Fernando, vc estava utilizando que pressão na turbina? Já foi diagnosticado que a causa do problema é o chip?
Att,
Felipe
Versão Imprimível
Fernando , não sei te responder.
na vistoria do Detran daqui de GO, não é verificado o índice de fumaça na inspeção, eu até fiquei preocupado com isso, pois realmente sai muito mais fumaça se vc afundar o pé, principalmente com carro frio!
abçs
Senhores
Coveiro mode ON heheh
Qual a KM dos trolller chipados da galera, o meu é 2006 esta com 120.000 kms e estou querendo algo mais sussa na casa dos 220cv
O problema dos carros chipados eh que isto aumenta o debito de diesel (claro) o qual faz que a mistura seja mais rica, ao ponto de nao queimar tudo (fumaca preta) ... mistura rica=mais calor .... isto aumenta suas EGT (exhaust gas temperature) que eh o parametro mais critico num motor a diesel fucado!
Egt alta = turbina pro saco rapido e vida do motor reduzida
As egt podem subir rapidamente, por isso tem que monitora-las com um Pirometro ... o qual eh fundamental pra qualquer carro a diesel com um aumento consideravel na potencia .. em conjunto com um manometro de pressao.
Numa subida forte a 80 por hra de 5ta e pe no talo o carro fumacando e nao consguindo aumentar a velocidade, eh um caso tipico de onde as EGT sobem rapidamente ... e voce nao tem como saber, pois o relogio da temperatura nao vai mostrar diferenca.
Manter egt altas (acima de 550/600 graus C aprox, pois depende do material da turbina, pistao, cabecote) por longos periodos ou muitas vezes, afeta o motor e principalmente a turbina.
Como baixar as EGT?
-Diminuir debito de diesel
-Melhorar a entrada de ar
-Escapamento mais livre
-Uso de intercooler maior
Filtro de ar entupido, muita demora entre trocas de oleo ... tudo isto afeta a vida da sua turbina ...
O metodo mais barato simples e eficiente eh dosar o pe, evitar tuchar o pe por longos periodos quando o motor nao ta conseguindo ir de boa e sim reduzir uma marcha ...
Aqui tem bastante informacao sobre o assunto pra quem nao conhece:
Banks Power | Why EGT is Important
E aqui um resumo pra quem nao esta afim de ler tudo:
As we pointed out earlier, high EGTs are the result of too much fuel for the available air. If you see EGTs climbing over 1300º F, the fastest way to reduce the amount of fuel going to the engine is to back off the accelerator pedal. Another possible solution is to downshift if your speed permits it. For example, while the engine might be capable of producing enough power to pull the load in fifth gear at high EGTs, running in fourth gear at lower EGTs is definitely easier on the engine as long as the engine's RPM red line is not exceeded.
Abs.
Apenas contribuindo com o que já foi citado,
O mais importante em um motor Ciclo Diesel preparado, seja ele mecânico ou eletrônico, é a forma de condução do "operador" (leia-se motorista/piloto).
Se você "trancar o pé" em baixa rotação, fará a EGT ir pras alturas! E se leu o post anterior, já sabe o que vai ocorrer...
Já se dosar o pé, acelerando gradativamente acompanhando o ganho de rotações do motor, e chegando em Full Trottle apenas com pressão de ar elevada no coletor e RPM´s mais altas, dificilmente terá uma redução da vida útil do motor.
Além disto, com estes cuidados você conserva caixa, CT, pontas de eixo, diferenciais, RL´s e etc...
Abraços!
Valeu galera ....... mais um aprendizado:safari-rig:
Pessoal, o meu 2011, 43mil km, chipei na Repecol a um mês mais ou menos, segundo o responsável lá, o Sagui, o chip seria uma programação nova de 270cv (será?), bom sendo possível ou não esta potência fato é que ficou absurdamente mais potente que o original, a luz da injeção ficou acessa nas primeiras horas..depois apagou e não acendeu mais.
Meu uso é eventual cidade e trilhas, até agora só alegria...
Ola pessoal,
tive um Troller 2009 ate 2010 e o mesmo era reprogramado pelo Mauricio (Reiko). Hoje meu carro e uma pick-up devido a necessidade no trabalho mas gosto de ler sobre Troller porque ainda penso em voltar para o segmento quando houver oportunidade.
Nao tinha conhecimento sobre esse sobreaquecimento, eu nao deixava fumaçar apenas porque nao achava certo!!!
Entendi o motivo e as causas e agora pergunto:
Quais seriam os danos em elevar as rotações (nao no extremo) em situações de, por exemplo uma longa subida de uns 5km de quarta marcha a uns 100 / 120 km/h... Situaçao tipica com um reboque de aproximadamente 1200kg.
Obrigado por enquanto!!!
Boa tarde rapaziada gente boa. Gostaria de chipar o meu T4 3.0 com no máximo 200 CV, apenas para compensar o uso dos pneus 32 Mud. Não queria nada mais forte, para não ter o perigo de matar o "véio" (vai que eu me anime e.....). Alguém sabe se a Reiko faz esta reprogramação? ( 200 CV aproximadamente). Abs e obrigado. Válter.
Idoso, A REIKO não tem reprogramação de 200 cv , a menor, que menos fumaça e tem uma pegada muito boa, fica em torno de uns 240 a 250 CV. O carro fica muito bom não se preocupe esta reprogramação acredito ser umas das melhores do mercado.
Pode ser sem medo de ser feliz e depois dizer o que todos dizem " Porque não fiz antes"
abraço,
Valeu Luiz, obrigado. Acho que vou com esta mesmo de 240 cv. Será que com 240 vai ter algum problema ou diminuir a vida útil do motor? Quero fazer com a Reiko, pois acredito ser a mais conceituada no mercado em se falando de Troller. Abs e uma ótima semana. Válter.