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Convex Datacenter
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  • #409



    estou com algumas duvidas, a saida fria da turbina tem uma bitola pequena em relacao a entrada de ar (nao vou usar intercooler) essa "tubulacao " tem algum segredo?

    como faco pra girar o caracol? e manter a valvula reta tem algum segredo?
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #410
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    A tubulação não tem segredo quanto à bitola, basta que as conexões esteja bem vedadas e mecanicamente firmes (sob pena de ejetar alguma conexão com a pressão). E se tiver que usar mangote flexível, esse tem que ser próprio pra turbo, devido à alta pressão.

    Quanto a girar a turbina, se for do tipo sem waste-gate (APL), é só afrouxar os parafusos e escolher a melhor posição. Mas como falastes em válvula, então deve ter WG e nesse caso eu não sei se pode ser girada.



    Citação Postado originalmente por dudu83 Ver Post
    estou com algumas duvidas, a saida fria da turbina tem uma bitola pequena em relacao a entrada de ar (nao vou usar intercooler) essa "tubulacao " tem algum segredo?

    como faco pra girar o caracol? e manter a valvula reta tem algum segredo?

  • #411
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    Dudu,
    Na descarga da turbina, use mangueiras de silicone e abraçadeiras de tucho.
    Abs
    SW4 95 caveirão

  • #412
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    A tubulação não tem segredo quanto à bitola, basta que as conexões esteja bem vedadas e mecanicamente firmes (sob pena de ejetar alguma conexão com a pressão). E se tiver que usar mangote flexível, esse tem que ser próprio pra turbo, devido à alta pressão.

    Quanto a girar a turbina, se for do tipo sem waste-gate (APL), é só afrouxar os parafusos e escolher a melhor posição. Mas como falastes em válvula, então deve ter WG e nesse caso eu não sei se pode ser girada.
    algumas podem ser giradas sim também afrouxando os parafusos centrais e depois basta procurar que provavelmente vem alguns pontos de rosca sobrando pra permitir uma nova posição de fixação da wg.

  • #413
    elmer,
    depois que coloquei a turbina....so dor de cabeça....tinha uma viatura confiavel tanto para ir a padaria da esquina quanto para ir ate a argentina adorava o 14b ai fui inventar de turbinar,pior coisa que fiz.
    hoje tenho medo de tirar ela da garagem,mas como nao tenho como voltar atras.
    vamos aos fatos;
    fiz o procedimento anterior,depois de algum tempo parada na garagem
    fui ate santa catarina e na volta estorou a mangueira superior do radiador,parei de imediato,troquei
    a mangueira,e comecou a esquentar,chegou a uns 90graus,ai parei e tirei a valvula termostatica para aliviar o sistema e notei uma pressao no sistema,queimou a junta do cabeçote.
    esta trocando a junta e verificando outras possiveis causas,em outro mecanico.
    agora,o sr.jose ferreira de sao caetano do sul foi a pior experiencia que tive como mecanico de bandeirante e olha que o cara tem a oficina a mais de 20 anos e so mexe com diesel.
    nao indico a ninguem é uma oficina grande que fica perto do carrefor da av.do estado em sao caetano do sul/sao paulo corram de la,o cara so fez pilantragem comigo.
    dudu,
    todo este problema que venho passando foi por causa da mangueira de descarga da turbina que escapou,gracas a abraçadeira que nao foi apertada pelo instalador da turbina.motor foi pro saco e do dor de cabeça ate agora,custo total==$$$ perdi a conta,se fosse pelo lado racional ja tinha vendido a band,mas o emocional e a patroa ainda nao deixa.

  • #414
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    Felix,

    DIZEM que Turbinar motor que não está 100% é problema.

    Posso estar enganado, mas pressão na tubulação de água do radiador, é cabeçote trincado.
    Ou seja, a pressão da combustão do diesel vai para o sistema de arrefecimento.

    Aí a questão: foi o turbo que provocou isso? Não, mas ele acelerou o processo de desgaste de algo que não estava 100% dentro do motor.

    ..

    A minha Band eu turbinei tem 1 mês, mas ainda não rodei com ela.
    Abri o motor pra dar uma conferida e ver se estava tudo certinho.
    antes de abrir eu sabia que ela baixava óleo e estava tudo dentro das especificações do manual...
    Mas achei prudente abrir e verificar...

    quando abri, as camisas estavam comidas na lateral...
    Aí fiz TODO o motor.
    A culpa foi do turbo??....
    Não... mas pra eu colocar turbo, tinha que fazer o motor.
    Poderia não ter instalado o turbo e ter rodado mais uns 2 anos com o motor desse jeito, tranquilo!!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #415
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    Concordo com tudo.
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Felix,

    DIZEM que Turbinar motor que não está 100% é problema.
    Já turbinei um 14B que tinha mais de 60mil rodados e até hoje roda sem problema, mas o motor estava em perfeitas condições de funcionamento e foi necessário apenas revisar bomba e bicos, o que não pode acontecer é turbinar um motor que já esteja apresentando algum vazamento, consumindo óleo na combustão e/ou tenha baixa compressão, nesse caso com certeza a turbina vai acelerar o processo de desgaste de outros componentes.

