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Proprietarios da nova Hilux à gasolina

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  • 04/03/2009, 12:08
    carioca10
    Lendo no meu Scangauge II, quando engato o ponto morto, o consumo instantãneo é "zero" na precisão indicada. Se engato a reduzida, o consumo fica mínimo, mas não zero.

    Citação:

    Postado originalmente por Loyer Ver Post
    Ou eu não entendi nada ou vc está brincando...

    Jogar no ponto morto carro/pick-up/SUV com injeção eletrônica?

    Abraço.

  • 04/03/2009, 18:21
    Loyer
    Citação:

    Postado originalmente por carioca10 Ver Post
    Lendo no meu Scangauge II, quando engato o ponto morto, o consumo instantãneo é "zero" na precisão indicada. Se engato a reduzida, o consumo fica mínimo, mas não zero.

    O que ocorre pelo menos nos computadores de bordo que eu conheço é que qnd se coloca o carro na amrcha lenta, a medida passa a ser litro por hora e não Km/l.

    Quanto a questão de economia em ponto morto não existir não resta dúvida.
    Segue as palavras de um especialista:

    Sobre descidas: use sempre o câmbio engatado, seja em 5a. ou em marcha inferior, conforme a situação -- uma regra válida recomenda usar para descer a mesma marcha que se usaria para subir a ladeira ou trecho de estrada. Ao contrário do que muitos pensam, nos carros atuais com motor a injeção o consumo é menor em 5a. do que em ponto-morto, pois a partir de certa rotação -- em média 1.500 rpm --, não havendo aceleração, o fornecimento de combustível é interrompido (sistema denominado cut-off).

    Pode-se constatar isso em automóveis com computador de bordo, na função de consumo instantâneo: em condição de cut-off o mostrador indica consumo zero, ou 999 km/l, o que nunca será obtido em ponto-morto, pois este requer a manutenção do regime de marcha-lenta, que consome de 1 a 2 litros por hora, em média.

    Os riscos à transmissão citados não existem, mas há outras razões para não usar o ponto-morto -- a popular "banguela" -- em descidas: certo tranco ao engatar a marcha ao fim do trecho (a menos que o motorista "case" as rotações acelerando antes do engate), maior esforço dos freios (pois não há o freio-motor) e o risco de perder a assistência dos freios e da direção (se houver) na hipótese de o motor apagar ("morrer") por qualquer motivo.

    Por esse conjunto de razões, também, é que a "banguela" é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro.

    Fonte: Best cars

    Abraço.
  • 04/03/2009, 18:46
    carioca10
    Eu hoje verifiquei que a diferença entre estar em ponto morto ou numa marcha reduzida é mínima, ao contrário do que escrevi que seria em ponto morto "zero".

    Em descidas, nunca uso o ponto morto, sempre reduzida.

    O caminho tem que estar bem descongestionado para eu aplicar este "pulse and glide". Eu prefiro ao aplicar o "pulse and glide" com ponto morto ao invés de reduzir para 5a, porque na maioria das vezes no final do trecho eu não preciso reacelerar mas sim reduzir a velocidade, e, na medida do possível tento chegar neste final de trecho sem acelerar ou frear. Depende do trecho estar bem vazio. O tranco eu tento evitar acelerando devagar. Maior esforço dos freios perder a assistência dos freios: eu não uso em trechos de movimento e sempre em retas, nunca descidas.

    Economizar combustível é de cada um. Fanáticos americanos por economia de combustível ("especialistas") enchem o pneu até o limite máximo, que vem especificado na lateral do pneu. Alegam que não causam danos ao carro: eu não faço.

    Outros desligam o motor em paradas ou mesmo com o carro andando: não faço. Alguns mais "doidos" empurram o carro antes de ligá-lo: não faço.

    No Scangauge II, Vc ajusta uma série de itens, até mesmo este "cut-off", que se não me engano ajustei para 19 ou 23: teria que conferir.

    A leitura mais "métrica" que ele fornece litros/100 km: padrão europeu.

    O que eu quis passar, Loyer, é que modificando os hábitos de dirigir, qualquer um pode economizar combustível de forma que não compense fazer a conversão para o GNV ou o álcool, que é o que eu fiz com a minha Ranger à gasolina.

    Como cada um vai fazê-lo, é de cada um.

    Citação:

    Postado originalmente por Loyer Ver Post
    O que ocorre pelo menos nos computadores de bordo que eu conheço é que qnd se coloca o carro na amrcha lenta, a medida passa a ser litro por hora e não Km/l.

    Quanto a questão de economia em ponto morto não existir não resta dúvida.
    Segue as palavras de um especialista:

    Sobre descidas: use sempre o câmbio engatado, seja em 5a. ou em marcha inferior, conforme a situação -- uma regra válida recomenda usar para descer a mesma marcha que se usaria para subir a ladeira ou trecho de estrada. Ao contrário do que muitos pensam, nos carros atuais com motor a injeção o consumo é menor em 5a. do que em ponto-morto, pois a partir de certa rotação -- em média 1.500 rpm --, não havendo aceleração, o fornecimento de combustível é interrompido (sistema denominado cut-off).

