Powered by vBulletin

Motorhomes 4x4 para expedições globais.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 28 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617181920 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 16/12/2014, 12:42
    ufranceschi
    Realmente, esse Volare é muito de se pensar. Me parece um "carrão".
    Agora, é impressão minha ou o ÚNICO 4x4 semipesado (ate 17t) novo e seminovo é o Atego 1725 / 1726 aqui no Brasil?

E exatamente por isso que ele custa 270 dinheiros? Fora que ele desvaloriza 10.000 por ano!

A Iveco precisa urgentemente colocar o Eurocargo 4x4 aqui.

No caso do Camarada, que é 4x2, imagino que transformá-lo em 4x4 deva ser uma fortuna, se é que e possível. Estou errado? Qual empresa aqui no Brasil faria isso?
  • 16/12/2014, 13:03
    Walter da Camper
    Tecnicamente, a transformação de qualquer caminhão em 4x4 (ou 6x6) é possível e relativamente fácil, pois basta acrescentar uma caixa de transferência na saída do câmbio, um eixo dianteiro com diferencial e fazer um cardam ligando-os.
    O problema é que não se acha facilmente o eixo novo para comprar. Talvez a MBB forneça o do Atego 1725, mas o preço deve ser astronômico.
    A saída acaba sendo a utilização de eixos velhos, tirados de caminhões militares da década de 70 desmanchados. Aí o problema e a disponibilidade de peças de reposição e a compatibilidade de sua relação (coroa x pinhão) com o eixo traseiro existente no caminhão.
    Tem um jovem aqui no forum que fez essa adaptação em 3 basculantes para trabalho em areia.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...cargo-6x6.html
  • 16/12/2014, 13:10
    RodrigoSoracco
    Não sabia que era o Cummins 3.8 dos Ford. Melhor ainda!
    Citação:

Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    O motor é o excelente Cummins ISF 3.8 :curtir:, o mesmo que vinha nas F-250, 350 e F-4000 e que hoje foi substituído pelo ISF 2.8.:screwy:

• 16/12/2014, 13:35
    ufranceschi
    Citação:

Tecnicamente, a transformação de qualquer caminhão em 4x4 (ou 6x6) é possível e relativamente fácil, pois basta acrescentar uma caixa de transferência na saída do câmbio, um eixo dianteiro com diferencial e fazer um cardam ligando-os.
    O problema é que não se acha facilmente o eixo novo para comprar. Talvez a MBB forneça o do Atego 1725, mas o preço deve ser astronômico.
    A saída acaba sendo a utilização de eixos velhos, tirados de caminhões militares da década de 70 desmanchados. Aí o problema e a disponibilidade de peças de reposição e a compatibilidade de sua relação (coroa x pinhão) com o eixo traseiro existente no caminhão.
    Tem um jovem aqui no forum que fez essa adaptação em 3 basculantes para trabalho em areia.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...cargo-6x6.html

O Enio, do Camarada, disse que vai transformar o MHO em 4x4 nos EUA instalando uma tração hidráulica. Através de dois cubos hidráulicos. Alguém manja disso e sabe quais são as vantagens/desvantagens desta abordagem?
  • 16/12/2014, 14:25
    Rubens Linhalis
    Citação:

Postado originalmente por ufranceschi Ver Post
    O Enio, do Camarada, disse que vai transformar o MHO em 4x4 nos EUA instalando uma tração hidráulica. Através de dois cubos hidráulicos. Alguém manja disso e sabe quais são as vantagens/desvantagens desta abordagem?

Eu tinha pensado nisso. "Esse cara vai viajar pra fora e fazer isso lá, que é MUITO mais barato".

Sobre cubos hidráulicos, nunca ouvi falar..

mas ó:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ou...os-tracao.html
  • 16/12/2014, 17:47
    Meccano
    É um sistema com uma bomba forte que gera alta pressão circulando óleo e virando eixos, seja de barco onde é comum o uso desse tipo de transmissão. ...e pede pouca manutenção e não muito caro [lá né...]
    Abss!
  • 16/12/2014, 19:08
    Walter da Camper
    Nunca tinha visto um sistema de tração hidráulica na prática.
    Mas a idéia é bastante coerente e certamente funciona.
    Vai depender da disponibilidade de componentes para adaptação, principalmente o eixo.
  • 16/12/2014, 19:49
    Amostardeiro
    Todos

O acionamento hidráulico é a segunda maneira mais simples para mover algo, claro que tem seu custo, ma com uma bomba e um "pequeno" motor hidráulico se consegue milagres.

Abs
  • 17/12/2014, 11:52
    Walter da Camper
    Nas minhas divagações eu cheguei até a pensar em motores elétricos acoplado às rodas dianteiras. Em sites gringos tem uns motores específicos para baixa velocidade e alto torque, que não me lembro o nome. Quando não energizado, o motor elétrico não atrapalha o rolamento normal da roda em altas velocidades. Já um hidráulico projetado para fazer força a 10Km/h não sei se pode ser arrastado a 120 sem impor resistência ao rolamento do veículo. Aí teria que usar rodas-livres manuais.

Citação:

Postado originalmente por Amostardeiro Ver Post
    Todos

O acionamento hidráulico é a segunda maneira mais simples para mover algo, claro que tem seu custo, ma com uma bomba e um "pequeno" motor hidráulico se consegue milagres.

Abs

• 17/12/2014, 17:10
    ufranceschi
    Notícia de 2008...Mas acho que é disso que estamos falando aqui...

Acho que o negócio é MUITO mais inteligente do que agente imagina...

SISTEMA INOVADOR DE TRAÇÃO PARA CAMINHÕES CHEGA AO BRASIL - Intelog - Inteligência em Gestão Logística - NEWS LOG - TECNOLOGIA
  • 17/12/2014, 17:10
    Amostardeiro
    A venda na Alemanha por módicos 19.000 Euros !!!

https://www.facebook.com/17097710639...949157/?type=1

Mercedes-Benz 914 4x4 als Andere in Prague

Abs
  • 17/12/2014, 17:11
    Amostardeiro
    Citação:

Nas minhas divagações eu cheguei até a pensar em motores elétricos acoplado às rodas dianteiras. Em sites gringos tem uns motores específicos para baixa velocidade e alto torque, que não me lembro o nome. Quando não energizado, o motor elétrico não atrapalha o rolamento normal da roda em altas velocidades. Já um hidráulico projetado para fazer força a 10Km/h não sei se pode ser arrastado a 120 sem impor resistência ao rolamento do veículo. Aí teria que usar rodas-livres manuais.

Talvez uma roda livre resolva o problema.

Abs
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 10 de 28 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314151617181920 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 17:24.