Sandro, o link foi o que mandei. Não tinha visto esse Extreme. Muito bacana o montado na F4000.
Versão Imprimível
Almir, também achei interessante. Parece que o sistema de montagem é parecido com o Duaron, formando um monobloco de fibra de vidro. Achei esse anúncio no OLX: Compre e venda perto de você | Bomnegócio agora é OLX
Hilux CS 4x4 2010 + Camper Victoria modelo Tarumã = R$ 160.000,00.
Almir, já pensou na possibilidade de usar como base um Agrale Marruá AM-200 ou AM-300?
Parece ser muito mais robusto que a Hilux, e até mesmo em relação à F250 ou F4000. Parece que o modelo CS tem acento para 3 passageiros. Porém deve ser mais desconfortável. Creio que se assemelha com a condução da Bandeirantes, talvez um pouco mais confortável. Tem acabamento mais espartano. Particularmente, acho muito bonito o painel da Hilux, mas pelo que pesquisei o painel da Marruá também me agradou, mas é no estilo quadradão. Nós modelos a partir de 2012 tem até computador de bordo.
Em relação as outras que citei, acho que deve ser menos visada pelos malandros... Ou será que estou equivocado?!?!?
A lataria é mais espessa que a usada em outros veículos, e o motor e peças de reposição parecem ser de fácil aquisição.
O AM 300 exige CNH C (assim como a F4000), porém paga menor alíquota de IPVA. Aqui em Minas 1℅ da FIPE, e aí em SP 1,5℅.
O Marruá é muito interessante...150cv...só achei a velocidade máxima dele de 95km/h muito limitada para uma ultrapassagem por exemplo.
Bem melhor que o Duaron; só que também bem mais caro... considerando o valor da Hilux 2010, que é de aproximadamente R$ 60.000,00 o Camper está saindo por +/- R$ 100.000,00. Mas também a qualidade dos materiais utilizados é muito melhor que os utilizados no Duaron.
Nos EUA achei um excelente camper usado para pickup grande (F250 ou similar) por apenas US$ 4.000,00. Uma F250 Diesel 2005 tava na faixa de US$ 14.000,00. Total com documentação e emplacamento +/- US$ 20.000 = +/- R$ 70.000,00.
Única desvantagem... não dá para legalizar o veículo no Brasil, daria para rodar por aqui no máximo 6 meses; mas seria o melhor custo/benefício para uma Road-Trip pelas Américas, ou mesmo para despachar para Europa.
Estou seriamente pensando esta alternativa.
Quanto ao Marrua também é uma plataforma interessante, ainda mais se fosse com motor MWM 2.8 que não tem eletrônica - teoricamente seria um veículo bastante confiável para expedições.
Almir, não sairia mais em conta o aluguel ?
Também penso em fazer uma trip de alguns meses lá fora, se a revenda fosse fácil, daria para recuperar parte do dinheiro e sairia bem barato. mas se não for, então pegar esses $20.000,00 e usar alugando deve ser melhor.
Só pesquisando mais afundo!
Se for por pouco tempo e várias pessoas dividindo o custo pode até ser mais vantajoso do que comprar. Aliás o mais barato nestes casos é alugar um carro e ficar hospedado em hotel.
Se você quiser simular acesse:
Class C Motor Homes, RV Rentals and Sales - Cruise America
Já para ficar anos viajando e passando por vários países, que seria meu objetivo, só com veículo próprio mesmo.
Agora, a opção mais barata seria converter um carro em camper, assim como minha Tracker ou sua Hilux. Porém seria muito desconfortável e limitado "morar" no carro.
O melhor custo-benefício para compra de um RV nos EUA, para mim seria uma pickup com camper. Um motorhome seria mais espaçoso, porem tem um consumo de combustível muito alto, além do tamanho que também limita locais onde pode-se estacionar.
Pra mim, já estou satisfeito com o Setup usado pelo Romulo e a Mirela, do projeto Travel and Share, que já estão na metade de uma volta ao mundo.
Camper pra mim só no estilo pop up.
https://www.youtube.com/watch?v=FnzPlfiIkoQ
Bah Sandro acompanho esse casal desde que saíram aqui do RS... Muito show a viagem deles e o crescimento profissional nos vídeos que fazem é sensacional.
Esse Camper deles da Four Wheel Campers e bem legal, mas faz falta um banheiro interno para quem acampa até no meio de uma cidade, mas é uma ótima opção. A duaron importa eles, mas chega aqui por uma fortuna!!!!
Abraço.
Dei uma ligada na alfândega da Receita Federal da fronteira com o Chuí e me informaram que a entrada de veículo estrangeiro no território brasileiro, dirigido por um residente no Brasil, não é permitido, nem para turismo. Porém se for um brasileiro com residência e domicílio fiscal em outro país é permitida a entrada com veículo estrangeiro pelo período de 3 meses, prorrogável por mais 3 meses, ou seja, total de 6 meses. Neste caso é feita uma importação temporária.
Ou seja, não é permitido entrar com veículo estrangeiro por um residente no Brasil. Importação de veículos usados também não é possível (exceto para veículos para coleção com mais 30 anos - ainda assim é bem burocrático este processo de importação além de incidir várias taxas e impostos).
Portanto só compensa investir na compra de um motorhome ou veículo nos Estados Unidos (ou outro país) se for para ficar viajando somente fora do Brasil.
Fala Almir, veja o que achei no ML:
Chevrolet Silverado C3500 With Fleetwood Camper - Ano 1997 - 299000 km - em Mercado Livre
Esse camper + Silverado tem mais detalhes aqui: UZ2 - OUR 2nd HOME ON WHEELS - LOLEPLANET
O camper é um Fleetwood Elkhorn 9T, igual a este: 2003 Fleetwood Elkhorn 9T, Bozeman MT - - RVtrader.com
Será que dá pra comprar somente o camper que entrou no Brasil por via terrestre? Tem como legalizar? Será que é muito oneroso?
Pode ser uma boa oportunidade... O camper parece ser completo.
É uma ótima configuração. É o que estou querendo comprar nos EUA. Lá uma configuração como esta irá gastar +/- US$ 10.000,00 (+/- R$ 35.000,00).
Se fosse possível legalizar aqui até que seria um valor compatível, pois com este valor mal dá para comprar um Camper Duaron. Mas não dá para legalizar. Nem para rodar no Brasil não pode, a não ser que o condutor não tenha residência fiscal no Brasil (segundo o que pesquisei junto a Receita Federal da aduana).
Outro problema é que esta pickup é gasolina e "beberrona". Não deve fazer mais que 4 Km/l com um camper desse nas costas. Para rodar nos EUA, onde o combustível custa menos da metade que custa aqui, até compensa. Imagine então na Argentina, Chile e outros países onde a gasolina custa até mais que no Brasil.
Até daria para transferir apenas o camper para uma pickup nacional, só que corre grande risco de ser apreendido e ainda ser enquadrado em crime de evasão fiscal. Conheço uma pessoa que está rodando com um camper argentino em uma pickup nacional, sem documentação, mas tá correndo o risco.
Recomendo pesquisar melhor junto a receita federal e polícia rodoviária, mas pelo que pesquisei por minha conta não é possível legalizar.
Quem quiser pesquisar motorhomes nos EUA: RVTrader.com: RV Sales - Class A, B, C Motorhomes, Travel Trailers, & Pop Up Camper RVs For Sale