Loras, tudo bem cara?
Estou começando a pesquisar pneus novos para minha 90tinha. Quando comprei, ela veio com pneus BF All Terrain 33 12.50 R15 (ainda os tenho), com mais de meia vida de uso, e tambem comprei junto o jogo de rodas originais com os pneus originais dela (Michelin 7.50 R16), ainda em bom estado.
Como achei exagerado (eles saiam fora do paralama), e peso desnecessário, além de poder comprometer suspensão e outros componentes, (acho que esse foi o único erro do antigo dono, do resto ele tratava o land a pão de ló, ele tem um pedigre invejável) optei por retirar os BF e recolocar os originais.
Já estou rodando há 8 meses com eles e ainda durarão mais alguns meses, mas já estou preparando a troca. Vou colocar os BF All Terrain 235 85 R16, que são da mesma medida que você colocou na sua 110, certo? A minha dúvida, é em relação ao estepe: o meu pneu atual é o original que veio com ela (ela é ano 1997 modelo 98): 7.50 R16. Nesse sistema de medição, não vem a medida da banda de rodagem. Medi e ele tem 175mm de banda (o pneu é fino mesmo, mas é o original). Agora, trocando pelo 235, vou ter que comprar 5 pneus, para colocar um para estepe. Verifiquei a sobra que tenho nos 3 parafusos de fixação do estepe, e tenho só 25 mm de rosca sobrando, então estou deduzindo que não vai comportar o 235.
Quando você comprou sua 110, você teve que mexer nesses parafusos alongando-os? Você também teve que colocar o suporte reforço para o estepe nas dobradiças por causa do aumento de peso do pneu?
Ainda tenho os pneus que retirei com as rodas mangels aro 15 e acho que vou vendê-los...ainda estou na dúvida..... as rodas têm um visual bonito, mas prefiro as originais, que fazem com que o land fique com mais cara de jipe mesmo.
Agora, outra coisa: li no tópico do Flavio sobre pneus, você falando que vai colocar os BF Mud na 110. Isso é por só por causa da expedição que você vai no começo do ano, ou é também por que os pneus que colocou no começo do ano já estão gastos (se não me engano eles não são BF, são? Sabe dizer quantos quilometros eles duram?
Abraço
Fernando