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Pickup 4x4 com Camper Fixo para Expedições.

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  • 27/08/2016, 19:55
    Almir Almeida
    3 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por lucaspissinini Ver Post
    Eu particularmente, acho sensacional essa camionete! Tivemos uma dupla na família e foi só alegria, acho que seria uma opção muito boa, motor mais forte que a hilux, mais leve, econômica, e manutenção acessível em muitos lugares, único ponto negativo dela é a tração por acionamento elétrico, falha nas horas que você mais precisa, mas já tem adaptação pra alavanca!

    É verdade; vou pesquisar mais quanto a capacidade de carga e ficar de olho caso apareça alguma em ótimo estado.

    Um detalhe que tenho de tomar muito cuidado no projeto é quanto ao limite de carga e distribuição de peso. Principalmente deve-se evitar o "efeito alavanca" sobre o chassis o que pode causar trincas e até mesmo a quebra do chassis.

    Neste exemplo abaixo nota-se que o camper sobre a pickup Hilux nem é tão grande.

    Anexo 535078

    Tambem já ví uma Triton levando um Camper Duaron com o chassis partido ao meio...

    Anexo 535079 Anexo 535080

    Nas pickups cabine simples a distribuição de peso parece ser melhor.
  • 27/08/2016, 21:06
    jeisonk
    Citação:

    Postado originalmente por Almir Almeida Ver Post

    Em pesquisa na internet, ví que também há Ranger com motor MWM 2.8 mecânico; o mesmo do Troller 2.8; isso procede?

    Não, não é o mesmo motor, são projetos totalmente distintos, Ranger é um 2.8 PowerStroke, linha International/Maxion, não é Sprint como Troller, S10, Frontier antiga, etc.

    A não ser que tenha sido adaptado, mas Ranger nunca saiu com 2.8 MWM Sprint de fábrica.

    But, o 2.8 PowerStroke é um baita motor, iria sem medo nele, é um 2.5 Maxion (antigas S10, Defender, Sprinter, etc) muuuuuuito melhorado.

    Qualquer coisa dá um grito.

    Abraços
  • 27/08/2016, 21:56
    Almir Almeida
    Citação:

    Postado originalmente por jeisonk Ver Post
    Não, não é o mesmo motor, são projetos totalmente distintos, Ranger é um 2.8 PowerStroke, linha International/Maxion, não é Sprint como Troller, S10, Frontier antiga, etc.

    A não ser que tenha sido adaptado, mas Ranger nunca saiu com 2.8 MWM Sprint de fábrica.

    But, o 2.8 PowerStroke é um baita motor, iria sem medo nele, é um 2.5 Maxion (antigas S10, Defender, Sprinter, etc) muuuuuuito melhorado.

    Qualquer coisa dá um grito.

    Abraços

    Achei estranho mesmo! talvez eu tenha confundido com a S10, que realmente saiu com o MWM 2.8.

    Esse PowerStroke 2.8 usa corrente de comando ou correia dentada? Tive uma Defender 110 com o Maxion 2.5 e era correia dentada.

    Agora, esse PowerStroke 3.0 parece igual o MWM 3.0 do Troller. Neste caso é o mesmo motor?

    Obrigado, abraço!
  • 29/08/2016, 11:33
    jeisonk
    Citação:

    Postado originalmente por Almir Almeida Ver Post

    Agora, esse PowerStroke 3.0 parece igual o MWM 3.0 do Troller. Neste caso é o mesmo motor?

    Não tem PowerStroke 3.0, é um NGD 3.0 e sim, é o mesmo do Troller.
    :concordo:

    Abraços
  • 29/08/2016, 17:24
    Almir Almeida
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por jeisonk Ver Post
    Não tem PowerStroke 3.0, é um NGD 3.0 e sim, é o mesmo do Troller.
    :concordo:

    Abraços

    É que na etiqueta sobre o motor da Ranger 2012 está escrito "Power Stroke 3.0 Electronic" e não "NGD 3.0" como em outras Rangers 3.0. Por isso achei estranho, mas visualmente parece ser mesmo o NGD 3.0.

    Anexo 535130

    Anexo 535131
  • 29/08/2016, 17:25
    quintaes
    Almir, minha hilux é uma 2012 com motor de 171 cv e no manual do proprietário não consta nada dizendo sobre usar somente diesel S10. Liguei para a Toyota do Brasil e me informaram que poderia usar o S500, porem eles recomenda o uso do S10 por motivo de ser um diesel que dá menos resíduos (carbonização). Passei na concessionaria e conversei com o chefe de oficina que é meu amigo e ele repetiu as mesmas palavras da Toyota do Brasil.
    Eu nunca usei o S500 na minha viatura, mas se for preciso usarei.

    Abraços,

    Marcos Quintaes.
  • 29/08/2016, 17:35
    Almir Almeida
    Citação:

    Postado originalmente por quintaes Ver Post
    Almir, minha hilux é uma 2012 com motor de 171 cv e no manual do proprietário não consta nada dizendo sobre usar somente diesel S10. Liguei para a Toyota do Brasil e me informaram que poderia usar o S500, porem eles recomenda o uso do S10 por motivo de ser um diesel que dá menos resíduos (carbonização). Passei na concessionaria e conversei com o chefe de oficina que é meu amigo e ele repetiu as mesmas palavras da Toyota do Brasil.
    Eu nunca usei o S500 na minha viatura, mas se for preciso usarei.

    Abraços,

    Marcos Quintaes.

    Bom saber Marcos! A única coisa que me deixou com "um pé atras" no caso da Hilux de 90CV ou 102CV é o fato de ser um motor fraco e como trabalhará próximo da carga máxima este detalhe faz uma grande diferença. E a questão ser flexível quanto ao tipo de diesel também é muito importante.

