Postado originalmente por
Thiago Pereira
Na minha opinião teste em dinamômetro só vale para comparação e ainda assim apenas quando é utilizado o mesmo dinamômetro e com a mesma metodologia.
Quer saber quanto ganhou de potencia após uma reprogramação? Meça antes e depois no mesmo dinamômetro, da mesma maneira e de preferencia no menor espaço de tempo possível.
Quer comparar veículos diferentes? Faça exatamente da mesma forma acima.
Um teste feito em Belo Horizonte a 850 metros de altitude com outro feito no Rio de Janeiro próximo ao nível do mar a diferença já existe, imagina em equipamentos diferentes com manutenção diferente, calibração diferente e métodos diferentes.
Um outro exemplo é o teste de consumo, muitos criticam a revista quatro rodas que os testes de consumos são irreais, que ninguém consegue aqueles números e blábláblá, mas para mim o que importa é que eles seguem um método e tentam dentro do possível sempre manter os mesmos padrões, então se no teste deles o veiculo A tem consumo de 10 km/l e o veiculo B 11 km/l, é muito provável que o proprietário do veiculo A que nunca conseguiu fazer mais que 8 km/l se tivesse o B iria gastar um pouco menos, faria talvez uns 8,8 km/l...