Powered by vBulletin

Land Rover Defender 110 SW - "Endurance"

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 19 de 30 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 91011121314151617181920212223242526272829 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 08/03/2009, 21:18
    Loras
    Citação:

Postado originalmente por sesssato Ver Post
    Japa,

Parabéns! Belas fotos, bela narrativa, bela aventura.
    Estou com inveja. Vc no meio dessa beleza colorida e linda e eu aqui no meio do cimento duro e sombrio.

Saudades,
    Abs
    Sempre Alerta!
    Sess

Sess,

Bem?

Fico feliz de contar com sua presença por aqui!!!

O fórum tem muito a ganhar com sua participação.

O cimento é duro e sombrio... com certeza. Mas fique tranquilo, pois traços de civilização e as modernidades fazem falta também... resta encontrarmos o meio termo.

Abração,
  • 10/03/2009, 23:27
    Ronaldo Andrade
    Parabéns, Loras.

Que aventura. Isto eu "invejo". Poder fazer uma aventura destas, que guardamos para o resto da vida em nossas mentes. :concordo: :palmas:

Vai ter muitas estørias para contar aos amigos, filhos e netos.

Congratulations.

Abs

Ronaldo.
  • 15/03/2009, 16:25
    educme
    painel
    Loras boa tarde poderia me citar onde esta as fotos, o meu painel quebrou justamente como voçe citou nas partes onde vão fixados os parafusos.
  • 16/03/2009, 14:07
    Loras
    Citação:

Postado originalmente por educme Ver Post
    Loras boa tarde poderia me citar onde esta as fotos, o meu painel quebrou justamente como voçe citou nas partes onde vão fixados os parafusos.

Boa tarde.

Tem algumas fotos nas mensagens anteriores, basta seguir o tópico de trás para frente.

Se precisar me envie teu email, que encaminho os arquivos diretamente.

Abraço,
  • 16/03/2009, 14:09
    Loras
    Citação:

Postado originalmente por Ronaldo Andrade Ver Post
    Parabéns, Loras.

Que aventura. Isto eu "invejo". Poder fazer uma aventura destas, que guardamos para o resto da vida em nossas mentes. :concordo: :palmas:

Vai ter muitas estørias para contar aos amigos, filhos e netos.

Congratulations.

Abs

Ronaldo.

Salve Ronaldo!

As aventuras eu já tenho algumas... os amigos também!!! :dance:

Agora falta encontrar uma companheira para providenciar os filhos e depois os netos... :mrgreen:

Abração,
  • 27/03/2009, 19:48
    Loras
    3 Anexo(s)
    Compressor e cilindro de ar comprimido.

Ainda sem o chicote elétrico.

Mas já na posição definitiva e acionando as buzinas no bagageiro.

Usei uma solenóide de ar de caminhão, acionada por 12V.

O botão da buzina original empurrando as cornetas!!!:mrgreen:

Ficou excelente!!! E para o tamanho dos pneus dela, o compressor + cilindro ficaram na medida.

Deixarei um engate rápido no painel (porta trecos) para conectar rapidamente a mangueira encaracolada se necessário, além de permitir limpar o pó da viatura durante as viagens, secar equipamentos, etc... :palmas:

Abraços,
  • 28/03/2009, 18:15
    Supercharger
    Loras, não corre o risco daquela mangueira azul por baixo do chassis "fisgar" alguma coisa na trilha e estragar tudo? Tipo, talvez seja melhor girar aquele cachimbo para apontar a mangueira para cima... Não sei se seria possível fazer isso...

[]´s
    Gustavo.
  • 28/03/2009, 20:01
    Loras
    Citação:

Postado originalmente por Supercharger Ver Post
    Loras, não corre o risco daquela mangueira azul por baixo do chassis "fisgar" alguma coisa na trilha e estragar tudo? Tipo, talvez seja melhor girar aquele cachimbo para apontar a mangueira para cima... Não sei se seria possível fazer isso...

[]´s
    Gustavo.

Positivo!!!

Aquela mangueira está provisoriamente instalada...

Ainda não posicionei o engate rápido definitivo no painel, conectei ali somente para teste.

Concordo contigo, ficará mais abrigada!!! Mais seguro.

Agora, acho que não vou colocar nenhuma proteção no tanque. É um carro de viagens, não trilhas. Os caminhões não tem proteção. Será necessário?

Abraço,
  • 12/07/2009, 01:41
    Loras
    4 Anexo(s)
    Boas senhores!!:!:

Longo tempo sem notícias.

Viagens profissionais, pessoais, entre outros motivos deixaram a Endurance parada algum tempo. O diferencial dianteiro precisava ser revisado.

Como lo mecânico soy jo, tive de aguardar uma folga na agenda.

Ela apresentava um barulho incomum no diferencial dianteiro. "tec tec tec tec".

Então resolvei desmontar tudo.

Diagnóstico: pino da caixa satélite quebrado.

Aí voltou a tona o Jáque...

E o resultado vai abaixo. :arrow:

Foto 01: desmanche!!! Reparem no amortedor direito vencido.
    Foto 02: pino da caixa satélite quebrado
    Foto 03: carcaça
    Foto 04: em partes
  • 12/07/2009, 01:57
    Loras
    3 Anexo(s)
    Parte 1 - MOLAS

Para começar fiz uma extensa pesquisa sobre molas.

A saber: se levantar mais de duas polegadas na dianteira, há grande chances de vibração no cardã. Solução juntas CV (cruzeta dupla).

É preciso corrigir o cáster. Solução braços especiais da QT services.

Na traseira tudo é mais simples. Basta tomar cuidado com a bucha do suporte superior no chassis e com o final de curso limitado pelo amortecedor . Nesse caso, tensores especiais (angulados - para preservar a bucha) e um reposicionador do amortecedor resolvem.