    Então a Hilux CS ideal será mesmo a 2012. Agora a "missão impossível" será achar uma.

    Até achei uma 3.0 bem perto, com apenas 73.000 Km, porem é 13/14... esta acredito que seja restrita ao diesel S10.

    Obrigado pelas informações! Abraços
  • 29/08/2016, 18:29
    jeisonk
    Citação:

    Postado originalmente por Almir Almeida Ver Post
    É que na etiqueta sobre o motor da Ranger 2012 está escrito "Power Stroke 3.0 Electronic" e não "NGD 3.0" como em outras Rangers 3.0. Por isso achei estranho, mas visualmente parece ser mesmo o NGD 3.0.

    Eles só usaram o nome comercial "PowerStroke" pra desvincular dos primeiros NGD 3.0 que vieram com aqueles probleminhas de retentor (na bomba d'água se não me falha a memória).
  • 29/08/2016, 18:30
    jeisonk
    Citação:

    Postado originalmente por Almir Almeida Ver Post
    Bom saber Marcos! A única coisa que me deixou com "um pé atras" no caso da Hilux de 90CV ou 102CV é o fato de ser um motor fraco e como trabalhará próximo da carga máxima este detalhe faz uma grande diferença. E a questão ser flexível quanto ao tipo de diesel também é muito importante.

    Então a Hilux CS ideal será mesmo a 2012. Agora a "missão impossível" será achar uma.

    Até achei uma 3.0 bem perto, com apenas 73.000 Km, porem é 13/14... esta acredito que seja restrita ao diesel S10.

    Obrigado pelas informações! Abraços

    Pós 2012 todas exigem uso de diesel S10, a não ser que mexa no motor, aqui mesmo no fórum tem info sobre.
    Diesel comum é até 2011 :concordo:

    Abraços
  • 01/09/2016, 20:49
    Almir Almeida
    2 Anexo(s)
    Segue um rascunho que fiz da planta baixa. Como o espaço é muito limitado - 2,20M de comprimento + 0,80M sobre a cabine e 2M de largura - tentei otimizar o máximo possível mantendo um conforto mínimo. Não aparece na planta baixa, mas também haverão armários nos cantos do teto, sobre a cozinha e sobre os sofás. Abaixo dos assentos dos sofás também haverão baús. A cama é extensível podendo ser utilizada na versão solteiro (80cm x 195cm) ou casal (130cm x 195cm). Além disso a dinete também se transforma em uma cama de solteiro de 70cm x 195cm. A geladeira fica sob o fogão/pia.

    Por enquanto é apenas um rascunho que fiz utilizando o LibreOffice Draw, até que eu arranje um software de CAD mais adequado.

    Versão com porta lateral:

    Anexo 535417

    Versão com porta traseira:

    Anexo 535418
  • 02/09/2016, 11:59
    lucaspissinini
    Citação:

    Postado originalmente por Almir Almeida Ver Post
    Segue um rascunho que fiz da planta baixa. Como o espaço é muito limitado - 2,20M de comprimento + 0,80M sobre a cabine e 2M de largura - tentei otimizar o máximo possível mantendo um conforto mínimo. Não aparece na planta baixa, mas também haverão armários nos cantos do teto, sobre a cozinha e sobre os sofás. Abaixo dos assentos dos sofás também haverão baús. A cama é extensível podendo ser utilizada na versão solteiro (80cm x 195cm) ou casal (130cm x 195cm). Além disso a dinete também se transforma em uma cama de solteiro de 70cm x 195cm. A geladeira fica sob o fogão/pia.

    Por enquanto é apenas um rascunho que fiz utilizando o LibreOffice Draw, até que eu arranje um software de CAD mais adequado.

    Versão com porta lateral:

    Anexo 535417

    Versão com porta traseira:

    Anexo 535418

    Fala Almir, tudo certo!

    Vou dar um pitaco, quando montar tenta colocar os esquipamentos e baús que forem ficar com mais peso pra frente assim melhora a distribuição de peso entre o chassis e ajuda a prevenir uma quebra igual as das fotos que você postou, não sei se você já tinha pensado nisso ou não mas fica aqui my 2 cents!
  • 02/09/2016, 13:19
    Almir Almeida
    Citação:

    Postado originalmente por lucaspissinini Ver Post
    Fala Almir, tudo certo!

    Vou dar um pitaco, quando montar tenta colocar os esquipamentos e baús que forem ficar com mais peso pra frente assim melhora a distribuição de peso entre o chassis e ajuda a prevenir uma quebra igual as das fotos que você postou, não sei se você já tinha pensado nisso ou não mas fica aqui my 2 cents!

    Olá Lucas! Sim este cuidado realmente tem de ser tomado conforme postei algumas mensagens atrás (veja as fotos das pickups com o chassis rachado).

    Os tanques de água por exemplo, que concentram bastante peso, deverão ficar mais centralizados, abaixo do camper, presos ao chassis.

    Até pensei em utilizar alguns gaveteiros e armários em plástico reduzindo assim o uso madeira ou MDF, que pesam muito mais.

    Mas acredito que a estrutura toda montada deva ficar mais leve que um Camper Duaron.

    As pickups cabine dupla sofrem bem mais com a distribuição de peso, que fica muito atrás. Não é recomendável, por exemplo, colocar um camper (como o Duaron) em uma Mitsubishi Triton cuja carroceria é ainda menor que as demais pickups cabine dupla. Mesmo aquela versão com caçamba extendida é ainda pior, pois o chassis parece ser o mesmo da versão com a caçamba curta.

    Valeu!
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