DORDERF
Éhhhhhhhh estou já meio caduco mesmo , a cada dia que passa vejo que estou mais caduco , desculpe aí não ví o último ítem , estava de plantão , logo estava meio tonto .
ABRAÇÃO , tenho certeza que vai ficar tudo 100% .
Versão Imprimível
Fechando agora as contas:
R$ 5510,00 em peças para o motor
+
Mão de obra pra deixar o cabeçote pronto para colocar no carro: R$ 260,00
Mão de obra para tirar e pôr o motor montado: R$ 2.300,00
Retífica: R$ 560,00
Válvula termostática (só comprei na oficina pq não pensei que ia fazer o motor...): R$ 110,00
Borracha do vidro traseiro: R$ 55,00
9l de água destilada: R$ 45,00
aditivo: R$ 25,00
tampa do radiador original: R$ 86,00
óleo: R$ 104,00
filtro de óleo: R$ 63,00
Cola: R$ 50,00
Reparo nos 4 bicos (quase infartei): R$ 916,00 (segundo o meca, estavam MUITO ruins).
Total da "brincadeira": R$ 10.114,00 (absurdo! Caríssimas as peças na oficina, sorte que só comprei essas e por achar que não precisaria fazer o motor). Os reparos nos bicos foram de matar, não contava com isso.
Eu tava pensando até em pôr embreagem zero, mas assim fica difícil. Tinha conversado com ele pra colocar a embreagem por R$ 1.600,00 (dividiria em 3x), mas aí isso sairia do orçamento num nível preocupante nesse momento.
Comprando peças de ponta porã economizei exatos R$ 2.370,00, com o detalhe de serem originais (na oficina só os pistões e anéis eram).
Se esse carro não ficar simplesmente perfeito, tchau Toyota!
São R$ 20.000,00 (que poderia ter sido uns R$ 15.000,00 se eu conhecesse as lojas em Ponta Porã antes) em manutenção em 1 ano, tenho dinheiro pra isso não!
Se não ficar perfeito, Honda, aí vou eu!
20.000 em manutenção em 1 ano??? Cara voce tem que ficar pelo menos uns 10 anos só trocando óleo!
Bom tambem não sei...derrepente voce é o maior cupim de ferro de Pernambuco...aí nem Toyota aguenta...he he he!
Sandro, cupim foi o fdp do antigo dono, que passava eras sem trocar de óleo. Eu vou trocar antes do 5000.
Agora só gastei isso pq sou super exigente. Esse motor poderia estar rodando ainda, mas quis testar se tava trincado o cabeçote e meti 140 ( por uns 10s). Talvez isso tenha avançado a situação. Mas se a retífica deu R$ 560,00, significa que a situação não estava tão feia. O que quebra aqui é a mão de obra...
Coloquei Ironman (se tivesse colocado um amortecedor de segunda, economizaria fácil uns 1000/1500). Troquei os pivôs na ofcina (deram R$ 1180,00 - se fosse em ponta porã, sairia bem menos). E por aí vai. Perdi muito dinheiro pelo descohecimento (outra coisa, só fiz o motor pq quero passar muito tempo com o carro, pq senão eu fazia meia boca e vendia, mas não acho isso justo com quem vai comprar).
Dordef, sei que agora é tarde falar, mas os bicos injetores da SW4, 98, novos, na autorizada Bosch, estão R$ 190,00, cada.
Realmente, daria para você baixar bem o preço da reforma.
Agora, o jeito é rodar, fazer alguns ajustes nos próximos Km's, e seguir a vida.
Observe que no começo deverá baixar um pouco de óleo, o que é normal para um motor quase novo.
Mantenha o prumo!:concordo:
Hj ne senti mais tranquilo em gastar esses valores.
Lá na oficina apareceu o chefe de oficina de uma das concessionária da Toyota aqui de PE pra receber uma verdadeira aula sobre uma peça que eles não estavam conseguindo entender o motivo dos barulhos...
Carro zero de novo! Quase 300 km rodados, motor, cabeçote e embreagem NOVOS! Espero que agora seja só curtição!
Em 4 k km baixaram 2l de óleo. O mecânico desconfia que seja a turbina (no duto que sai da turbina pra entrar na admissão onde deveria estar seco, pois só deveria passar ar, tem óleo). Acredito que a viagem de 1500 k que fiz, numa temperatura agradável de uns 38ºC possa ter ajudado a evaporar o óleo.
Vou colocar uma turbina nova, marca Nakamoto, Turbina Ct-12b Hilux Sw4 / Sr5 3.0 1kzt / 1kzte - Novo - R$ 2.250,00 no MercadoLivre , e vê se o consumo cessa.
Outra coisa que estranhei, a tampa do radiador, a parte de baixo, a primeira borracha que veda, ela foi se soltando da tampa, vou colocar outra. Mas não entendi o motivo...
Na estrada, a 100 km/h a temperatura chegou a 94ºC. Quando chegava a 120 numa ultrapassagem chegava a 96ºC. Em 5 k km rodados (considerando os primeiros 1 k km em que eu tive que trocar o óleo), a água baixou cerca de 200 ml (na viagem, pois na cidade a água não saiu do lugar).