Experiência com unichip e bomba injetora
Amigos pradeiros,
Escrevo neste tópico para partilhar minhas esperiências com uma falhação e com o unichip que instalei (vou colocar o preço em tudo, pois sempre surgem perguntas).
Adquiri minha Prado há um mês em Campo Grande MS (sou de lá e atualmente moro em SC).
Em CGR troquei as pastilhas e corrigi um vazamento que estava dando no diferencial.
Na vinda passei em Ponta Porã meti uma central multimídia (R$ 1250 instalada) e já comprei uns filtros (ar/óleo/comb +ou- R$ 250 na América) preparando-me para próxima troca.
Ela é 2004, preta e com uns 170mil km (o marcador marca 119 mas o ex dono confessou que baixou).Percebi que estava mexido porque não conseguia mudar o odômetro para trip. Saiu por R$ 71mil com o meu carro na troca. Desde que a comprei, ao engatar ré ela falhava.
Na vinda senti-me em uma nave, muito pesada inclusive. Foi uma viagem muito cansativa porque perdi mto tempo no PY (saí as 5 de CGR, cheguei em PY as 9 e saí as 12, cheguei em Joinville 1 da madruga +/- 1400km)
Chegando em Joinville fui direto a Weber Motorsports chipar, o unichip dela é o D19 (R$ 3000) que só serve nela, mas o dono da loja me deu uma declaração dizendo que se eu trocar de carro ele tira o chip e me dá um modelo Q (que serve na maioria dos carros).
Nessa mesma loja instalei uma centralina que fecha os retrovisores quando ativo o alarme, ficou muito show.
A diferença foi muito grande, principalmente a saída, que era muuuito lenta, dava medo. O consumo mudou pouco, antes marcava 14,8L/100km agora marca 14,2.
Fiz uma pequena viagem a floripa e senti que ela estava puxando de vez em quando para a esquerda, acabei trocando os rolamentos (gastei 1000 com mão de obra e coifas de homocinética - não sei o que o mecanico colocou, por enquanto está tudo bem).
Fiz uma viagem para Londrina-PR, 650km de Jlle. Ao chegar lá percebi que a lenta que antes ficava em 700rpm caia para 500 e até 400 rpm (parecia que ia apagar). Instalei um bagageiro de teto lá em londrina (gastei 800 pila tudo) e voltei para joinville.
Com esse problema na lenta ela voltou a ficar uma porcaria na saída, levei na Weber e disseram que era bomba, não aleguei que era culpa do chip sem antes averiguar.
Levei na Bosch Diesel Service o cara abriu e tinha umas molas quebradas, bicos sujos e no fim a brincadeira ficou em R$ 2527...
Com essa revisão na bomba a bicha ficou um avião, pega 110km/h rápido e mantém 120 e 130 tranquilo (pro porte e ano dela eu evito mais que isso), não falha nada, firme para sair, firme para ultrapassar. Estou pensando em colocar um anel na roda esquerda dela e pedi-la em casamento!
Resumo da ópera:
Antes de fechar negócio leve sua Prado em um bombista de qualidade, a cada 90mil km deve ser feita uma revisão na bomba injetora (se for feita com 90mil sairá por volta de R$ 1300 na Bosch).
Comparada a Pajero: Manutenção de bomba da pajero neste mesmo lugar sai em média R$ 5 a 6 mil;
Comparada a Rexton: enquanto um bico injetor da Prado custa R$ 185, os da Rexton custam R$ 2200 cada um.
UNICHIP: Antes de instalar recomendo que faça uma revisão na bomba, o ganho de potência pode ser suficiente para você desistir de instalar o CHIP. Como instalei na minha antes da revisão, não sei como ela seria sem o chip.
Consumo na Estrada: Quando comprei 6,75km/l (14,8); com unichip 6,99 km/l(14,3); com a revisão na bomba 7,40km/l (13,5).
Concluindo: Mesmo gastando com chip, bomba e abastecimentos estou muito feliz com o carro. Macia, confortável, gigante e muito linda.
:bye: