Lendo no meu Scangauge II, quando engato o ponto morto, o consumo instantãneo é "zero" na precisão indicada. Se engato a reduzida, o consumo fica mínimo, mas não zero.
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O que ocorre pelo menos nos computadores de bordo que eu conheço é que qnd se coloca o carro na amrcha lenta, a medida passa a ser litro por hora e não Km/l.
Quanto a questão de economia em ponto morto não existir não resta dúvida.
Segue as palavras de um especialista:
Sobre descidas: use sempre o câmbio engatado, seja em 5a. ou em marcha inferior, conforme a situação -- uma regra válida recomenda usar para descer a mesma marcha que se usaria para subir a ladeira ou trecho de estrada. Ao contrário do que muitos pensam, nos carros atuais com motor a injeção o consumo é menor em 5a. do que em ponto-morto, pois a partir de certa rotação -- em média 1.500 rpm --, não havendo aceleração, o fornecimento de combustível é interrompido (sistema denominado cut-off).
Pode-se constatar isso em automóveis com computador de bordo, na função de consumo instantâneo: em condição de cut-off o mostrador indica consumo zero, ou 999 km/l, o que nunca será obtido em ponto-morto, pois este requer a manutenção do regime de marcha-lenta, que consome de 1 a 2 litros por hora, em média.
Os riscos à transmissão citados não existem, mas há outras razões para não usar o ponto-morto -- a popular "banguela" -- em descidas: certo tranco ao engatar a marcha ao fim do trecho (a menos que o motorista "case" as rotações acelerando antes do engate), maior esforço dos freios (pois não há o freio-motor) e o risco de perder a assistência dos freios e da direção (se houver) na hipótese de o motor apagar ("morrer") por qualquer motivo.
Por esse conjunto de razões, também, é que a "banguela" é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Fonte: Best cars
Abraço.
Eu hoje verifiquei que a diferença entre estar em ponto morto ou numa marcha reduzida é mínima, ao contrário do que escrevi que seria em ponto morto "zero".
Em descidas, nunca uso o ponto morto, sempre reduzida.
O caminho tem que estar bem descongestionado para eu aplicar este "pulse and glide". Eu prefiro ao aplicar o "pulse and glide" com ponto morto ao invés de reduzir para 5a, porque na maioria das vezes no final do trecho eu não preciso reacelerar mas sim reduzir a velocidade, e, na medida do possível tento chegar neste final de trecho sem acelerar ou frear. Depende do trecho estar bem vazio. O tranco eu tento evitar acelerando devagar. Maior esforço dos freios perder a assistência dos freios: eu não uso em trechos de movimento e sempre em retas, nunca descidas.
Economizar combustível é de cada um. Fanáticos americanos por economia de combustível ("especialistas") enchem o pneu até o limite máximo, que vem especificado na lateral do pneu. Alegam que não causam danos ao carro: eu não faço.
Outros desligam o motor em paradas ou mesmo com o carro andando: não faço. Alguns mais "doidos" empurram o carro antes de ligá-lo: não faço.
No Scangauge II, Vc ajusta uma série de itens, até mesmo este "cut-off", que se não me engano ajustei para 19 ou 23: teria que conferir.
A leitura mais "métrica" que ele fornece litros/100 km: padrão europeu.
O que eu quis passar, Loyer, é que modificando os hábitos de dirigir, qualquer um pode economizar combustível de forma que não compense fazer a conversão para o GNV ou o álcool, que é o que eu fiz com a minha Ranger à gasolina.
Como cada um vai fazê-lo, é de cada um.
Pergunta: faz realmente diferença significativa de consumo ter essa trabalheira toda?Assumindo q se dirija prudentemente
abs,
lp
R$ 70,00/mês pelos meus cálculos.
Não acho nenhuma "trabalheira" e ainda economizo.
olá amigos
a hilux gasolina tem algum limitador de velocidade? a aceleração dela é boa?
abraços
Carioca10,
70,00 reais de economia sobre que kilometragem rodada?
abs,
lp