Powered by vBulletin

Alongamento de diferencial Band turbo 11x35 ou 12x35?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 11 de 23 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 23456789101112131415161718192021 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 10/02/2014, 16:11
    Francisco Bicalho
    Citação:

Postado originalmente por helder.dir Ver Post
    Eu já havia baixado essa planilha e desde então eu estou MUITO curioso pra saber se ela está com total precisão...., alguém sabe quem elaborou?

Não, ela não é precisa. Foi criada por um cara chamado Rodrigo Moraes do grupo Toyoteiros Google e é cheia de erros.

Na verdade é perfeita na teoria, mas imperfeita na prática, ou seja, não dá para levar ao pé da letra.
  • 10/02/2014, 18:16
    titanium
    Chico, a planilha pode não ser perfeita, pois como já mencionei ela é teorica...
    Mas dá pra ter uma ÓTIMA noção da velocidade final com ela!!
  • 19/05/2014, 17:01
    macelofreitasam
    Bom dia a todos.
    Sou um apaixonado pelo 4x4 e gostaria de algumas dicas.
    Comprei uma viatura Band jipe curta ano 80, motor 608d cambio 4m.
    Minhas aventuras não é nada radical, mas gosto de passear com a família, principalmente na região da canastra em Minas Gerais.
    Partindo daí resolvi comprar a band, mas para viajar é doído de lerda, então gostaria de saber qual seria a solução pra poder ter um 4x4 na estrada pra viajar a 120km/h mas que de pra atravessar obstáculos leves (nada de trilhas pesadas).
    Ví aqui muito a respeito de alongar o diferencial para 11x35 ou 12x35 mas com o motor OM314 e turbinado.
    Será que alongando para 12X35 com o motor 608d turbinado fica legal?
    Como disse, é pra passeio com a familia.

Desde já agradeço aos amigos da lama!!!
    Forte abraço.
    Marcelo, Divinópolis-MG
  • 20/05/2014, 08:51
    Sergio c
    Eu acho que 12x35, mesmo com motor turbo, fica longa demais, seria vantajoso para quem viaja bastante, em rodovias mais retas e planas, e sozinho ou com amigos. Com a família e patroa, não dá pra pisar muito, senão, começam os xingamentos no ouvido rsrsrsrsrsrsr
  • 20/05/2014, 09:03
    Carlo Pecca
    Marcelo,
    pelo ano de sua Band 1980, creio que o teu motor é OM-314, também chamado de MB608. A relação 11X35 é mais indicada para motor aspirado e a 12X35 para os motores com turbo. Aqui no forum tem muita coisa a respeito de alongamento e turbinar o motor das Band. Tenha um pouco de paciência e leia os topicos a respeito de forma que vc poderá seguir um "up-graid" para a sua Bandeirante. Na janela "busca" vc coloca a palavra chave e os topicos a respeito são relacionados.
    Bem vindo a forum.
  • 20/05/2014, 10:37
    hercilio.neto
    Citação:

Postado originalmente por macelofreitasam Ver Post
    Bom dia a todos.
    Sou um apaixonado pelo 4x4 e gostaria de algumas dicas.
    Comprei uma viatura Band jipe curta ano 80, motor 608d cambio 4m.
    Minhas aventuras não é nada radical, mas gosto de passear com a família, principalmente na região da canastra em Minas Gerais.
    Partindo daí resolvi comprar a band, mas para viajar é doído de lerda, então gostaria de saber qual seria a solução pra poder ter um 4x4 na estrada pra viajar a 120km/h mas que de pra atravessar obstáculos leves (nada de trilhas pesadas).
    Ví aqui muito a respeito de alongar o diferencial para 11x35 ou 12x35 mas com o motor OM314 e turbinado.
    Será que alongando para 12X35 com o motor 608d turbinado fica legal?
    Como disse, é pra passeio com a familia.

Desde já agradeço aos amigos da lama!!!
    Forte abraço.
    Marcelo, Divinópolis-MG

Marcelo,
    Qual a medida dos pneus que voce está usando?
    Saiba que isso interfere no desempenho do veículo.

Por exemplo:
    O alongamento da relação 11x35 para 12x35 proporciona um aumento de 8,5% na velocidade final.
    A alteração do pneu de 31" para o pneu de 33" corresponde a um aumento de 5,5% na velocidade final.

Não é incomum encontrarmos Band com pneus menores do que 31" - o pneu original do jipe é 29" (650x16).
    Então, dependendo do pneu que você está usando, o problema pode ser minimizado com a adoção de pneus maiores.

Estude bem qual a configuração final que você deseja, pois tanto a troca do casal, quanto a troca dos pneus, são dispendiosas.
    Digo isso porque se você estiver com pneus pequenos e alongar bastante, ficará satisfeito com o resultado, mas se depois desejar e adotar pneus maiores, o desempenho vai ficar frouxo.

Espero ter ajudado.
  • 05/06/2014, 22:53
    macelofreitasam
    Obrigado a todos pelas dicas, em especial ao Hercilio. Vou partir para pneus maiores primeiramente. Se não der o resultado esperado ai alongo os diferenciais.
    Valew a força amigos !!!
  • 04/08/2014, 10:29
    MRCLGV
    Bom dia "xará"... (também tenho uma Band 1980, turbo, 4m "caixa sêca", mas é uma longa)

Uso a minha Band 90% cidade e o resto em trilhas leves... Coloquei os Pirelli Scorpion ATR 235/85 - R16 (equivalente a 31.7 pol's) e estou bastante contente até o momento, embora, eu notei uma diferença enorme contra os pneus velhos (245/60), pois o escalonamento ficou bem mais longo com mais de 2 polegadas extra de diametro... Além do tempo extra requerido para a aceleração devido a extra enegia cinética armazenada nos pneus, a frenagem também ficou mais "demorada"!!!

