Postado originalmente por
Drungo
Boa noite rapaziada,
Sou novo aqui, na verdade essa é minha primeira escrita no fórum, mas andei passeando muito aqui nos tópicos afim de recolher e aprender sobre as viaturas Srs 5 e sw4; estava muito em dúvida em qual adquirir, porém por hora estou escolhendo a sw4.
Li bastante sobre o problema de trinca do cabeçote de alumínio com junta dos modelos sw4 com motor 1kzt, e li sobre a robustez nesse quesito nas modelos mais antigas que são de ferro fundido... Claro que depende muito do dono do veículo, o surgimento de alguns problemas, e justamente por estar com dificuldade de encontrar um veículo dessa idade que tenha a procedência conhecida, estou em dúvida entre duas vtrs que achei:
- Sw4 94 2.8 com 180mil e R$ 28,000 único dono, chave reserva e manual. Esse modelo ao que parece tem teto solar ( ?? ) lataria boa com poucos detalhes e o dono afirma que o motor e mecânica estão perfeitos, porém a foto do motor diz o contrário.
- Sw4 97 3.0 turbo com 250mil e R$ 29,000; essa já teve vários donos, porém ( como sempre ) o atual informou que mecânica e motorização estão funcionando perfeitamente.
Estou muito em dúvida; gosto do modelo de ambas, e em questão de motor a 97 ganha pela potência extra, porém já passou na mão de vários donos e não há histórico do carro, então não sei se logo quando pegar terei que já me atentar além das manutenções padrões, mas também com o cabeçote e a problemática de superaquecimento (expansão do sistema de arrefecimento).
Por outro lado, a 94 tem o teto solar , porém é um pouco mais amarrada na potência (não pretendo turbinar), e o motor está com uma cara feinha, apesar da km "baixa" para esse tipo de veículo e essa idade (que também é estranho).
Esse será meu 1º 4x4, por isso tantas dúvidas. Minha utilização será para viagens em rodovias mesmo, e algumas vezes pegar umas pirambeiras de terra que sempre encontro quando vou escalar, nada de lama offroad, nem dunas, nem lagos (quem sabe um dia tenha a necessidade, mas não será a premissa para aquisição da vtr).
Sei que a "melhor VTR" é a minha e que a escolha será minha, porém gostaria de abusar um pouco do conhecimento, experiência e até mesmo gosto dos Srs aqui apenas para ter melhor embasamento na escolha.
OBS: meu atual carro é um palio fire, e faço dele 4x4, já subi em locais que muito carro ficou pra trás, nunuca me deixou na mão, já fui ao RN com ele partindo de SP e nada deu problema; claro, sou muito cuidadoso com manutenções, porém está na hora de trocar por um carro preparado para tal tipo de terreno, e pruma viagem muito doida que pretendo fazer nos próximos anos, rsrs !
Obrigado !!