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  • #1
    Usuário Avatar de marcelot
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    Citação Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    Cara, isto é bem fácil de resolver. Tem um dreno que sai da caixa do resfriador/sistema de ar, justamente ali atrás do porta luvas, e nela tem um dreno com uma mangueira que sai em baixo do carro. Quando o ar esta ligado fica saindo água em baixo do carro. Isto deve estar entupido. O mais provável é a mangueira entupida com barro (mesmo poeira com água acaba virando um barro). Neste caso, procure a saída do dreno por baixo do carro e enfie um arame na mangueira, ou puxa o tapete no pé do passageiro e desencaixa a mangueira da caixa de plástico. A outra possibilidade é sujeira dentro da caixa de plastico do ar, em cima do dreno, ai vc pode tentar desentupir fazendo um ganchinho de arame e enfiando no mesmo local onde vc desengatou a mangueira só que para cima, para dentro da caixa do ar. Ou se não der certo terá que abrir a caixa de plastico e limpar, mas é bem mais complicado.
    Boa sorte, se precisar te mando fotos depois.
    Abs
    Estou com o mesmo problema! Vou tentar limpar o dreno e depois posto se deu resultado.
    __
    Toyota Hilux CD 2.8 TD 93/94 Japa - Adams Lift 2" - BF AT KO2
    Ex - Suzuki Vitara Metal 3d 1995

