Olhá amigo, obrigado por compartilhar e tomara que de tudo certo com a sua, pois a minha, com as repostas que estou tendo vou depender de muita sorte para não precisar trocar o cabeçote...
att.
Borguesan.
Versão Imprimível
Olá Guilherme, primeiramente obrigado pela resposta.
Bom concordo que se estivesse realmente acontecendo alguma coisa ia perder potencia ou algo do tipo, mas esse foi o problema, não ouve perda de potencia/desempenho, único fator foi o compressor desligar pelo fato do motor estar aquecendo, mas aparentemente isso também é um indicio de problema no motor, porem eu não sabia até hoje...
concordo com você amigo, precisamos urgente de mais um sensor para informar isso, pois já pensou, percebo um problema no ar condicionado e acabo tendo que trocar o cabeçote????
Poise amigo, o jeito agora é torcer para ser a junta porque se for o cabeçote... 11mil no minimo.
O problema é trocar o cabeçote é acontecer o mesmo problema novamente, porque quando eu comprei todos me falaram que o motor da TOYOTA era para mais de 1Milhão de KM... já tive outras 2 camionetas e esse foi o primeiro problema que tenho relacionado a motor...
Como falei anteriormente vou viajar com o carro da minha esposa essa semana, para me preparar psicologicamente para que na outra semana eu veja esse problema, assim que eu tiver a resposta eu venho aqui informá-los.
Novamente obrigado pelas respostas e pelas boas vindas...
att.
Borguesan.
BORGUESAN
O difícil é acreditar que sem perder água o motor apresenta aquecimento , eu não abriria AINDA o motor , digo : retirar o cabeçote para trocar a junta , outras coisas poderia fazer o carro aquecer sem perder água , como filtro entupido o que é pouco provável , pois vc deve ter trocado todos , MAS EXISTE NO COLETOR DE ADMISSSÃO a formação de uma lama proveniente da VÁLVULA EGR mas neste caso o carro perderia desemepenho o que tb não é o seu caso .
Mas eu investigaria mais antes de trocar a junta do cabeçote , APESAR DE ESTAR AUMENTANDO A PRESSÃO NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO , que é um forte indício de estar passando presssão do motor para o sistema de arrefecimento , DAÍ É JUNTA DO CABEÇOTE MESMO .
É uma merda isto , a confiança no carro vai pro esgoto .
Mas estou na sua torcida pra que não seja nada demais$$$$$$$$$$$$$ .
Borguesan
Eu concordo com o Guilherme, não abra antes de ter um diagnóstico preciso. O fato de ter pressão no sistema, acredito que seja por causa da elevada temperatura da água 110C, como o circuito de água do nosso carro é "blindado" a água ferve e não tem para onde expandir. A minha está com um pequeno vazamento na bomba d'água, já comprei tudo inclusive a a correia dentada e esticador, pois para trocar a bomba tem que sacar tudo isso, mas ainda não tive tempo para fazer o serviço, quando estive na oficina para fazer o orçamento o mecanico disse que esses carros apresentam muitos problemas na válvula termostática...Cabeçote ou junta dando passagem de compressão vc percebe de cara no desempenho, funcionamento do motor, etc...Comece com o mais barato, válvula, bomba, verificação do radiador e descarte abrir o cabeçote. Faça igual quando vai a médico...pegue a segunda opinião!!!!
Abs
Mais uma vez, vejo a ENORME necessidade de se ter um sensor direto na água que sai do motor antes de ir pro radiador. Meu carro depois que fiz o motor subiu rapidamente a temperatura, embora o sensor original do carro nem do canto saía, aí foi simplesmente lavar o radiador e estava tudo certo!
Sinceramente, eu trocaria tudo mais simples antes de chegar a mexer no cabeçote. Trocaria a válvula termostática, a tampa e dava um confere no radiador... Se bem que estou achando de graça a troca dessa junta na concessionária. Na oficina onde costumo levar meu carro só pra retirar e colocar o cabeçote no lugar custa cerca de R$ 800,00.
Se tiver passando realmente pressão do motor, não acredito que a simples troca da junta irá resolver. Mas, pode ser. Esses novos cabeçotes talvez sejam mais bem trabalhados, embora o ferro tenha o dobro de resistência ao calor que o alumínio, que por sua vez tem muito mais facilidade em não acumular calor. Não sei do que é feita a junta do cabeçote desse carro, se for de ferro/aço, a lógica é que o cabeçote tenha ido pro espaço.
Olá amigos, agradeço a todos pelo feedback...
