Powered by vBulletin

Expedição entre Iguape, Juréia e dunas de Ilha Comprida

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 42 de 65 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 323334353637383940414243444546474849505152 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 03/05/2012, 19:38
    Ezahn
    Citação:

Postado originalmente por titanium Ver Post
    Pois é, caro Ezahn...

Também fiquei muito interessado no passeio... só estou sem data disponível por enquanto.
    Mas assim que definir uma data (dia e $$$) aviso por aqui! quem sabe rola!?

Só tem uma coisa... esse passeio tem que ir para dormir, não é!?

Abração,

É Titanium, vamos combinar esta trip. Ir ai de Sampa é meio perto. Chega no início em 2 horas. Saindo cedo de SP deve sair em Iguape tipo 4 da tarde. Para ir para Ilha é melhor dormir lá e curtir para voltar no dia seguinte. Coisa para um fim de semana.
    Quando rolar da um toque. Vamos combinar.
    Abraços
  • 03/05/2012, 23:02
    titanium
    Ezahn, Já estou negociando as datas com a Chefe da pensão!
    Assim que conseguirmos organizar, aviso!

Já fomos 2 vezes pra Barra do Una e ela adorou! Acredito que vá gostar muito deste também!

Abraços,
  • 04/05/2012, 13:10
    Ricardo Passoni
    Estamos indo amanha quem estiver afim topico do pe preto
    abraços
  • 04/07/2012, 02:04
    Cadü Smith
    Citação:

Postado originalmente por titanium Ver Post
    Ezahn, Já estou negociando as datas com a Chefe da pensão!
    Assim que conseguirmos organizar, aviso!

Já fomos 2 vezes pra Barra do Una e ela adorou! Acredito que vá gostar muito deste também!

Abraços,

Um lugar muito bonito que gostei e a patroa também foi a Praia da Juréia Sul.

Um breve resumo: { lembrando que era feriado, de chuva e frio, sendo que o turismo é o forte da região }

Não existe caixa eletrônico, nem posto de saúde, nem posto de gasolina, pouquíssima estrutura,
    ÁGUA tem, ENERGIA tem.
    Eu vi uns 2 mercadinhos, 1 casa transformada em posto dos Correios, muitas casas de veraneio, muitas pousadas e campings com WiFi, vi ao menos 2 bons restaurantes com WiFi também, bom atendimento e telefones públicos até nas mais remotas áreas, sinal de celular só da Vivo e com muito custo.
    Igreja eu vi 2 apenas, uma no centrinho, na rua principal. A outra é afastada uns 7 km do centro e está abandonada, fica ao lado de um cemitério. Cena de filme de mistério!!!
    Hospede-se no centrinho e faça seus passeios com Sol, a região é um espetáculo !!! Paraíso, com dunas traiçoeiras, praias de areias mais traiçoeiras ainda. Evite a praia de rio, principalmente se estiver sozinho ( meu caso ), é atoleiro puro e perigoso por causa da maré ! Utilize sempre 4x4 e Reduzida em qualquer praia de tráfego permitido, se possível.

__________________________________________________ __________________________________________________ ________

Eu tive azar e no último feriado (07/06/12) foi chuva e frio 24h . O Pontão da Barra estava debaixo d'água, só algumas ruas se salvaram na região central e perto da balsa. Em algumas ruas a água cobria o pneu completamente, fui brincar de lava-rápido e me custou uma troca de óleo com filtro e a inutilização do filtro de ar . ( POR SINAL só existe 1 mecânico do lado de lá, o Índio e seu filho, que para nossa alegria nos atenderam no meio do feriado )

MUITO CUIDADO se vc for visitar a região do Costão da Juréia, é um paraíso, e como todo bom paraíso é perigoso de ser alcançado. Depois do susto nas ruas alagadas, decidimos persistir no feriado molhado e congelante. Um bendito morador local nos informou que a maré estava acabando de baixar agora, isso já era quase 13:00. Tomamos rumo ao Costão(NE) seguindo pela praia, desviando dos infinitos troncos e destroços vegetais . Alguns pontos da faixa da praia ficam mais estreitos e fofos e vc chega acreditando serem firmes como asfalto. Use sempre 4x4 na areia de qualquer praia, e reduzida se possível.

