Segue a reclamação feita ipsi liters:
Sexta-feira, 25 de Maio de 2012 - 21:43
Reclamação
Infelizmente a área " Assunto da Reclamação" só permite escolher um título mas meu problema engloba três: 1) Desrespeito com o consumidor 2) Propaganda Enganosa 3) Me sinto Prejudicado. Tenho uma hilux c/d srv 11/11 comprada em 19/05/11. Fiz a revisão de 10mkm em 02/01/2012 onde foi feita a troca das pastilhas de freio e uma cambagem sem eu ser previamente informado e consultado sobre permitir ou não a execução do serviço. Como pode um carro desses precisar trocar pastilhas de freio com apenas 10mkm e ter que realizar um serviço de cambagem rodando 99,99% em cidade com excelente malha viária nos percursos trafegados? Só a título de informação: trocava as pastilhas da minha pajero sport 2002, que tinha 170 mkm quando foi [editado pelo Reclame Aqui] num intervalo de 40/50mkm e nunca foi feita uma cambagem. O carro era o verdadeiro guerreiro e não dava dor-de-cabeça, apenas manutenção periódica feita regularmente. Na revisão de 20mkm, feita em 14/05/2012, ela estava apresentado um problema crônico de vibração do volante exatamente entre 100 e 110 km/h bem antes dos 20 mkm. O carro vibra o volante nas seguintes situações: 1) se estou a menos de 100 km/h e aumento para mais de 110 km/h ele vibra ao passar pelos 100 km/h; 2) se estou em mais de 120 km/h e diminuo a velocidade para menos de 100 km/h apenas tirando o pé do acelerador, ele vibra ao passar pelos 100 km/h; 3) se estou em mais de 120 km/h e diminuo para menos de 100 km/h utilizando o pedal do freio ele vibra ao passar pelos 100 km/h com mais intensidade. Não existe vibração no pedal do freio. Existe na direção, aos 100km/h, como se o veículo estivesse com as rodas desbalanceadas. Expliquei o fato exatamente da forma acima ao consultor e o mesmo afirmou que é um defeito recorrente em várias Hilux. Ao explanar a situação para o chefe da oficina o mesmo reiterou a informação do consultor e de pronto condenou os discos de freio alegando "espelhamento por superaquecimento". Por contato telefônico o consultor informou que a solução seria a substituição dos discos por módicos R$ 1.000,00 e tantos, já que a toyota não cobre a garantia desse produto por ser de desgaste natural. Como pode ocorrer desgaste natural dos discos de freio aos 20mkm na situação descrita no começo dessa reclamação? O que é espelhamento de disco? Ressalto que na revisão de 10mkm, feita em 02/01/12, foram trocadas as pastilhas de freio e feita uma cambagem sem minha prévia informação e posrterior autorização. Indaguei sobre a qualidade dos produtos utilizados pela toyota e afirmei que o problema não acontece somente ao acionar os freios e sim acelerando e diminuindo a velocidade ao passar no intervalo dos 100/110 km/h. Quando freia apenas agrava o problema. Mesmo assim continuaram sustentando que o problema são os discos de freio "espelhados". Como é que o problema são os discos de freio "espelhados" se isso não acontece somente quando freio o carro mas quando acelero e diminuo sem frear? E, ainda mais, sempre uso freio motor e acontece da mesma forma. Dei nota 7,5 numa avaliação que eles pedem e na data de 18/05/12 o consultor e a gerente de serviços me ligaram informando que dariam um desconto maior para eu efetuar a substituição dos discos de freio, ficando em R$ 900,00 - preço de custo, segundo ela -, posteriormente garantindo que o problema não vai acontecer novamente se eu substituir os discos espelhados. Se realmente são os discos, o que discordo veementemente conforme situação descrita, como podem garantir que não vai acontecer novamente? E se acontecer o mesmo com os discos novos? Afinal os meus só tem 20mkm. Como pode a Toyota não corrigir essa falha num veículo novo, ano/mod 11/11, com um ano de uso, 20 mkm rodados 99,99% na cidade, que está com o couro do volante descascado pela segunda vez, "três anos de garantia, menos as peças de desgaste natural (pastilhas com 10mkm e discos com 20mkm" e que custou mais de R$ 130.000,00 e um bocado de anos trabalhados. Vão esconder os problemas que existem nos produtos "invencíveis" como fizeram nos EUA? Se é problema de qualidade dos fornecedores, por que não realizam o "recall"? Se não querem desgastar a imagem, por que não fazem um "recall" branco em vez de tentar extorquir o consumidor? Questionei e continuo questionando a qualidade das peças usadas no veículo devido aos problemas ocorridos comigo, além da conduta de não realizarem as substituições de produtos explicitamente viciados. Essa conduta se traduz numa verdadeira propaganda enganosa, desrespeitando o consumidor e gerando enormes prejuízos aos que confiaram na marca.