Postado originalmente por
rborguesan
Olá, possuo uma Hilux SRV 2008, mas faz uns 20 dias que o Ar Condicionado começou a dar problema... o problema é o seguinte:
1º - Reparei que quando estava viajando o Ar Condicionado do nada parou de gelar... a luz do A/C continuava ligado normal, mas quando olhei o compressor ele estava parado...
2º - se deixo o carro desligado por uns 2~3 minutos e tento ligar o Ar Condicionado ele funciona, mas novamente depois de um tempo ele para de funcionar.
3º - se eu estou dentro da cidade em baixa rotação, sem forçar o carro, o Ar Condicionado funciona normalmente.
Levei em 3 oficinas "especializadas" em Ar Condicionado, mas nenhuma conseguiu identificar o problema, eles analisaram o gás, os termostatos o compressor e nada de encontrar o problema. Então resolvi levar na agencia da Toyota na cidade vizinha, no caminho para cidade vizinha o Ar fez o mesmo problema, funcionou no inicio da viagem, mas depois já voltou a desligar...
Chegando na concessionaria eles testaram de tudo, ficamos 8 horas na oficina, começando pelo Gás, Fusíveis, Sensores, Compressor, o radiador do ar Quente, enfim, tudo o que era possível.
Foi então que eles viram que o motor estava esquentando... pelo painel do carro não estava alterando significativamente, mas quando foi medido pelo aparelho chegou até 110ºC com o Ar Condicionado ligado (Segundo eles o limite/ideal seria perto dos 80º), dai quando chegava nessa temperatura o compressor parava de funcionar e logicamente o Ar Condicionado também... Com isso a concessionaria me falou no "achismo" que a unica coisa que sobrou foi que deve ter algum trinco/empenamento no cabeçote, pois o motor estava esquentando e a água não chegava a ferver, mas estava com pressão alem do normal no radiador.
Como depois de 8 horas já ia fechar o lugar não deu tempo de abrir e testar o cabeçote de uma Hilux único dono com 170mil KM...
A minha pergunta é... é possível realmente ser o cabeçote??? O carro não apresenta vazamento, nem falha no desempenho, nem fumaça cinza expelindo pelo cano de escape... unica coisa é que eles falaram que esta esquentando, mas isso não aparece no painel do carro...
PS: Uma coisa que eu reparei... com o carro frio e sair percorrer uns 30KM com o Ar Condicionado desligado e tentar ligar o Ar, ele funciona normalmente, mas depois de uns ~5 minutos o Ar Condicionado desliga novamente e só liga se o carro ficar percorrendo em lentar por um tempo ou desligar e esperar uns minutos...
Isso está com cara de cabeçote mesmo ou algum problema que passou despercebido no compressor????
att.
Borguesan