Postado originalmente por
mecamaniaco
Pessoal, deixa eu dar uma dica rápida para vocês....
Como o mecânico do nosso amigo "DeMelo" disse, a vantagem de se usar intercooler em nossas bands não é assim tão grande, e não é mesmo, principalmente se vocês usam turbinas da família APL ou compatíveis.... Isso deve-se ao fato de que essas turbinas não mantém pressão durante todo o tempo de funcionamento do motor, elas "enchem" somente quando o motor é mais exigido, por isso de a pressão se manter baixa ou nula quando se está numa reta ou numa descida! Turbinas valvuladas ou do tipo TGV usadas em motores mais novos são extremamente PEQUENAS, algumas inclusive já dão pressão com o carro parado, neste caso o ar fica constantemente pressurizado e, por sua vez, aquecido.
O uso de turbinas menores implica no uso de uma solução de resfriamento, uma vez que essas turbinas tendem a manter a pressão máxima regulada durante todo o tempo de funcionamento do motor, praticamente independendo da cada aplicada ao mesmo.
Em resumo é isso, se vocês usam turbinas "pequenas", o uso de intercooler torna-se praticamente obrigatório, se for turbina convencional tipo APL da vida (não valvulada), pode deixar o intercooler em segundo plano, a diferença não será assim tão grande!