  • #2
    Usuário Avatar de Ezahn
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    Citação Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    Amigos, estou ainda na peleja com o compressor da Japa. Não desisti. Depois de debulhado o rolamento troquei ele (90,00). Ficou patinando de cara. Troquei a bobina (190,00) que tinha sido danificada pelos pedaços de bolinhas do rolamento. Ai quando liguei a principio funcionou, mas depois de andar um pouco patinou novamente, mas desta vez fritou!!! No compressor onde encaixa o rolamento estava meio gasto tb, e depois de fritar a embreagem magnética travou o rolamento porque derreteu o plastico interno que da o espaçamento entre as bolinhas. O rolamento acabou girando inteiro no encaixe do corpo do compressor. Gastou um pouco mais. Fui conversar com um cara que entende disto (deu para perceber que estou fazendo tudo de orelhudo) e ele me disse que que as faces das duas peças que fazem o acoplamento magnético (polia e cubo frontal) tem que estar bem lisinhas para "grudar", e de fato a polia estava meio ferrada pelas bolinhas tb. Agora eu já sei o que devo fazer, só não sei se o super aquecimento não ferrou o compressor por dentro. Minha ultima tentativa: Vou comprar outro rolamento, dar uma plainada na polia e frontal no torneiro (30,00), inventar uma gambiarra para tirar a folga entre o rolamento e o encaixe no corpo do compressor. Se funcionar ótimo, se não terei que me render a um compressor base troca, mas parece que as minhas peças novas podem ser aproveitadas.
    Abraços. Depois posto o resultado.
    Finalmente acabei o conserto. Está funcionando. Troquei o rolamento novamente e mandei no torno a polia e cubo frontal. O acoplamento ficou bem certo. O segredo é que o cubo frontal tem que encostar completamente na polia para grudar e não patinar.
    Como eu disse o local onde o rolamento encaixa no corpo do compressor estava gasto fazendo com que a capa interna do rolamento girasse junto com ele. Fiz a legitima gambiarra. Fiz um anel recortando uma lata de cerveja, ou seja, fiz uma bucha com lata de skol e o rolamento entrou bem justo. Agora o ar ta girando redondo. Gastei 400,00, isto ainda com os 2 rolamentos pois 1 eu estraguei. Se tivesse acertado na primeira seriam 310,00. De qq forma bem mais barato do que os 1000,00 que me pediram no compressor novo.
    Agora fica a dica, se o ar estiver com rolamento chiando troque logo o rolamento que não estraga mais nada. E é moleza de trocar.
    Se alguém quiser fotos ou mais dicas de um toque.
    Abraços
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #3
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por Ezahn Ver Post
    Finalmente acabei o conserto. Está funcionando. Troquei o rolamento novamente e mandei no torno a polia e cubo frontal. O acoplamento ficou bem certo. O segredo é que o cubo frontal tem que encostar completamente na polia para grudar e não patinar.
    Como eu disse o local onde o rolamento encaixa no corpo do compressor estava gasto fazendo com que a capa interna do rolamento girasse junto com ele. Fiz a legitima gambiarra. Fiz um anel recortando uma lata de cerveja, ou seja, fiz uma bucha com lata de skol e o rolamento entrou bem justo. Agora o ar ta girando redondo. Gastei 400,00, isto ainda com os 2 rolamentos pois 1 eu estraguei. Se tivesse acertado na primeira seriam 310,00. De qq forma bem mais barato do que os 1000,00 que me pediram no compressor novo.
    Agora fica a dica, se o ar estiver com rolamento chiando troque logo o rolamento que não estraga mais nada. E é moleza de trocar.
    Se alguém quiser fotos ou mais dicas de um toque.
    Abraços
    Apesar do tópico ser sobre ar condicionado da hilux 2.8, acho que dá também para falar sobre as 3.0, dada a similitude.
    Bom, mesmo com o ar condicionado funcionando bem, percebi uma estranha poeira vermelha espalhada sobre as mangueiras e peças superiores do motor.
    Deu de perceber que se espalharam pelo vento provocado pela ventoinha.
    Observando tudo com o motor ligado, notei a polia do ar condicionado girando bem desbalanceada e, volta e meia dava umas travadas.
    Fui numa conhecida oficina de ar condicionado, sendo tudo desmontado.
    Ao retirar o rolamento e girá-lo solto na mão, dava para escutar as esferas; ou seja, perdeu a lubrificação.
    Percebeu-se que com esses trancos da polia, a parte interna do rolamento estava girando sobre a tampa do compressor, desgastando o pescoço da mesma.
    Trocada apenas a tampa do compressor, selo e o rolamento, com a necessária carga de gás, o problema persistiu.
    Partiu-se então para uma maior aproximação do magneto.
    Funcionou parcialmente, mas ainda dando umas travadas.
    Viu-se então que com o dano no rolamento, a polia desgastou irregularmente.
    Foi então encaminhada ao torneiro mecânico para um passe () e melhor faceamento da parede.
    Pronto!
    Aquela poeira vermelha era a polia desbalanceada encostando no fio e conector do magneto.
    Não é necessário trocar o compressor; apenas a tampa, que é vendida separadamente.
    O dono da oficina disse ser comum esse problema nas Toyotas.
    Seguem fotos indicando o desgaste no pescoço da tampa, da polia e, o compressor com a tampa nova.
    Preços:
    Tampa do compressor: R$ 130,00;
    Rolamento: R$ 90,00;
    Selo: R$ 60,00;
    Carga de gás: R$ 90,00;
    Toneiro mecânico: R$ 40,00 mais R$ 30,00 pelo tempo do funcionário ir até o torneiro;
    Mão de obra: R$ 140,00.
    Total: R$ 580,00.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ar condicionado Hilux - SW4.-wp_000127.jpg   Ar condicionado Hilux - SW4.-wp_000128.jpg   Ar condicionado Hilux - SW4.-wp_000129.jpg  
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  • #4
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    boa Ezahn!

    Gostaria de sua ajudar pois recentemente minha hilux 95 passou por situação parecida e gastei 400,00 de mão de obra e mais 400 de peças e o cara não conseguiu fazer o ar gelar da japa.
    o cara trocou o rolamento, bobina e outra peça e colocou gás e o ar não gela. Disse que haveria necessidade de desmontar o painel para corrigir o núcleo e pediu mais dinehiro.

    O que vc me aconhselha fazer pois acho que estou sendo enganado e o pior não resolvem o meu problema do ar!!!

  • #5
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    Citação Postado originalmente por fabriciusmaximus Ver Post
    boa Ezahn!

    Gostaria de sua ajudar pois recentemente minha hilux 95 passou por situação parecida e gastei 400,00 de mão de obra e mais 400 de peças e o cara não conseguiu fazer o ar gelar da japa.
    o cara trocou o rolamento, bobina e outra peça e colocou gás e o ar não gela. Disse que haveria necessidade de desmontar o painel para corrigir o núcleo e pediu mais dinehiro.

