Não, ela não é precisa. Foi criada por um cara chamado Rodrigo Moraes do grupo Toyoteiros Google e é cheia de erros.
Na verdade é perfeita na teoria, mas imperfeita na prática, ou seja, não dá para levar ao pé da letra.
Versão Imprimível
Chico, a planilha pode não ser perfeita, pois como já mencionei ela é teorica...
Mas dá pra ter uma ÓTIMA noção da velocidade final com ela!!
Bom dia a todos.
Sou um apaixonado pelo 4x4 e gostaria de algumas dicas.
Comprei uma viatura Band jipe curta ano 80, motor 608d cambio 4m.
Minhas aventuras não é nada radical, mas gosto de passear com a família, principalmente na região da canastra em Minas Gerais.
Partindo daí resolvi comprar a band, mas para viajar é doído de lerda, então gostaria de saber qual seria a solução pra poder ter um 4x4 na estrada pra viajar a 120km/h mas que de pra atravessar obstáculos leves (nada de trilhas pesadas).
Ví aqui muito a respeito de alongar o diferencial para 11x35 ou 12x35 mas com o motor OM314 e turbinado.
Será que alongando para 12X35 com o motor 608d turbinado fica legal?
Como disse, é pra passeio com a familia.
Desde já agradeço aos amigos da lama!!!
Forte abraço.
Marcelo, Divinópolis-MG
Eu acho que 12x35, mesmo com motor turbo, fica longa demais, seria vantajoso para quem viaja bastante, em rodovias mais retas e planas, e sozinho ou com amigos. Com a família e patroa, não dá pra pisar muito, senão, começam os xingamentos no ouvido rsrsrsrsrsrsr
Marcelo,
pelo ano de sua Band 1980, creio que o teu motor é OM-314, também chamado de MB608. A relação 11X35 é mais indicada para motor aspirado e a 12X35 para os motores com turbo. Aqui no forum tem muita coisa a respeito de alongamento e turbinar o motor das Band. Tenha um pouco de paciência e leia os topicos a respeito de forma que vc poderá seguir um "up-graid" para a sua Bandeirante. Na janela "busca" vc coloca a palavra chave e os topicos a respeito são relacionados.
Bem vindo a forum.
Marcelo,
Qual a medida dos pneus que voce está usando?
Saiba que isso interfere no desempenho do veículo.
Por exemplo:
O alongamento da relação 11x35 para 12x35 proporciona um aumento de 8,5% na velocidade final.
A alteração do pneu de 31" para o pneu de 33" corresponde a um aumento de 5,5% na velocidade final.
Não é incomum encontrarmos Band com pneus menores do que 31" - o pneu original do jipe é 29" (650x16).
Então, dependendo do pneu que você está usando, o problema pode ser minimizado com a adoção de pneus maiores.
Estude bem qual a configuração final que você deseja, pois tanto a troca do casal, quanto a troca dos pneus, são dispendiosas.
Digo isso porque se você estiver com pneus pequenos e alongar bastante, ficará satisfeito com o resultado, mas se depois desejar e adotar pneus maiores, o desempenho vai ficar frouxo.
Espero ter ajudado.
Obrigado a todos pelas dicas, em especial ao Hercilio. Vou partir para pneus maiores primeiramente. Se não der o resultado esperado ai alongo os diferenciais.
Valew a força amigos !!!
Bom dia "xará"... (também tenho uma Band 1980, turbo, 4m "caixa sêca", mas é uma longa)
Uso a minha Band 90% cidade e o resto em trilhas leves... Coloquei os Pirelli Scorpion ATR 235/85 - R16 (equivalente a 31.7 pol's) e estou bastante contente até o momento, embora, eu notei uma diferença enorme contra os pneus velhos (245/60), pois o escalonamento ficou bem mais longo com mais de 2 polegadas extra de diametro... Além do tempo extra requerido para a aceleração devido a extra enegia cinética armazenada nos pneus, a frenagem também ficou mais "demorada"!!!
Recentemente, tenho considerado a possibilidade de alongar a relação, mas no "nosso caso" fica uma coisa bém melindrosa, visto que quando se troca a corõa e pinhão "todas as marchas" serão alongadas e no câmbio das nossas viaturas nao há as benditas reduzidas!!! (o que é uma bosta!)
Estou pesquisando se seria possível (e talvez bém mais em conta) alongar somente a 4a marcha, e assim manter a 1a e a Ré com o escalonamento original: visto que nao temos a caixa "reduzida"!!!
Enfim, estou pensando em colocar relação a 11X35 na minha viatura, porque imagino que com a relação 12X35 deve alongar demais a 1a marcha, e uma vêz que mesmo turbinada o meu motor ainda é o "original 314 de fábrica..." e a meu vêr, não vale a pena fazer muitos "ups" numa band muito antiga, pois se quiser vendê-la no futuro não pegarás muito mais no valor da revenda!
Pergunta: Voce já alongou a sua viatura? ou Já trocou os pneus? (estou muito satisfeito com os pirelli scorpion ATR 235/85 R16)
Abraco, Marcelo Gouveia.
Amigo Marcelo,
Não sei se é operacionalmente viável trocar somente a 4 marcha do câmbio seco. Mas com certeza seria uma péssima ideia, para o desempenho do jipe.
O escalonamento da terceira para quarta marcha já é meio distante e o giro do motor cai muito na mudança da marcha. E o contrário também acontece, ou seja, na redução exige muito giro.
Então quando estiver na estrada em uma subida longa (mesmo que seja uma subida leve), voce não vai conseguir usar a quarta marcha.
O cambio seco não tem como melhorar. Minha sugestão é a utilização de pneus de 31" e quando sair na estrada, ficar pianinho. Era assim que eu fazia.
Quem tem Band com cambio seco, se estiver disposto a gastar, deve pensar muito antes de fazer up-grades.
Na maioria dos casos, compensa vender a Band e usar a grana pra comprar outra com cambio sincro(não sem antes curtir muito o jipe).
Obrigado pela idéia FBand, mas no caso das Bands de caixa seca, para mudar a caixa de marchas é necessário trocar os eixos também! o que onera muito toda a operação! (Já debati muito este causo!)
Obrigado mais uma vêz Hercílio!
Realmente, eu já pensei na idéia de trocar de Band... (mas ela é o meu primeiro amor! kkkkkk!!!) Vou terminar comprando outra e guardando a primeira para somente viagens curtas!
Abraços, Marcelo.
Quanto mais ou menos gasto $$$$ para cocolar uma relação 12x35??