O fato é que a maré não estava acabando de baixar, e sim começando a subir !!!! Nos pegou em cheio, e faltando menos de 2.000 metros pra chegar no costão, na margem do 1º grande rio do caminho, notamos que aquelas espumas marrons das ondas haviam coberto parcialmente as marcas dos nossos pneus ao longe. Entramos correndo no carro e partimos de volta em velocidade, desviando dos maiores obstáculos. A água salgada já cobria quase toda faixa de areia, mal havendo espaço pra passar um carro. De um lado a água salgada e traiçoeira, do outro a vegetação arbustiva mas impenetrável. Nessa acertei um tronco a quase 50Km/h, o que fez o carro se erguer do lado direito, mas continuou sem dano aparente.

Fomos até onde deu, mas a maré encobriu toda a faixa de areia, chegando a tocar a vegetação por longos trechos. O jeito foi procurar algum caminho alternativo por dentro. Encontramos uma saída da praia, que levava a um caminho paralelo. Acho que havia mais água nesse caminho que na praia ... Não havia trecho com mais de 50 metros acima d'água negra de mangue, grandes alagados tomaram conta de uma trilha que eu não conhecia, numa exploração de 1 só veículo, sem pontos de ancoragem pela mata arbustiva, com frio, chuva, e a noite chegando rápido, já era por volta de 15:30.

O clima divertido de exploração já havia passado, e agora começava a preocupação séria. Longos trechos de água cobrindo os pneus, e o Vitara sem snorkel. Só pensávamos em voltar logo pro chalé. Por desconhecimento da região erramos o caminho, e na volta pro caminho certo, dentre os infinitos trechos debaixo d'água, preta como café, caímos com alguma velocidade em uma vala gigantesca. O carro enterrou a roda da frente na borda da vala e com a pancada machuquei o braço no volante e quase apaguei. Caiu a roda da frente esquerda e saiu no embalo da pancada, a roda de trás esquerda também caiu e ficou dentro da vala, tão funda que a roda fiou mergulhada sem tocar em nada além de água. Mais uma vez o intrépido Vitara saiu da encrenca por seus próprios meios, depois de tanto açoite.

O resto da trilha até os limites "urbanos e trafegáveis" foi do mesmo jeito, água na roda, escuridão e mato.

O perigo dessa região é que é um grande mangue, inclusive o vilarejo, tudo foi aterrado e construído em cima de dunas e mangue. Inevitavelmente fica debaixo de água nas épocas de chuvas. Apesar de lindo o lugar também tem seus perigos. Paisagens incríveis e que valem uma expedição mais elaborada e cuidadosa. E que continue assim !

DICAS :

Como roteiro eu sugiro descer de SP pro Litoral pela Imigrantes, gasta-se quase nada de combustível, é seguro e rápido. Siga sentido Mongaguá e durma em algum motel de estrada ( escolhemos um em Peruíbe ).
    Logo cedo parta rumo Pedro de Toledo e faça a Trilha da Banana (leve, mas cuidado com os rios) até a Rod. Casimiro Teixeira SP-222.

Como chegar
    : na Estrada Pref. Casimiro Teixeira (SP-222) sentido Iguape, antes da ponte pra Ilha Comprida, na bifurcação pegue à esquerda, sentido bairro Icapara / Estrada da Barra.
    No final da estrada tem uma balsa, do outro lado do rio fica o bairro mais afastado de Iguape, a Barra.

Existe um camping rústico no Costão da Juréia, e é para os mais corajosos, já que chegar é uma odisseia, além de não possuir confortos como energia elétrica (banho gelado). É lindíssimo o lugar, mas merece um preparo criterioso, e uma logística impecável pra que se aproveite a viagem sem perder a cabeça, como no meu caso.