    O que vc me aconhselha fazer pois acho que estou sendo enganado e o pior não resolvem o meu problema do ar!!!
    Fabriciu, o que ocorre? O compressor não aciona? Quando desligado gira só a polia, o eixo fica parado. Quando está bom, ligando gira tudo (polia e eixo). A sua quando liga gira o eixo? Se não estiver girando o eixo ai pode ser falta de gás rele, fusível e outras coisas mais. O mais fácil é começar verificando os reles que ficam naquela caixinha menor perto da bateria, eles são do ar. Depois é tudo atras do porta luvas mesmo. Ali tem uma caixa de fusível na lateral e a placa de controle embutida na caixa do ar.

    Se estiver girando o compressor e não gela ai é mistério!! Pode ser muita sujeira no evaporador.

    Boa sorte, e depois conta ai o que era!!!
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #6
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    Minha EX-BONEQUINHA me deu foi trabalho para fazer o ar gelar , consrtava e depois de 3 meses no mpaximo o ar não gelava mais , daí que da última vez o cara descobriu que estava vazando gas pelo selo mecânico do compressor , trocou o selo e pronto gastei R$200,00 .

  • #7
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    Boa noite Ezhan !!!

    resposta1 - quando o ar está desligado a polia gira, e as vezes se ver o eixo girando.
    resposta2 -quando o ar está ligado a polia gira e o eixo também.
    o compressor aciona , a polia funciona e o eixo gira, o pessoal da oficina completou o gás ! (na saída da tubulação é perceptível a tubulação gelada, porém não é suficiente para esfriar a cabine da toyota)
    1- o ar da japa não estava gelando, e derrepende começou a esquentar muito e cheiro de queimado - levei na oficina e o cara trocou a bobina , o rolamento , cubo e também instalou 2 eletroventilador , porém o ar continua fraco ( ele alegou que seria necessário desmontar o painel para esfriar bem . isto é correto ???)
    2- antes do problema o ventilador ajustava nas velocidades baixo , medio , forte e agora não está fazendo mais (o que pode ter ocorrido ??? como faz para resolver ???)

  • #8
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    Citação Postado originalmente por fabriciusmaximus Ver Post
    Boa noite Ezhan !!!

    resposta1 - quando o ar está desligado a polia gira, e as vezes se ver o eixo girando.
    resposta2 -quando o ar está ligado a polia gira e o eixo também.
    o compressor aciona , a polia funciona e o eixo gira, o pessoal da oficina completou o gás ! (na saída da tubulação é perceptível a tubulação gelada, porém não é suficiente para esfriar a cabine da toyota)
    1- o ar da japa não estava gelando, e derrepende começou a esquentar muito e cheiro de queimado - levei na oficina e o cara trocou a bobina , o rolamento , cubo e também instalou 2 eletroventilador , porém o ar continua fraco ( ele alegou que seria necessário desmontar o painel para esfriar bem . isto é correto ???)
    2- antes do problema o ventilador ajustava nas velocidades baixo , medio , forte e agora não está fazendo mais (o que pode ter ocorrido ??? como faz para resolver ???)
    A merda toda é que nesta área só tem curioso e FDP para pegar o dinheior nosso , no seu caso , vc deve estar com problemas ÉLÉTRICOS e do próprio cicúito do AR CONDICIONADO , vc tem que levar num cara BOM QUE CONHEÇA TUDO DE AR , DESDE A PARTE DE GAS , CANOS CONDENSADOR , COMPRESOR , CAIXA EVAPORADORA E ELÉTRICA TB ou seja : VC PRECISA DE UMA REVISÃO COMPLETA DO SEU SITEMA DE AR CONDICIONADO , e onde esta este cara que entende de tudo e NÃO SEJA DESONESTO ???????

