Olá Sergio, segue a referência do Cofap Turbogaz para F-4000: GL 13080.
Já vi algumas Bands com o amortecedor da Ranger, só elogios também!
Versão Imprimível
É importante que o amortecedor seja de dupla ação, pois as molas rebatem forte e a Band acaba pulando e jogando todo mundo pra cima.
O da Ranger tem tamanho e olhais compatíveis com a Band.
Cod GL12343
Valeu pelas dicas Hercilio e Arranca toco, vou dar uma pesquisada.
Finalmente carroceria acertada e em viagem ao funileiro...
Anexo 519380
Enquanto isso na oficina...
Anexo 519381Anexo 519382Anexo 519383
Refizemos e reforçamos todas as travessas do Arranca Toco pra evitar qualquer tipo de torção, as antigas estavam bem deterioradas e com algumas partes podres.
Na ocasião encontrei nas minhas tralhas um cilindro de ar da Pa Carregadeira Michigan 55C que é idêntico ao do Caminhão MB 1113, e acabei instalando ao chassi visto que o motor que adquiri tem um excelente compressor de ar do Ford Cargo. Assim poderei usar várias ferramentas pneumáticas e até mesmo pra encher pneus e bater um ar na poeira de dentro do cock pit.
No bigodinho na ponta do chassi traseiro foi feito um reforço no caso do jipe vier a tombar e servirá tambem como suporte de um parabarro tipo lameiro que ainda estou por confeccionar.
Aproveitei o velho extintor e fiz uma engenhoca hehehe. Trata-se de um Snorkel para os diferenciais, cambio, e respiro do tanque de combustível, espero que de certo rsrsrsrs.
Bom dia amigos!
Esta semana daremos início a adaptação do Motor Cummins com o Cambio Toyota, enquanto vamos nos preparando para a empreitada vou falando um pouco a respeito do motor.
Trouxe-o esta manhã a oficina para os meninos da "velha guarda" analisarem de perto o que precisa ser feito.
Anexo 519469Anexo 519470
Tenho certeza de que assim como eu, muitos aqui estão curiosos e com muitas dúvidas então vou resumindo ao máximo e tentando explicar da melhor forma possível.
Adquiri este motor a alguns meses através de um site de compras e vendas (OLX). O vendedor era de Londrina (110 KM de Maringa) representante na empresa Tecnomotor especializados em bombas injetoras. O 4BT estava parado a alguns meses juntamente com um MWM X10 enorme de 4cc e um Cummins 6BT, então fiz uma proposta ao gerente da firma que aceitou a oferta de me entregar o motor retificado standard com 150CV com kits pistões da F-250 de 3 canaletas e com todos os acessórios para que eu pudesse adaptar da Band.
Segundo Junior (Tecnomotor), o Cummins é derivado de uma Retroescavadeira Case 580H, e disse ser o mesmo que equipa as F-350 e alguns modelos do Ford Cargo 815.
Antes mesmo de comprar o motor eu já havia visitado a Casa Ford auto peças em Maringá e conversado muito com o proprietario Gilberto expondo a situação de adaptação que eu estava prestes a fazer.
Ele me informou que este motor também equipou algumas F-250 me parece que as mais antigas e sanou muitas de minhas dúvidas por isso acabei decidindo optar pelo Cummins.
No 4BT que comprei do junior foi adicionado o motor de partida da F-250 assim como o alternador de 90Ah da mesma, anti capa seca do caminhão Cargo 815 que também equipa o VW 8-150, juntamente com o compressor de ar, volante e cremalheira todos derivados do caminhão Ford.
O carter teve de ser substituído por um mais "raso" veicular pra que evitasse contato com o diferencial dianteiro da Band e a bomba injetora Delphi (estacionária de uso agrícola) também teve de ser substituída por uma veicular nova da linha Bosch e os bicos injetores também.
A bomba de vácuo que vai acoplada no Bloco do motor até o Hidrovácuo através de uma mangueira também foi susbstituída por uma menor e a instalamos junto ao compressor de ar deixando o bloco livre e espaço suficiente para o compressor de ar poder trabalhar juntamente com a bomba de DH que também vai instalada no pé do compressor. Segue a foto:
Anexo 519473
Gostei muito da concepção de poder utilizar todos estes equipamentos tocados diretamente pelas engrenagens do motor, fica bem prático e de fácil manuseio diminuindo bastante o espaço a ser utilizado. No instante que o funcionamos não tive dúvidas de que seria uma fera embaixo daquele capô azul, o sorriso foi até na orelha rsrsrsrsrs.
Assim o motor fica completo, ou pelo menos quase hehehehehehe...
Belo motor Arranca Toco, mas vai te dar um belo trabalho adaptá-lo na bandeirante. Sucesso nessa empreitada....
