Alguém vai a trilha da Jacobina de Lajeado??
Abraço.
Versão Imprimível
Alguém vai a trilha da Jacobina de Lajeado??
Abraço.
Rapaz!!
Pra mim tava muito boa!! 1ª trilha mais pesadinha que faço com o vitara!! Não sei pros outros mais experientes!!
Mas pra mim, a adrenalina foi a 1000!! O problema é que fui de "pé descalço". Os meus pneus 235/75 não deram nem pro cheiro, apanhei muito em várias subidas e trechos lamacentos. Troquei bastante idéia com francisbar (é esse o nome dele?) que tava no vitara 013 e com um outro camarada que não sei o nome, que tava num willys 019. Gente fina eles! Me ajudaram bastante na trilha! E lógico, o pessoal do maragatos jeep clube foram senscionais tanto na organização como no auxílio na trilha!!
Tava bom demais, vou calçar melhor o meu vitara pra próxima!!
[]´s aguardando fotos e videos da 1ª trilha noturna de nova prata!
Galera, onde encontro arquivos GPS para trilhas na região da Serra Gaúcha.....
Eu fiz uma vez um passeio com um pessoal descendo o morro Ferrabráz....lembro que tinha chovido e era muito legal, liso e tal....imaginei só subir aquilo.....com chuva ficaria uma boa aventura. Alguém saberia me dizer como chegar a este local novamente já que faz tempo que ocorreu o passeio.....
Obrigado
Ae galera ! Tenho tentado estar presente na maioria das trilhas que aconteceram por aí e com certeza o pessoal tem se superado na organização e nos desafios apresentados aos amigos jipeiros, e os exemplos claros disso foram a 1º Trilha do Mel de Lomba Grande e o 4º Oktoberjipe de Igrejinha, essas foram trilhas para ficar na história, consegui estar nas duas e trouxe delas histórias e imagens que com certeza nunca se apagarão da memória, parabens à todos que fazem parte destes destemidos grupos que levam a alegria para nós pessoas comuns no dia à dia, mas que no fins de semana quando estamos no comando de nossas máquinas sensacionais, nos tornamos aventureiros e companheiros de barro, muito barro.
Abs do amigo Erlon
PS.: E aí preparados para encarar a Jacobina em Lajeado? Nessa eu vou !
E daí pessoal, tudo certo.
Sou aqui da região noroeste, Santa Rosa e vejo que vocês aí da capital e região, bem como litoral e região sul estão fazendo trilha direto e acredito que não tenham problema com a Fepam/Ibama, com relação a danos ambientais, pois aqui a coisa tá braba, quase não sai mais trilha, pois estes orgãos estão "em cima".
Ou será que tem algum acerto/autorização, pois se assim for, peço pra informarem pra nós usarmos como subsídio aqui. Abraços
Isso depende de onde vc for fazer trilha. Se for em reservas ambientais, com certeza não tem acerto nem com o Lula! Na real, vcs aí deveriam procurar propriedades particulares, com devida autorização do proprietário, para fazer trilha. Muita gente aqui faz isso.
[]´s
Nós aqui nos últimos 11 anos só fizemos trilha em áreas particulares. De uns tempos pra cá que temos estas restrições dos órgãos de proteção.
Em reservas ambientais é lógico que não pode ser feita trilha alguma, pois como o nome diz é "reserva", área de proteção na sua essência.
Estou falando em impedimentos às trilhas em áreas normais, propriedades particulares, as quais também possuem restrições quanto a danos ambientais, pois a lei diz que a área de 30 metros de distância de riacho, por exemplo, é zona de proteção, ou seja, nesta distância não dá pra fazer trilha, quanto mais passar dentro de um riacho. Regra semelhante é aplicada para qualquer nascente, olho d' agua, etc, que também é área de proteção.
Por isto que temos este complicador aqui, pois se somarmos todas estas restrições sobra pouca área pra fazer trilha, pois na estrada, não dá trilha interessante não é.
Abraços.
Fala pelotense... e colegas encruzilhada parece que é no ultimo final de semana de novembro... mas dia 11 de novembro vamos testar as viaturas aqui em pelotas no Cerrito Alegre... desculpa ajuntamento em meu niver dia 8 .. Vamos....
Ariel, e o tanque embaixo do jipe? resolvi, por fim, fazer uma gambiarra usando o original embaixo do banco traseiro, depois te aviso como ficou, mas valeu pelas dicas que me deste no outro tópico.
Quanto as APP´s (áreas de preservação permanente) são, sim, intocáveis e em qualquer lugar do brasil, não havendo distinção de áreas públicas ou privadas.
No RS, banhado é APP também (art. 155 da Lei Estadual 11520/00).
O que te digo é que uma trilha deve ser planejada e apresentada ao órgão ambiental local (município) previamente. Este exigirá medidas mitigadoras e caminhos alternativos, mas tudo isso deve ser construído antes.
Tenho buscado elaborar umas dicas de jipeiros e o respeito ao meio ambiente e, se quiseres, pode me ajudar.
O que temos que fazer é desmistificar que jipeiro degrada o meio ambiente (claro que aqueles otários:parede: que deixam rastros de lixos e destruição nas trilhas prejudicam a todos).
Nós precisamos do meio ambiente sadio e equilibrado.
Eu, por exemplo, comprei meu jipe para ficar mais perto da natureza e sempre cuido das árvores (não amarrar ou deixar que amarrem guinchos :discordo:, etc), não jogar lixo, latas, cuidados com combustíveis, etc.:oops:
Tenho certeza que se todos se conscientizarem que o único vestígio que devemos deixar são as marcas dos pneus, os órgãos públicos ambientais terão em nós aliados e não poluidores.:palmas:
Abraço,
Maurício
ps. trabalho no ramo.
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas:
É isso aí, concordo em número, gênero e grau!! O fato é que os jipeiros sao tidos como destruidores e poluidores do meio ambiente. Infelizmente, a gente vê algusn jogando latas, garrafas pets etc... pelo caminho.
Acho q tá faltando INTEGRAÇÃO entre os jipeiros e órgãos governamentais. Poderia-se pensar em uma ação conjunta, tipo operação limpa-lixo de algum lugar, como foi feito ano passado na TUIA depois do carnaval...Citação:
devemos deixar são as marcas dos pneus, os órgãos públicos ambientais terão em nós aliados e não poluidores.:palmas:
abraços
andré
Pois é Maurício, concordo em tudo o que você falou.
Só que o licenciamento ambiental local é pra áreas menores que 5ha (me corrija se estiver errado) e daí é impossível fazer uma trilha em tão pequeno local. Pra áreas maiores, é necessário o licencimanento da FEPAM e daí o processo vai tramitar por no mínimo dois anos até ter a aprovação do licenciamento e ainda deve necessariamente ter o acompanhamento (projeto) de um biólogo e de um geólogo pelo menos, o que implica em custos.
Eu já tinha inciado uma discussão sobre o assunto no tópico abaixo, mas não se chegou a uma conclusão: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=27882 (como sugestão poderíamos passar esta discussão pra lá, pra não bagunçar o tópico das trilhas do sul)
Continuo tentando achar uma solução para fazer trilha/dentro da lei/respeitando o meio ambiente.
Abraços.