Fiz o que todos falaram e passei a manha na oficina de um amigo meu até as 2 horas da tarde sem almoço, e aparentemente parece que arrumamos o problema.
Primeiro foi constatado que a válvula termostática estava meio entupida, não sei como passou despercebido pela CCS, depois disso vimos que não mudou muita coisa e continuamos investigando, lavamos o radiador e depois a gente reparou que mesmo como carro em alta rotação era possível parar a ventoinha com a mão... aparentemente a ventoinha não estava trabalhando conforme o giro do motor o que fazia com que aquecesse o motor e automaticamente desligasse o compressor fazendo com que o A/C parasse de gelar...
O que foi feito então, foi adicionado um anel de borracha na polia para fazer com que a ventoinha girasse conforme o giro do motor para poder fazer o teste, andei uns 50km em 3000rpm para fazer esse teste, cheguei em casa com o medidor de temperatura do painel na metade e quase morrendo de frio, quando abri o capo fui encostar no cabo que sai a água do motor para o radiador e não estava pelando de quente como as outras vezes, era até possível segurar dessa vez... deixando o carro em lenta por uns minutos a temperatura do painel já baixou um pouco, então novamente deixei o carro em 2000rpm para testar e a temperatura mostrada no painel subiu minima coisa, continuando abaixo da metade.
Agora vou para o próximo teste para ver se realmente esta tudo funcionando, vou arriscar e fazer aquela viagem que havia comentado... vamos ver como vai se portar a temperatura do motor, mas acredito que não vai ter maiores problemas. Assim que eu chegar ao destino aviso aqui no post se foi tudo certo.
Não sei como isso passou despercebido, mas sair de "Abrir o Motor" para um anel de borracha pra ventoinha funcionar conforme o giro do motor é uma ótima noticia hein... Até o ronco do carro ficou mais bonito com o motor+ventoinha funcionando certo.
att.
Borguesan.
Acompanhando a solução do problema e felizmente tudo deu certo! Ficaremos na torcida para que seja somente isso, de qualquer forma eu no seu lugar instalaria um sensor de temperatura digital com sinal sonoro para evitar $$$$$ futuros! Um forte abraço.
BORGUESAN
Não gosto muito da ideia de vc colocar uma borrachinha na hélice viscosa para fazer ela girar junto com o eixo do motor , SE FOI CONSTATADO QUE ELA ESTA RUIM SEM EFEITO , TROCA POR OUTRA NOVA E ORIGINAL ANTES DESTA SUA VIAGEM , vai que esta borrachinha saia do lugar e vc vai da esquente no seu motor .
Lembrando que o marcador de temperatura dos nossos carros só começa a mexer qdo a água JÁ ESTA A MAIS DE 100ºC , daí o motor já foi pro saco .
Este sensor extra digital ele marca a temperatura do momento e oscila bastante no uso do nosso carro e o ponteiro original nem se mexe nestas oscilações reais .
Fazer o que vc quer fazer É FAZER GAMBIARRA e tem tudo para dar ERRADO , olha a lei de MURPH , que diz : SE ALGUMA COISA TEM A POSSIBILIDADE DE DAR ERRADO , " COM CERTEZA VAI DAR ERRADO " .
a minha 2006 q eh igual a sua,tava fazendo isso,mas tava esfriando muito pouco,isso a dois anos atraz em juazeiro do norte,a carga de gas tava baixa, no relogio q mede a pressao do gas,a alta marcava muito baixa,completei,foi 50 reais, e depois de 2 anos, deu de novo a bronca de ar nao eesfriando direito, eu estava esse feriado de natal no maranhao,deu o mesmo problema,pressao de alta muito baixa,completei o gas foi 60 reais, e ta gelando muuito,espero q dure mais 2 anos,kkkk
Concordo com o Dr. Guilherme. Essa história de borrachinha não me agradou não. Acho que só serve pra teste em curto espaço de tempo. Se deu resultado positivo, partiria pra troca da polia viscosa.
Boa tarde. tenho um certo conhecimento sobre motores a gasolina e alcool e falando sobre refrigeracao do motor deve ser o mesmo conceito do motor diesel. A questao de usar um sensor adicional so vai resolver se o mesmo for instalado dentro do bloco e cabecote do motor pq e onde a temperatura sobe primeiro. E para saber se temos problemas com a bomba dagua ou valvula termostatica teriamos que medir o volume de agua deslocado pela bomba (igual aqueles medidores da sabesp que mede o volume deslocado). Porem esse tipo de sensor eu acho inviavel montar no motor.