    Pode-se constatar isso em automóveis com computador de bordo, na função de consumo instantâneo: em condição de cut-off o mostrador indica consumo zero, ou 999 km/l, o que nunca será obtido em ponto-morto, pois este requer a manutenção do regime de marcha-lenta, que consome de 1 a 2 litros por hora, em média.

    Os riscos à transmissão citados não existem, mas há outras razões para não usar o ponto-morto -- a popular "banguela" -- em descidas: certo tranco ao engatar a marcha ao fim do trecho (a menos que o motorista "case" as rotações acelerando antes do engate), maior esforço dos freios (pois não há o freio-motor) e o risco de perder a assistência dos freios e da direção (se houver) na hipótese de o motor apagar ("morrer") por qualquer motivo.

    Por esse conjunto de razões, também, é que a "banguela" é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro.

    Fonte: Best cars

    Abraço.

  • 04/03/2009, 21:20
    Loyer
    Citação:

    Postado originalmente por carioca10 Ver Post
    Eu hoje verifiquei que a diferença entre estar em ponto morto ou numa marcha reduzida é mínima, ao contrário do que escrevi que seria em ponto morto "zero".

    Em descidas, nunca uso o ponto morto, sempre reduzida.

    O caminho tem que estar bem descongestionado para eu aplicar este "pulse and glide". Eu prefiro ao aplicar o "pulse and glide" com ponto morto ao invés de reduzir para 5a, porque na maioria das vezes no final do trecho eu não preciso reacelerar mas sim reduzir a velocidade, e, na medida do possível tento chegar neste final de trecho sem acelerar ou frear. Depende do trecho estar bem vazio. O tranco eu tento evitar acelerando devagar. Maior esforço dos freios perder a assistência dos freios: eu não uso em trechos de movimento e sempre em retas, nunca descidas.

    Economizar combustível é de cada um. Fanáticos americanos por economia de combustível ("especialistas") enchem o pneu até o limite máximo, que vem especificado na lateral do pneu. Alegam que não causam danos ao carro: eu não faço.

    Outros desligam o motor em paradas ou mesmo com o carro andando: não faço. Alguns mais "doidos" empurram o carro antes de ligá-lo: não faço.

    No Scangauge II, Vc ajusta uma série de itens, até mesmo este "cut-off", que se não me engano ajustei para 19 ou 23: teria que conferir.

    A leitura mais "métrica" que ele fornece litros/100 km: padrão europeu.

    O que eu quis passar, Loyer, é que modificando os hábitos de dirigir, qualquer um pode economizar combustível de forma que não compense fazer a conversão para o GNV ou o álcool, que é o que eu fiz com a minha Ranger à gasolina.

    Como cada um vai fazê-lo, é de cada um.

    Legal, compreendi.

    Abraço.
  • 05/03/2009, 14:36
    lpfm
    Pergunta: faz realmente diferença significativa de consumo ter essa trabalheira toda?Assumindo q se dirija prudentemente
    abs,
    lp
  • 05/03/2009, 18:19
    carioca10
    R$ 70,00/mês pelos meus cálculos.

    Não acho nenhuma "trabalheira" e ainda economizo.
  • 05/03/2009, 19:20
    AKPG
    Citação:

    Postado originalmente por carioca10 Ver Post
    R$ 70,00/mês pelos meus cálculos.

    Não acho nenhuma "trabalheira" e ainda economizo.

    E em quanto aumenta o seu desgaste de freio, disco, pastilha, lona, tambor e etc?
  • 05/03/2009, 20:01
    carioca10
    43.000 km e ainda não precisei trocar nada.

    Citação:

    Postado originalmente por AKPG Ver Post
    E em quanto aumenta o seu desgaste de freio, disco, pastilha, lona, tambor e etc?

  • 06/03/2009, 09:40
    caj
    limitador
    olá amigos
    a hilux gasolina tem algum limitador de velocidade? a aceleração dela é boa?
    abraços
  • 06/03/2009, 09:51
    lpfm
    Carioca10,
    70,00 reais de economia sobre que kilometragem rodada?
    abs,
    lp
  • 06/03/2009, 10:37
    AKPG
    Citação:

    Postado originalmente por caj Ver Post
    olá amigos
    a hilux gasolina tem algum limitador de velocidade? a aceleração dela é boa?
    abraços

    Na versão a gasolina, não sei dizer. Na minha diesel, corta em 180....
  • 06/03/2009, 11:54
    carioca10
    Média de 2.250 km/mês => economia de R$ 0,03/km (R$ 70,00 / 2.250km).

    Citação:

    Postado originalmente por lpfm Ver Post
    Carioca10,
    70,00 reais de economia sobre que kilometragem rodada?
    abs,
    lp

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