Recentemente, tenho considerado a possibilidade de alongar a relação, mas no "nosso caso" fica uma coisa bém melindrosa, visto que quando se troca a corõa e pinhão "todas as marchas" serão alongadas e no câmbio das nossas viaturas nao há as benditas reduzidas!!! (o que é uma bosta!)

Estou pesquisando se seria possível (e talvez bém mais em conta) alongar somente a 4a marcha, e assim manter a 1a e a Ré com o escalonamento original: visto que nao temos a caixa "reduzida"!!!

Enfim, estou pensando em colocar relação a 11X35 na minha viatura, porque imagino que com a relação 12X35 deve alongar demais a 1a marcha, e uma vêz que mesmo turbinada o meu motor ainda é o "original 314 de fábrica..." e a meu vêr, não vale a pena fazer muitos "ups" numa band muito antiga, pois se quiser vendê-la no futuro não pegarás muito mais no valor da revenda!

Pergunta: Voce já alongou a sua viatura? ou Já trocou os pneus? (estou muito satisfeito com os pirelli scorpion ATR 235/85 R16)

Abraco, Marcelo Gouveia.
  • 04/08/2014, 11:01
    Fband
    Citação:

Postado originalmente por MRCLGV Ver Post
    Bom dia "xará"... (também tenho uma Band 1980, turbo, 4m "caixa sêca", mas é uma longa)

Uso a minha Band 90% cidade e o resto em trilhas leves... Coloquei os Pirelli Scorpion ATR 235/85 - R16 (equivalente a 31.7 pol's) e estou bastante contente até o momento, embora, eu notei uma diferença enorme contra os pneus velhos (245/60), pois o escalonamento ficou bem mais longo com mais de 2 polegadas extra de diametro... Além do tempo extra requerido para a aceleração devido a extra enegia cinética armazenada nos pneus, a frenagem também ficou mais "demorada"!!!

Recentemente, tenho considerado a possibilidade de alongar a relação, mas no "nosso caso" fica uma coisa bém melindrosa, visto que quando se troca a corõa e pinhão "todas as marchas" serão alongadas e no câmbio das nossas viaturas nao há as benditas reduzidas!!! (o que é uma bosta!)

Estou pesquisando se seria possível (e talvez bém mais em conta) alongar somente a 4a marcha, e assim manter a 1a e a Ré com o escalonamento original: visto que nao temos a caixa "reduzida"!!!

Enfim, estou pensando em colocar relação a 11X35 na minha viatura, porque imagino que com a relação 12X35 deve alongar demais a 1a marcha, e uma vêz que mesmo turbinada o meu motor ainda é o "original 314 de fábrica..." e a meu vêr, não vale a pena fazer muitos "ups" numa band muito antiga, pois se quiser vendê-la no futuro não pegarás muito mais no valor da revenda!

Pergunta: Voce já alongou a sua viatura? ou Já trocou os pneus? (estou muito satisfeito com os pirelli scorpion ATR 235/85 R16)

Abraco, Marcelo Gouveia.

Talvez no seu caso seja mais conveniente instalar o câmbio 5 marchas...
    Coloca todos os custos na ponta do lápis pra ver qual seria melhor...

Abs
  • 04/08/2014, 11:47
    hercilio.neto
    Amigo Marcelo,
    Não sei se é operacionalmente viável trocar somente a 4 marcha do câmbio seco. Mas com certeza seria uma péssima ideia, para o desempenho do jipe.
    O escalonamento da terceira para quarta marcha já é meio distante e o giro do motor cai muito na mudança da marcha. E o contrário também acontece, ou seja, na redução exige muito giro.
    Então quando estiver na estrada em uma subida longa (mesmo que seja uma subida leve), voce não vai conseguir usar a quarta marcha.
    O cambio seco não tem como melhorar. Minha sugestão é a utilização de pneus de 31" e quando sair na estrada, ficar pianinho. Era assim que eu fazia.

Quem tem Band com cambio seco, se estiver disposto a gastar, deve pensar muito antes de fazer up-grades.
    Na maioria dos casos, compensa vender a Band e usar a grana pra comprar outra com cambio sincro(não sem antes curtir muito o jipe).
  • 05/08/2014, 10:59
    MRCLGV
    Obrigado pela idéia FBand, mas no caso das Bands de caixa seca, para mudar a caixa de marchas é necessário trocar os eixos também! o que onera muito toda a operação! (Já debati muito este causo!)

Obrigado mais uma vêz Hercílio!

Realmente, eu já pensei na idéia de trocar de Band... (mas ela é o meu primeiro amor! kkkkkk!!!) Vou terminar comprando outra e guardando a primeira para somente viagens curtas!

Abraços, Marcelo.
  • 05/08/2014, 16:23
    Radames Menegaz
    Quanto mais ou menos gasto $$$$ para cocolar uma relação 12x35??
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 11 de 23 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 23456789101112131415161718192021 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 07:30.