Sim, esse motor saiu nas primeiras F250 98/99 e continuou nos F350 e F4000 com bomba mecânica mesmo depois da norma Euro 4.
obs: cc é cilindrada cúbica.
[]'s
Temos uma f350 na roça dessas euro sei lá quanto das mais novas último modelo do 4bt, e o motor foi bem capado pra passar nas normas de emissões da época. Tem só 120 cv, bem mais amarrado que os antigos. Hoje ela e a 4000 vem com um 2.8 cummins que não sei dizer se presta ou não. Mas esse 4bt das ultimas é um senhor motor e gira bem parecido com o OM-364 da Band, porém mais "liso"
Conseguimos dar início a adaptação, realmente é um pouco trabalhoso, porém nada impossível,
Terei de substituir a anti capa seca, o volante e cremalheira do Ford Cargo 815, pois ficaria um conjunto comprido demais se mantivesse esta configuração, após a anti capa vai ainda a capa seca, está sim é enorme e ficaria muito desproporcional tendo que cortar inclusive partes da carroceria pra se ajeitar. Se a Band fosse Longa não me preocuparia tanto mas mesmo assim a capa seca é desconformada de grande hehehe. Vale lembrar que a Band só possui a capa seca que vai diretamente farafusada ao motor não existe esta anti capa seca. Segue fotos da Anti capa e do volante com a cremalheira desmontados:
Anexo 519636Anexo 519637Anexo 519638
Após este probleminha fiz uma visita ao Gilberto da Casa Ford auto peças Maringá, ele gentilmente me emprestou uma capa seca da F-250 para que eu pudesse efetuar algumas medidas. A capa que ele me emprestou tem o tamanho compatível com a da Band, é cerca de 2cm menor de diametro que a que está acoplada ao OM314S.
Anexo 519639Anexo 519640
O fato da capa seca da F-250 ser menor já impede que eu possa usar o disco de embreagem da Bandeirantes, então adquiri um conjunto novo de Plato e Disco da mesma para motor Cummins. Dessa forma o Gilberto me orientou a colocar todo o sistema de embreagem da F-250 que por sinal é Hidráulico, e assim não ficará tantas adaptações, apenas entre o cambio e a capa seca.
Anexo 519641
O Disco cummins serviu perfeitamente no entalhado do eixo do cambio 4 marchas da Band, não deixando folgas, inclusive levei o cambio até a Embremar para que o proprietário desse uma opinião a respeito, segundo ele posso ficar tranquilo. Não sei se posso dizer o mesmo do cambio de 5 marchas pois um de nossos colegas adaptou um desses no engesa também com Motor Cummins e me parece que teve de substituir por uma ponta da Silverado Diesel 6cc.
Meu problema foi resolvido em partes, pois eu ainda precisava da anti capa seca pra acoplar ao motor juntamente com um volante e cremalheira da F-250, estas peças o Gilberto não dispunha, apenas por encomenda e o preço iria as estrelas, então resolvi fazer um giro pelos desmanches em Maringá pra ver se encontrava algo e acho que tive sorte, aliás muita sorte pois estas peças são moscas brancas.
Anexo 519642 Anexo 519643
Fui encontrar nos confins de Sarandi-PR, o vendedor Valdinei ainda aceitou minhas peças como base de troca, então paguei apenas pela capa seca, o volante, cremalheira e anti capa saíram na faixa. Logicamente meus acessórios valiam muito mais do que os dele, porém meu problema agora ficou resolvido. Ufa!!!!
Aproveitei que estava no desmanche e adquiri 1 par de pinças da S10 2008 pro Arranca toco, o gerente da MH Toyota Maringá disse que é a mesma que equipa as Bands nesses kits que vendem pela net, mas a furação conforme comparei é totalmente diferente. Pro meu desprazer agora terei de rebolar pra fazer uma mudança nos suportes das pinças. A vida é assim mesmo, ganha-se uma e perde-se outras rsrsrrs
Logo depois fui correndo a Casa Ford e devolvi a capa seca emprestada ao Gilberto, mas acabei comprando o kit embreagem Hidráulica da F-250 com ele, e que pra minha alegria ele tinha um kit usado em excelentes condições. Não tive dúvida e bati o martelo na compra. hehehehehe
Agora o negócio é voltar ao projeto na oficina e por a mão na massa!!!
Apesar de usarem o mesmo pistão, reparo e pastilha, as pinças não são compatíveis. Os cavaletes são diferentes como vc já viu e a pinça da s10 é projetada pra um disco mais espesso, mesmo se vc refurar os cavaletes pra montar no suporte da toyota não vai dar freio porque os pistões precisam afastar muito pra alcançar o disco da band.
Se eu fosse vc tentaria devolver as pinças, já tive um jogo dessas no meu jeep e o pedal era baixo o tempo todo, usamos calços nas pastilhas mas não melhorou quase nada, o freio só ficou bom quando troquei pelas pinças próprias da Band.
[]'s