De fato levantar até 2 polegadas não tem muito segredo nem complicações além do cáster. Além disso, fica bastante complicado e caro. :concordo:

Como não pretendo usar pneus maiores e estou bem satisfeito com o curso atual da suspensão, resolvei buscar uma alternativa que levantasse no máximo 02 polegadas.

Sobre o uso de molas reforçadas minha conclusão::arrow:

Preciso aprender a respeitar os imites da viatura. Molas reforçadas não devem ter como objetivo aumentar a capacidade de carga da 110. Troca-se a mola, mas não se reforça chassis, suportes, capacidade do freio, etc. Ou seja, a zona de estresse muda de lugar.

Depois também perde-se capacidade de compressão da suspensão, isso é, curso para cima.

E outra, viajar é desprendimento. É preciso saber selecionar adequadamente a carga, evitando futilidades.

IMHO, mola reforçadas servem para não andar com a viatura desnivelada em expedições (diminui ângulo de saída). Apenas isso. Não devem ser usadas para aumentar a capacidade de carga.

Como ando muito com a viatura no dia a dia, vazia, e a expedição que pretendo fazer ainda tem algum tempo para acontecer, resolvi fazer por partes.

Se necessário, mudarei a mola traseira antes de viajar.

Vale ressaltar que a Land Rover presume que a Defender anda a maior parte do tempo apenas com o motorista. Por isso as molas do lado esquerdo são ligeiramente mais altas.

Eu optei por instalar molas iguais. Isso é, molas esquerdas em ambos os lados. :idea:

Por enquanto ficou assim::arrow:

Dianteira: Molas originais da 130 - lado do motorista (NRC9447). Calços superiores e inferiores emborrachados, da Disco (ANR2938 e RBC100111), que causam um lift médio de 02 cm.

Traseira: Molas originais da 110 - lado motorista (NRC6388). Calço superior da mola dianteira do Monza, que causa um lift médio de 2,5cm.

Atualmente, com pneus 235/85R16 da polaina ao solo tenho em média 92cm de altura.

Um lift de aproximadamente 1,5pol em relação a suspensão original.

Infelizmente não tenho muitas fotos do processo todo, pois dessa vez tive que montar tudo de forma rápida. Não podia ficar muito tempo a pé...

Foto 01 - pintura nova
    Foto 02 - molas novas
    Foto 03 - assentos superior / inferior
  • 12/07/2009, 02:17
    Loras
    5 Anexo(s)
    Parte 2 - AMORTECEDORES

Os amortecedores são os velhos conhecidos OME heavy duty (N44 e N115). O dianteiro direito estava estourado. Agora tudo 100% novo, inclusive o amortecedor de direção (N32).

Cotei outras opções como os interessantes Tough Dogs, mas o custo benefício dos OME, a pronta entrega no Brasil, me convenceram.

Na tabela em anexo, especificações de molas e amortecedores que encontrei na internet.

Parte 3 - BUCHAS

Li vários relatos sobre as buchas de PU para Defender na internet.

Parece que no uso severo, quando exigida flexibilidade e carga constante, as buchas de PU não tem resultado satisfatório.

Desmancham.:parede:

Outros relatos diziam que no UK, as primeiras buchas de PU tinham dureza extrema, logo causavam danos. Principalmente ao ponto de fixação do radius arm no chassis.

Há casos de quebra dos links traseiros.:shock:

Por isso muitos recomendam usar as PU apenas nas Panhard, pois melhoram a sensibilidade na direção. Os demais pontos, originais.

O único kit que salvaria seria o kit PU da SuperPro que pelo design e dureza diferentes das buchas estressam menos o chassis.

Segundo informações, o mesmo fabricante da SuperPro, produz para BM.

Como tenho buchas de PU na camper há algum tempo e estou muito satisfeito, resolvi arriscar.:pensativo:

Coloquei buchas de PU azul da Bearmarch.

Muito mais fácil para instalar e desinstalar. Na prensa, 5-7 ton para retirar as buchas originais.

Instalar as PU não chegou a 0,5ton.

Uma eventual substutuição por conta próprias das buchas de PU é possível. As originais nem pensar.

O kit vem completo, com graxa inclusive para instalação.

Parte 5 - BARRAS DE DIREÇÃO

É comum o empeno das barras de direção originais. São muito expostas.

Por isso resolvi comprar barras de direção maciças e terminais reforçados.

Aproveitei a oportunidade e troquei o reparo do braço pitman. Tarefa impossível sem o sacador adequado. Por sorte, um amigo daqui tem um parecido que após algum sofrimento, cumpriu a tarefa.:mrgreen:

Direção mais pesada, firme. No entanto raspa no protetor de alumínio original. Talvez precise serrar uma parte.

Foto 01 - Kit dianteiro pronto para montar
    Foto 02 - barra maciça x barra original
    Foto 03 e 04 - sistema de direção com amortecedor OME
  • 12/07/2009, 02:25
    Loras
    Impressão final.

A viatura mudou 100%.

Rolamentos de munhão novos, pré carga adequada... e voilà.

Direção firme, precisa, sem shimmy. :palmas:

Um pouco mais dura que anteriormente. Sem ser desconfortável.

Preciso ainda trocar as buchas do braço A, o ball joint e alinhar.

De resto 100%. O único porém é a mola traseira.

Ainda tenho dúvidas como se comportará quando carregada e com a barraca de teto.

Veremos em breve...

A caminho novo conjunto de setas e piscas (os atuais já tem 16 anos...), flexíveis em Aeroquip Goodrige entre outros mimos. 8-)

Abraços,
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 19 de 30 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 91011121314151617181920212223242526272829 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:46.