    NÃO TE AJUDEI EM NADA !!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • #9
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    Citação Postado originalmente por fabriciusmaximus Ver Post
    Boa noite Ezhan !!!

    resposta1 - quando o ar está desligado a polia gira, e as vezes se ver o eixo girando.
    resposta2 -quando o ar está ligado a polia gira e o eixo também.
    o compressor aciona , a polia funciona e o eixo gira, o pessoal da oficina completou o gás ! (na saída da tubulação é perceptível a tubulação gelada, porém não é suficiente para esfriar a cabine da toyota)
    1- o ar da japa não estava gelando, e derrepende começou a esquentar muito e cheiro de queimado - levei na oficina e o cara trocou a bobina , o rolamento , cubo e também instalou 2 eletroventilador , porém o ar continua fraco ( ele alegou que seria necessário desmontar o painel para esfriar bem . isto é correto ???)
    2- antes do problema o ventilador ajustava nas velocidades baixo , medio , forte e agora não está fazendo mais (o que pode ter ocorrido ??? como faz para resolver ???)

    Primeira coisa: com o ar desligado não deveria girar o eixo nunca. A embreagem magnética deve estar pegando. Ou é regulagem que se faz com umas arruelas ou o rolamento tá ruim, fora de centro, ou polia ou embreagem torta.

    Quanto ao caso do em funcionamento, este cano gelado junto ao compressor é o retorno. Quando o compressor comprime, esquenta. Ai vai para o condensador, lá na frente para esfriar, depois entra no carro e passa pelo evaporador que é onde gela. de lá retorna para o compressor. Se esta retornando gelado mas não estria dentro do carro é porque o evaporador ( atras do porta luvas) deve estar completamente tampado de poeira não permitindo que o ar do ventilador troque calor com o evaporado. Na minha SW4 93 estava assim, este modelo de carro não tem o filtro de polem logo a sujeira passa no evaporador e vai acumulando. O vento assopra bem no painel? Se estiver fraco é mais um sinal disto. Na minha eu mesmo desmontei tudo e limpei, mas é um trabalho urso, e tem que tirar o gas para não perder, pois tem que soltar os canos. Eu dei uma geral e tanto, alem da limpeza, troquei todas as espumas de vedação. Agora tá tinindo, não sai nem um ventinho no pé da patroa (20 pontos!!!) E quando liga na velocidade 3 ou 4 até assobia!!! E alto!!!!

    Quanto à parte das 3 velocidades não estarem mais funcionando, isto indica que ele faz alguma cagada na parte elétrica. Na minha eu acabei trocando o compressor depois de tentar arrumar eu mesmo e fazer M.... Ai depois tive que levar em um alto eletrico para ajeitar a instalação. O cara fez umas cagadinhas mas depois acertou tudo. Ficou bom, mas é o melhor auto elétrico da cidade.

    Boa sorte.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #10
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    Nos dois casos ta mais parecendo q a borrocha q liga a saida do dreno esta solta ou mal encaixada, varifique a conexao, pde ser issoo, abraço.

  • #11
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    Galera para quem esta com agua saindo para dentro carro, e acho que para todos que estão dando manutenção no ar da hilux. Seria ideal retirar o sistema interno do ar onde fica o evaporador, fiz o serviço esses dias num domingo e para minha surpresa não acreditei como o ar ainda estava gelando, como o carro não possui filtro para o ar condicionado o sistema inteiro estava domado por poeira e o evaporador envolvido por uma lama preta e que deixava um odor de mofo no carro caso ele ficasse muito tempo fechado, feito a limpeza e tambem a troca das espumas que vedam a caixa e depois encher o sistema com gas com um serviço de 120 reais pronto o carro ficou com um ar condicionado zero até os vidro agora estão embaçando quanto a troca do gas é que preferi desmontar o evaporador para lavar fora do veiculo, mas caso deseje da para lavar sem tirar o gas do sistema porem da o dobro do trabalho.
    Em breve vou refazer o serviço para trocar o evaporador, não consegui limpar ele completamente, pois o aluminio das aletas ja estava bem corroido pela sujeira e encrostada nele dai ainda continua bem leve o odor de mofo, mesmo com a higienização do sistema, dai eu filmo o processo e deixo aqui no forum que vai ajudar bastante o pessoal.

  • #12
    caríssimos forenses, preciso trocar aquela chave que seleciona a intensidade do ar condicionado, alí no painel, porém ,apesar de já ter debulhado tudo ao redor dela, não consigo chegar nela para tira-la.Algum de vocês pode
    me ajudar? Estou me referindo a minha SW41993(japa)obrigado,gabriel

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