Bonito esse Unimog, mas esse volante de Triton não combina muito com o painel.
Versão Imprimível
Giovani
Tens razão em relação ao Unimog, os mais antigos não passavam de 40 ou 50 km/h, afinal foram concebidos para serem veículos de uso agrícola, o que eu me refiro é em relação a viagens de motor- home, um primo viaja no dele por volta dos 70/ 80 km/h, acho bem razoável :concordo:
Abs
É bem comum achar a venda alguns MB 1113 4x4 (do exército e de uso rodoviário) e até alguns MB 6x6 do exército, precisando de alguma reforma... Acho que para rodar o mundo, fazer do veículo sua casa, tem que ser um caminhão, ainda mais se você for levar mais pessoas... Quando a viagem é só um casal, acho tranquilo fazer de Land 110, SW4, Land Cruiser, Bandeirante etc...
O custo desses caminhões MB é bem barato, por 30-35 mil você compra um traçado, vai precisar sim de pneus, trato na mecânica e fora construir o habitáculo onde vai dormir, cozinhar, tomar banho etc... Ainda assim acho melhor do que comprar um Atego e mexer, acho que sai mais barato.
Na América do Sul é bem fácil a manutenção desses MB, na Alemanha sei que é também, tem que ver no resto do mundo, já que o projeto é global.
Ahh... E tendo um MB 1113 4x4, é viável ou impossível pegar um baú de caminhão mesmo e fazer o devido isolamento e tal para construir a casa dentro dele? (abrindo janelas e fazendo as instalações elétricas). Será que esses baús são fáceis de mexer ou não? ... E tentar emendar um pedaço de ônibus? Tentar achar por aí um pedaço desses ônibus Mercedes mesmo dos anos 70/80... Só ideias e dúvidas. :-? :screwy: :lol:
Uma coisa que me ocorreu também é em relação à roda dupla traseira que a maioria destes caminhões tem. Pelo menos suas versões originais. Até o Atego 1726 nacional 4x4 possui roda traseira dupla. Andei lendo e me parece que para quando o assunto é off-road, terrenos acidentados, a roda traseira sendo simples ao invés de dupla, a melhor opção. Acredito que seja por dois motivos.
O primeiro é pela maior altura do solo (não sei porque, mas todos os caminhões com rodas dobradas atrás, elas são menores que as rodas dianteiras). O segundo motivo é pelo traçado que o pneu dianteiro faz, já "facilitando" a passagem do pneu traseiro (no caso de ser simples). Se for um dobrado, ele também precisará enfrentar obstáculos.
Se derem uma googada, vão reparar que os caminhões overland 4x4 mais fora de estrada possuem realmente apenas os pneus grandões, mas simples, não os duplos, no eixo traseiro.
Aí que vem minha pergunta: se este for um requerimento, pelo que entendo, não temos NENHUMA opção de fábrica no Brasil. É isso mesmo?
No caso de um caminhão antigo, já vi que alguns colocam estes eixos simples também. Até em Mercedes 1113, como disse nosso amigo Rafael Ottaiano aí em cima. Segue o link: https://c2.staticflickr.com/8/7151/6...ee335095_z.jpg
Estes eixos traseiros para rodas simples para caminhões são fáceis de achar?
Será que pneus duplos para 4x4 atrás é realmente pior? Custo a acreditar que a Marcedes iria fazer um Atego 4x4 em uma configuração pior. Na Europa, acho que isso é um tanto opcional. Não achei nada procurando sobre Mercedes, mas no caso da Iveco, eles são bem claros no texto:
"Eurocargo 4x4 is fitted with a double-reduction rear axle and is available in versions with single or twin wheels."
http://www.iveco.com/uk/products/pages/eurocargo-4x4-euro-vi-chassis%20frame-transmission-and-suspension.aspx
Bom, acho que para o mundo do overland é quase unanimidade pneus medidas originais, finos. São mais baratos, tem menos contato com o solo, ou seja, menos chance de furar... Acredito ser bem pouco comum rodados duplos por esse motivo, quanto ao desempenho no off road, não sei dizer se faz tanta diferença assim ou não!
Acredito que não seja necessário trocar o eixo. Basta montar uma única roda no lugar de duas. Nas grandes cidades é comum ver pequenos caminhões com essa adaptação para se enquadrarem na categoria VUC (veículo urbano de carga) e escapar das restrições de circulação.
Exatamente isso. Acredito que a rodagem dupla em caminhões "4x4" , deve-se a capacidade de carga do mesmo. Como construir um MH o peso fica bem menor que a capacidade de carga é só montar um roda especifica na traseira retirando a rodagem dupla. Não sei se precisa mexer em documentação.
Show de bola. Uma zica a menos rsrs.
Uma outra coisa que estava vendo é em relação aos novos motores Euro V (Proconve 7), que foram criados para menores emissões de poluentes, etc. Tudo parece ser controlado pela central eletrônica para ver se o combustível possui menos enxofre, etc. Estamos falando dos novos combustíveis S50 e S10.
Entendo que isso pode ser um problema em alguns países onde estes combustíveis ainda não chegaram. No entanto, por outro lado, daqui a pouco os combustíveis antigos com altas concentrações de enxofre simplesmente vão sumir do mercado, fazendo com que os motores antigos também tenham alguns problemas (corrosão, formação de borras nos filtros, água, etc). É uma tendência global sem volta.
Até aí, a idéia de poluir menos me atrai. Mas pelo que percebo, os novos caminhões com estes motores não podem ficar muito tempo parados! No manual da Iveco, inclusive, tem um parágrafo lá dizendo que se ficar parado por 30 dias, várias peças precisam ser trocadas (filtros, bomba, etc). Recomendam deixar o tanque cheio quando for ficar parado (justamente para não haver condensação de água, formação de bactérias, etc).
No meu caso, que estou tentando conceber um MHO para MORAR, tudo isso parece ser um inconveniente absurdo.
Há alguma informação que está faltando aqui? Estou perdendo algo?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...aeroporto.html
esse esta a venda e 4x4 baixa kilometragem e tem rodado simples traseiro.