Saldos da viagem :
    De prejuízo foram a troca de óleo ( que eu já tinha feito antes de sair de SP, 2 dias antes, e tive que fazer de novo) + filtro de ar, + filtro de óleo. Isso pela inundação.
    Pela VALA MALDITA foram 1 par de amortecedores front, 1par de batentes de amort., a bucha do braço pitman, e uma roda de liga duralumínio levemente amassada, tem conserto. Fora combustível, pedágio, etc etc.
    Valeu a pena ? Sim, o lado positivo foi a experiência. Agora respeito mais aquele lugar que não é brincadeira. Pretendo ir pra lá de novo assim que "po$$ível".
  • 04/07/2012, 07:24
    titanium
    Peraíííííí!!
    :stop:

Antes de qualquer comentário, um merecido elogio: :palmas:
    Parabéns pelo relato e pela Aventura!!

Erro número 1: fazer trilha sozinho pode ser perigoso!
    Erro número 2: não ter chamado a turma aqui, para curtir essa aventura juntos!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    :torcendo:

Muito bom seu relato, Smith.
    Um texto muito elucidativo! Com este texto rico, dá até para imaginar as cenas!
    Gostei.

Estou querendo ir lá na última semana se Julho.
    Como será que está o tempo (clima, quantidade de turistas, etc) por lá nessa época??

Qual a média de preços da região? Hospedagem, refeições, balsa, etc.?

:concordo:

Abraços
  • 04/07/2012, 07:49
    marcelbs007
    Daniel, se fechar a ultima semana de Julho eu fecho contigo. Só precisamos levantar os detalhes para ver se é ou nao viavel...estou vendendo o almoço para comprar a janta...
    Abs
  • 04/07/2012, 08:16
    titanium
    Fala Marcel! Beleza??

Pois é rapaz....... estou na mesma situation!
    E o pior... vou TER que levar a sogra, pois ouvi dizer que tem uma tal de Vala Destruidora!!! :evil:
    :cool:
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Aí os custos aumentam...

Mas vamos combinando.
    Abraços,
  • 04/07/2012, 08:22
    marcelbs007
    o negocio é fazer um pão com mortadela e não forçar as viaturas... pesquisar uma pousada ou Camping baratos e e ver o que dá...
    No Pacaembu tem uma galerinha legal que toparia esse role, o problema é que na ultima quinta não peguei o contato de ninguém... se eu for amanhã podemos completar a turma e ratear os custos,ou até conseguir alguns descontos em hospedagens.

abs
  • 04/07/2012, 08:59
    titanium
    :concordo:
    Vamos calculando os custos.

Sugiro o final de semana de 27 a 29.
  • 04/07/2012, 09:36
    MarcoMC
    Oi daniel como está?
    Pode contar com a minha presença.
    Desta vez o personal vai ser voce kkkkkkkkkkkkkkk.
  • 04/07/2012, 10:35
    titanium
    Olá Marco!

Conosco, tudo 100%! E com vocês?
    Dessa vez tem que ir a família toda! rsrsrs

Vou levar meu filho e Sogra também! rsrs

Esse passeio não rola fazer Bate-Volta..
    Quanto a puxar o comboio, se não aparecer nenhum candidato qualificado (como você) interessado em tocar, eu levo!!
    Não sei pra onde, mas levo!
    :cavalo:

Abraço
  • 04/07/2012, 12:01
    Cotrim
    MEO DEOS!!!!

Tão programando um passeio na Jureia, que é um dos custos hospedagem mais baratos do Brasil, e ainda querem cortar mais???

Citação:

Postado originalmente por marcelbs007 Ver Post
    o negocio é fazer um pão com mortadela e não forçar as viaturas... pesquisar uma pousada ou Camping baratos e e ver o que dá...
    No Pacaembu tem uma galerinha legal que toparia esse role, o problema é que na ultima quinta não peguei o contato de ninguém... se eu for amanhã podemos completar a turma e ratear os custos,ou até conseguir alguns descontos em hospedagens.

abs

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 42 de 65 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 323334353637383940414243444546474849505152 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 07:29.