alguns poucos alinhamentos.

Eu acredito que no modo 4x2, acaba-se deixando de desgastar os pneus por igual, "tornando" o carro um simples 4x2 que, com tração dianteira, tende mais a desgastar muito mais os pneus dianteiros.

Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

Usuário Avatar de ajmacedo
    Entrada
    13/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2
    dd1969,

Concordo com chuvas e, coincidentemente, nas mesmas estradas(*1) também uso 4x4Auto. No caso da subida de Petrópolis, como quica muito, mesmo estando seco vou de 4x4Auto.

Mas você concorda que não faz muito sentido mecânico tornar não recomendável o rodízio?

No próximo tanque, só uso álcool(*2), vou deixar direto em 4x4Auto e ver se o sofrível 5,8/6,4 que consigo dentro da cidade se mantém. Na Dutra, para SP, mesmo no álcool já fiz 10,5 km/l.

(*1)
    Rio-> Ponte Nova/MG;
    Rio-> Matipó/MG;

(*2)
    Toda vez que coloquei gasolina (umas 4 ou 5 vezes) a média não foi nem 10% melhor, tanto na cidade como na estrada, além do carro ficar mais "xoxo" nas subidas e ultrapassagens. Um último comentário: faz muita falta o "consumo instantêneo" no computador de bordo, mais do que o comando de "um toque" nos vidros elétricos.

Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Boa tarde, ajmacedo,

Como mencionado anteriormente, percebi mais "firmeza", sentimento de segurança, especialmente em curvas e em rodovias molhadas e até mesmo com lâminas d'água, e em subidas e descidas de serra (subo com certa frequência para Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo) quando trafegando no modo 4x4 Auto. Também, nos poucos testes que efetuei (não muito científicos) a percepção de consumo foi muito semelhante.

Considerando tudo isto, eu preferi, então, andar com o carro 99,999999% no modo 4x4 Auto (utilizei o 4x2 pouquíssimas vezes, apenas para testar, e o 4x4 Lock somente em poucos atoleiros e travessia de pequenos riachos).

Como resultado, meus 4 pneus estavam praticamente no limite de desgaste (com T.W.I. próximo de 1.6mm) por igual, e troquei-os simultaneamente, colocando 4 novos da Continental (gostei demais desses pneus em relação aos da Bridgestone, e postei todas as impressões neste tópico). Isto foi na revisão de 60000Km e tenho quase certeza de que eu teria conseguido levá-los até pelo menos aos 70000Km se eu não tivesse relaxado tanto com a verificação da calibragem, e se também eu não tivesse "pulado" alguns poucos alinhamentos.

Eu acredito que no modo 4x2, acaba-se deixando de desgastar os pneus por igual, "tornando" o carro um simples 4x2 que, com tração dianteira, tende mais a desgastar muito mais os pneus dianteiros.

Abraços e fique com Deus!
    dd1969.
    Aluísio
    Duster 4WD TechRoadII (2014/Prata)
    Niva JáDisse (1995/Grená)

Usuário
    Entrada
    03/03/2016
    Local
    Araçatuba/SP
    Galera mais antiga das Dusters, me desculpem se ja ouver resposta sobre isto, procurei e nao encontrei
    A pergunta é, alguém já fez a troca do óleo do diferencial da Duster 4x4?
    Se a resposta for afirmativa, qual óleo utilizou.

Obrigado a todos

Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Qualquer marca do mercado atende.
    GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4

Usuário Avatar de geroliveira
    Entrada
    29/10/2012
    Local
    divinoipolis/MG
    Pois e amigo estou com a mesma duvida ... o meus esta com 65 mil km, e não sei se tem ou se precisa trocar o óleo e nem sei que óleo colocar ... alguém ajuda ? rs

Entrada
    20/01/2010
    Local
    Natal/RN
    Óleo de diferencial você vai num Postão da vida e verifica se precisa trocar. Isso se não tiver no manual do proprietário.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem