Powered by vBulletin

Alongamento de diferencial Band turbo 11x35 ou 12x35?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 23 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 06/02/2013, 13:33
    titanium
    Citação:

Postado originalmente por maikpenner Ver Post
    Titanium, você está correto. Se hoje você sobe algumas ladeiras em terceira, certamente terá que subir em segunda (se não turbinar).
    Você alonga exatamente pra ter mais marcha, mas perde força.
    Sua quarta, vai parecer uma quinta, a terceira uma quarta e assim sucessivamente.
    Sair em primeira, vai ser quase como que sair em segunda marcha.
    Ha perda de força nas subidas quando se alonga, mas a turbina compensa essa perda.

Turbinar sai mais barato que alongar e o custo x benefício é infinitamente melhor.
    Eu gastei 1700 para turbinar minha Band.
    Kit OM-364 (950 reais) + Turbina Garrett Recondicionada (450 reais) + Escape (300 reais)
    Se você for alongar vai gastar pelo menos 2300 reais na coroa e pinhao mais a MO.

Antes de turbinar eu costumava viajar a 80-90... acima disso o barulho do alto giro me incomodava.
    Agora eu viajo 100... numa boa... a turbina também reduz o ruído do motor...
    Agora quero alongar para poder viajar a 110, com baixo ruído...
    Então vá pelo caminho das pedras. Turbine primeiro e deixe sua Band pronta pra receber a relação depois.
    Tenho certeza que a Turbina sozinha já te satisfará muito mais que a relação alongada (sem turbina).
    Na sua atual condição, se turbinar, as ladeiras que você subia em terceira, vai poder subir em quarta tranquilamente, sem precisar trocar marcha e sem perder embalo.

Agora que a minha Band está turbinada, estou esperando a chegada da relação.
    Já encomendei ha mais de 1 mês, e pelo jeito ainda vai levar mais 1 mês pra entregarem.
    Caso vá mesmo alongar, programe-se pra não ficar com a Band parada, pois as peças demoram certo tempo.

Att
    Maik Penner

Grande Maik,

Eu acabei de refazer uns cálculos aqui e PARECE que existe uma sobra de gordura que talvez dê para Turbinar.
    Mas acho que SÓ turbinar, sem nenhum outro pinduricalho (tipo aumentar a vazão dos bicos injetores, escapamento dimensionado, intercooler, etc.)...

O que você acha desta situação?

Abraços
  • 06/02/2013, 13:43
    Francisco Bicalho
    Citação:

Postado originalmente por titanium Ver Post
    DeMelo e Bicalho,

DIGAMOS que eu consiga Turbinar a viatura......
    Pergunto: consigo Apenas Turbinar??? Sem instalar o intercooler??

Pelo que li, o problema seria o aquecimento da viatura, correto!?
    Mas vi também que é uma excelente opção instalar a ventoinha de 10 pás de plastico do om352 (mb 1113), Por conta do Aquecimento, correto!?!?

Alguém poderia me passar uma idéia de custo x benefício?

Titanium (esqueci o seu nome), em termos de custo benefício, o ideal é instalar a turbina, o intercooler, e a descarga de 2.5 polegadas com a marmita turbão, e depois mexer na bomba injetora, abrindo o débito da bomba.

A questão do intecooler tem a ver com aquecimento, mas não como você descreve, ou seja, não é o aquecimento do bloco que é resolvido com o resfriamento do fluido do radiador usando uma ventoinha de 10 pás. O que acontece com a turbina é que o ar que é jogado para o coletor de admissão é muito quente, e conforme o carro esquenta e esquentam os gases de admissão (e de descarga por consequência), o motor perde força, e não é pouca coisa. O intercooler refrigera o ar da admissão e mantém o sistema menos quente, ou seja, o carro anda mais. Porque anda mais? A turbina é conhecida como 'turbo compressor', e não só acelera o ar para dentro do motor (e para fora), como comprime o ar. O ar quente é menos comprimido que o ar frio, porque o calor expande os gases, portanto, o ar mais frio possível é o ideal, por isso instalar um intercooler grande como o do VW 8-150, e não um pequeno como em alguns dos kits vendidos na internet.

Ou seja, o seu carro com os diferenciais alongados vai ficar lerdo, isso é certo, com apenas a turbina, menos lerdo, com a turbina e o intercooler, pelo que a galera que tem 314 fala (e com a 11x35) deve ficar na conta certa.

Abraço;
    Chico
  • 06/02/2013, 15:57
    titanium
    3 Anexo(s)
    Olá Chico!

Meu caro, eu entendo e Concordo com tudo o que você colocou!
    Mas estou diante de uma pequena reforma da viatura, o que implica ter que priorizar vários upgrades essenciais (e alguns desejáveis), mas o complicador é a Grana curta! rsrsrs..

Então, basicamente, eu estou tentando, com a ajuda e orientação de vocês, mais experientes, encontrar uma situação interessante.
    Ou seja, um bom custo x benefício ante um cenário de restrições orçamentárias!
    :D

Assim, gostaria de agradecer as opiniões; e, ainda, perguntar o que acham da comparação:

Relação ATUAL:
    Anexo 393863

Relação 11x35 c/ pneus atuais (265/75r16):
    Anexo 393862

Relação 11x35 c/ pneus Menores (7.00x16)
    Anexo 393861

Percebam que Alongar a relação para 11x35 e ao mesmo tempo reduzir o tamanho dos pneus (por uns que eu já tenho em casa - 7.00 x 16), é uma situação intermediária entre o que tenho hoje e o que teria apenas alongando para a 11x35.

Teria uma redução de 200 RPM com a última configuração.
    E pergunto: será que o om314 não conseguiria tocar bem esse conjunto por um tempo?

:pipoca:

Abraços,
    Daniel.
  • 06/02/2013, 16:07
    MarcioNatal
    Citação:

Marcio, eu já ouvi falar nessa planilha!
    Você poderia mandar para mim por e-mail?
    Mandei MP para você!

Abraços

Lógico Titanium, será um prazer!! Já foi!
    Bom proveito.

Márcio Humberto
  • 06/02/2013, 16:38
    Casa da transmissão4x4
    Pessoal, só para ajudar a relação 12x35 e complicada de colocar no fucinho, como o pinhão tem 12 dentes uma das porcas vai ficar muito para fora e a outra muito para dentro, pode ate tornear para compensar a diferença porem se uma hora precisar de voltar para uma relação comum será necessario trocar a caixa satelite. Imagino tambem que um dos rolamentos vai forçar mais que o outro.
  • 06/02/2013, 18:24
    Dimasi
    Titanium,
    A Band ( todos os motores ) dá trabalhar tranquilamente turbinada sem o intercooler. Como já foi dito vc deixa de aproveitar ao máximo o turbo. Fazendo o básico, turbina, escape de 2,5" com turbão e um grau na BI já fica outro motor. Agora se o assunto é sonhar, conheço uma Band OM 314 turbo, 5M com pistões, bielas e comando do 366, lubrificação refeita, que é o bicho. Chega a 4.000 RPM. Para eu acompanhar mesmo com o 14bT tenho que suar hehehehe.
  • 06/02/2013, 19:29
    maikpenner
    Tudo que o Chico falou está corretíssimo.
    A receita correta é a que ele passou.
    Mas nada impede de você fazer as coisas aos poucos.

A minha eu Turbinei sem intercooler, já rodei 5.000 km e a temperatura se mantém normal em 95% do tempo.
    Apenas em longas serras, ela passa de 83ºC para 90ºC. Mas nada assustador.
    O intercooler pode ficar para um segundo plano. É interessante ter, mas não é algo completamente indispensável.
    Você pode instalar depois que sobrar uma graninha.

O escapamento você pode manter o original, mas vai ter que tirar um dos abafadores.
    De preferência colocar um com2,5" pra não haver restrição com abafador turbão.
    Bicos injetores eu não mexi. Só precisa se você quiser fazer uma preparação mais forte.
    Meu conjunto está trabalhando com 1kg de pressão e vai muito bem.

Eu gastei 1700 pra turbinar. Se tirar o escapamento do orçamento, gastei 1400 dinheiros.
    Quando der, vou partir pro intercooler.

Agora estou aguardando chegar a relação 11x35.
  • 06/02/2013, 19:38
    PP5GAS
    Citação:

Olá FBand!
    É que em alguns lugares o termo maçarico serve para identificar o motor Sem turbo.
    Inclusive já vi alguns mecânicos usando esse termo!
    :)

:concordo:

O termo "Maçarico" é conhecido na estrada desde o início dos anos 70 quando começaram a rodar os famosos Scania 110 turbinados.
    Os caminhões sem turbina soltavam uma tocha de fogo pelo escapamento, principalmente em subidas íngremes enquanto os outros não.
    Comos 110 eram os mais rápidos da estrada, na época, os motoristas destes divertiam-se em chamar os outros caminhões de Maçaricos. Presenciei muitas destas chacotas acompanhando meu pai (que sonhava acordado com um Scania turbinado) pelo norte e nordeste brasileiro.
    Eis uma versão para o termo, deve haver outras.
  • 06/02/2013, 20:01
    MarcioNatal
    Valeu Sofiati(PP5GAS). Vivendo e aprendendo! Agora sei o porquê do termo.

73

Márcio Humberto (PS7BY)
  • 06/02/2013, 21:36
    junior888
    vou dar minha opinião. eu acho que vc nao deve alongar antes de turbinar, a band vai ficar realmente fraca em subidas, e até mesmo para pegar velocidade nas retas, e fora que ficara até perigoso na estrada... imagine vc ultrapassando um caminhao, e na metade dele, vc nao tem mais motor para ultrapassar, e nesse meio tempo, esta vindo um outro veiculo... nao quero nem pensar... bom, com o que vc gasta alongando, calculo eu, que da para turbinar, e ainda deve sobrar algum dinheiro pra cerveja... mas tudo depende da mao de obra.
    obs: desculpe o exemplo que citei, mas realmente, acho que se torna perigoso.
  • 07/02/2013, 09:55
    Fe_jipeiro
    Titanium ...

Vc usa a 4x4 da sua band ???

Se não ... alongue o dif traseiro e turbine seu motor como se deve ... faça uma vez, mas faça bem feito ... depois só não esqueça de remover o cardan dianteiro para não esquecer e ligar a 4x4 ... rsrsrs .. Senão moe tudo ... e mais pra frente, vc faria o dif dianteiro.

Agora se vc usa a tração, turbine antes, pois como sua band é o modelo maior que tem e mais pesado também, vc não vai ter força na cidade e na estrada para tocar a relação em casos extremos de necessidade, ex: ultrapassagens, retomadas, etc etc como já falaram aqui ...

Se vc carrega peso com sua band, o correto era vc não alongar o diferencial e sim, colocar um cambio 5M com motor turbinado.

Absss
  • 07/02/2013, 10:18
    titanium
    Opa! Voltei!
    :D

Eita Dimasi, esse motorzão do seu amigo está Forte, heim!?!?
    Quem sabe um diiiaaa!? rsrs

Maik, me conta como fez para pagar tão barato na turbina e no kit turbo!?!?
    Você montou seu kit ou comprou pronto?
    Me passa o caminho das pedras ae, meu camarada, por favor.

Junior, eu entendi o lance da força..
    Mas por isso eu perguntei, algumas mensagens atrás, sobre a comparação entre relações que fiz...
    "Atual"
    "Alongada"
    "Alongada com pneus menores"

A terceira opção ficaria fácil para mim, pois já tenho os pneus menores e segundo a planilha que o Marcio compartilhou, seria justamente o meio termo entre o cenário atual e o cenário alongado (com 11x35).
    Será que mesmo assim ficaria ruim de empurrar?

Grande Felippe!
    Meu caro, eu uso o 4x4 sim.
    Faço alguns passeios leves e médios (no máximo)... e uso o 4x4 para não forçar o eixo traseiro.
    Mas até fiquei interessado nessa possibilidade, pois daria para turbinar e "intercoolar" a viatura (seguindo a receita ideal).
    Só ficaria com a limitação de não poder usar a tração.
    É algo a se pensar sim!
    Obrigado pela idéia!!!

MASSS estive fazendo uns cálculos ontem e vi que Talvez dê para turbinar a viatura E alongar.
    Vamos ver se esse cenário se confirma.
    :cool:

Pessoal, mais uma vez, Muito Obrigado pela força e orientações!

Abraços a todos!!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 23 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 10:57.