    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Posso estar enganado, mas pressão na tubulação de água do radiador, é cabeçote trincado.
    Ou seja, a pressão da combustão do diesel vai para o sistema de arrefecimento.
    Já aconteceu comigo num 14B aspirado, achei que fosse problema no cabeçote mas após desmontar encontrei um ponto da junta queimada próximo da galeria de água, então parte da compressão era direcionada pro sistema de arrefecimento e acabava superaquecendo o motor. Bastou plainar a face do cabeçote e substituir a junta que resolveu o problema definitivamente.

    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Aí a questão: foi o turbo que provocou isso? Não, mas ele acelerou o processo de desgaste de algo que não estava 100% dentro do motor.
    exatamente, conforme falei acima.

    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    A minha Band eu turbinei tem 1 mês, mas ainda não rodei com ela.
    Abri o motor pra dar uma conferida e ver se estava tudo certinho.
    antes de abrir eu sabia que ela baixava óleo e estava tudo dentro das especificações do manual...
    Mas achei prudente abrir e verificar...

    quando abri, as camisas estavam comidas na lateral...
    Aí fiz TODO o motor.
    A culpa foi do turbo??....
    Não... mas pra eu colocar turbo, tinha que fazer o motor.
    Poderia não ter instalado o turbo e ter rodado mais uns 2 anos com o motor desse jeito, tranquilo!!
    Isso aí, esse é o procedimento correto, avaliar e revisar o que for necessário pra não ter surpresas a longo prazo.

    []'s

  • #416
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Também tive problema de vazamento de compressão do cilindro para o circuito de água depois de algum tempo rodando com a turbina. A junta de cabeçote que estava no motor era xing-ling (nem a espessura batia com os padrões) e não aguentou a pressão da turbina (e daqueles abusos que fazemos do carro recém turbinado). Foi trocar a junta e resolver o problema.

    O cabeçote do 14B tem uma galeria de água que passa bem próxima de um dos cilindros e se a junta não for de boa qualidade pode facilmente dar vazamento por ali.

    O sintoma é a "pressurização" do radiador, que joga água para fora e faz a temperatura ficar bastante instável.

  • #417
    Usuário Avatar de Rjblopes
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    Walter, acho que teno um problema similar, vc lembra a marca da junta e o lugar que vc comprou para resolver o seu caso? Obrigado, Rodrigo.

  • #418
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Rodrigo,
    Foi usada uma junta Sabó, mas não sei onde o mecânico a encomendou. Não deve ser difícil de encontrar em lojas que vendam peças para Toyota.
    Mas antes é preciso ver qual a espessura, pois existem 3 medidas, de acordo com as marcas (um a 3 piques) no canto da junta.

    Citação Postado originalmente por Rjblopes Ver Post
    Walter, acho que teno um problema similar, vc lembra a marca da junta e o lugar que vc comprou para resolver o seu caso? Obrigado, Rodrigo.

  • #419
    Ao desmontar o cabeçote vocês devem fazer a verificação das galerias de agua, a fim de encontrar e corrigir possíveis corrosões q possam deixar a parede muito fina, pois isso trará problemas ao correto acentamento da junta do cabeçote.
    TROLLER 3.0
    Ex. TOYBAND CURTA - RESGATE

  • #420
    elmer e pessoal.parece que esta tudo bem,depois de retificar o cabecote (digo realmente retificar pois a retifica onde foi enviado o cabeçote falou que ele nunca foi mexido) ou seja paguei por um trabalho que efetivamente nao foi feito,isso na mecanica do sr.jose ferreira de sao caetano do sul,casa com mais de 30 anos no mercado se alguem pretende levar a viatura la,fujam agora devo entrar na briga com ele para cobrar o que me foi cobrado indevidamente.
    bem,depois de rodar uns 2.400km com a viatura sem passar dos 100km/h com medo de dar algum problema.
    me senti mais seguro,agua nao baixou,oleo tambem nao,resolvi esticar 10% a mais e estabeleci velocidade de cruzeiro a 110km/h,foi muito bom ter a viatura em condiçoes satisfatorias novamente.
    comportamento a 110km/h=pedal do acelerador estava com bastante folga,acho que estava pela metade da aceleracao.
    rpm na reta na casa de 2.500
    pressao da turbina na reta 0,2 o relogio marca ate 05kg faixa amarela,depois de 05 a 1kg faixa verde e depois vai ate 2kg com faixa vermelha.
    temperatura na faixa normal.
    numa subida longa a pressao da turbina chegou a 0,3 e a 0,4 com giro na casa de 2.800rpm e a velocidade foi a 120km/h,tirei o pe e voltei a velocidade de cruzeiro de 100km/h.
    perguntas:
    esta normal o andamento das coisas.
    a sensacao que tenho é que a velocidade final deve ser bem digamos....interessante,pois existe folga no rpm/acelerador/turbina e pelo jeito muita folga ainda.
    alguem ja encostou o acelerador no assoalho pra ver o que acontece.?
    lembrando que a band nao é um carro de corrida,mais a curiosidade é grande.

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