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  • 11/12/2015, 07:42
    Arranca Toco
    Citação:

    Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Amigo,
    Parece que o o amortecedor tem um coilover.
    Você poderia detalhar como foi adaptado?

    Anexo 518341

    Exatamente Hercílio, eu diria que está mais pra amortecedor dianteiro do Gol bola que pra Coilover heheheheh....
    Esta foi a solução mais econômica e eficaz que encontrei pra resolver de uma vez o problema do jipe passarinhar na estrada.
    Com os pneus 33X12,5 R15 já muda muito a direção, depois inventei de passar as molas por cima do eixo diferencial aí piorou de vez, o jipe a 80 KM/h não parava na pista. Este sistema resolveu 100% meu problema, porém o jipe ficou mais durinho na frente por ter 2 amortecedores em cada roda. Acredito que em jipes do ano 81 pra cima não tenha este problema pois as molas são mais macias e um pouco mais longas podendo adaptar sem problemas e no meu caso acredite se quiser, as molas são originais e curtas é um tremendo "queixo-duro". Assim que desmontar por completo vou encaminhá-lo a uma oficina especializada em molejos pra saber o que pode ser feito pra tornar esta suspensão mais confortável, ela ainda tem muitas lâminas a mais no feixe de molas.
    Agora aos detalhes: Se achar conveniente este sistema, o ideal seria cortar uma volta de cada mola do Gol pra que a frente do jipe não fique mais alta do que a traseira, assim ele entrará melhor nas curvas. O suporte inferior desse "coilover" no meu caso foi soldado diretamente no diferencial e a parte superior foi feito um suporte em barra chata 1/2 polegada parafusado ao chassi que por sua vez ficava parafusado na parte de cima do amortecedor.
  • 11/12/2015, 12:19
    Elmer_Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por Arranca Toco Ver Post
    Exatamente Hercílio, eu diria que está mais pra amortecedor dianteiro do Gol bola que pra Coilover heheheheh....
    Esta foi a solução mais econômica e eficaz que encontrei pra resolver de uma vez o problema do jipe passarinhar na estrada.
    Com os pneus 33X12,5 R15 já muda muito a direção, depois inventei de passar as molas por cima do eixo diferencial aí piorou de vez, o jipe a 80 KM/h não parava na pista. Este sistema resolveu 100% meu problema, porém o jipe ficou mais durinho na frente por ter 2 amortecedores em cada roda. Acredito que em jipes do ano 81 pra cima não tenha este problema pois as molas são mais macias e um pouco mais longas podendo adaptar sem problemas e no meu caso acredite se quiser, as molas são originais e curtas é um tremendo "queixo-duro". Assim que desmontar por completo vou encaminhá-lo a uma oficina especializada em molejos pra saber o que pode ser feito pra tornar esta suspensão mais confortável, ela ainda tem muitas lâminas a mais no feixe de molas.

    Já que vc não tem receio com adaptação pesada, instale os feixes da 95 em diante, passe os jumelos pra trás da roda e utilize amortecedores pressurizados, a absorção de impactos melhora muito, sem a necessidade de amortecedores ou molas extras.
    O "passarinhar" é cáster fora de medida, basta deixar com 5 a 7 graus positivos que acaba com o problema.
    Outro detalhe, instale o amortecedor de direção na barra longa.

    []'s
  • 11/12/2015, 15:09
    lucciano amaral
    parabens pela empreitada, showw de bola, vou acompanhar o topico
  • 12/12/2015, 12:44
    Arranca Toco
    Citação:

    Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Já que vc não tem receio com adaptação pesada, instale os feixes da 95 em diante, passe os jumelos pra trás da roda e utilize amortecedores pressurizados, a absorção de impactos melhora muito, sem a necessidade de amortecedores ou molas extras.
    O "passarinhar" é cáster fora de medida, basta deixar com 5 a 7 graus positivos que acaba com o problema.
    Outro detalhe, instale o amortecedor de direção na barra longa.

    []'s

    Olá Elmer, vc diz o feixe da toyota pick up ou jipe? Se não me engano o feixe da pick up é mais longo não é? Quanto a montar o feixe invertido faz um pouco de sentido sim, ele pode ficar bem mais macio, ai teria de mudar a posição do suportes também não é? De qualquer forma vou verificar com o pessoal das Molas Germani daqui de Maringá, são experts no assunto, estão no ramo a mais de 40 anos.
    Quando o jipe passarinhava, o caster já havia sido alterado, tive de alterar inclusive o xime cortando e girando 0,5cm para trás, mas acho que foi pouco...
    Já copiei em relação a barra de direção, vou acrescentar um amortecedor pra ver se resolve e aproveitar e trocar os terminais de direção pelo do caminhão Chevrolet D-60 que são maiores, os da Toyota estão estourando muito rápido, não venço ficar trocando.
    Abraços e obrigado pela dica companheiro!!!!
  • 12/12/2015, 13:20
    Arranca Toco
    3 Anexo(s)
    Ontem a tarde tive uma bela surpresa ao chegar em casa...
    Finalmente chegaram os novos sapatinhos do Arranca Toco.
    Saem de cena as Rodas de ferro Daytona 15 X 8" off set -25 e pneus ressecados e dão entrada os Pneus Adventuro 33X12,5 R15 e rodas de liga 15 X 10" Fortwheel off set -44.
    Comprei com o vendedor Rodner do site Gama4x4, tive um ótimo atendimento, o produto chegou em 10 dias.

    Anexo 518424Anexo 518425Anexo 518426
  • 12/12/2015, 13:33
    Sergio c
    Que bela compra Arranca Toco......
  • 12/12/2015, 13:41
    Arranca Toco
    Minha esposa nem suspeita, mas se ela soubesse a vontade que eu estava de dormir esta noite com estas rodas dentro da garagem hahahahahahahahahaahah, fui pelo menos umas 10 vezes pra ver se os pneus estavam lá, tou igual uma criança quando ganha o brinquedo desejado, é tudo novidade!!! kkkkkkkkkkkkkkkk
  • 12/12/2015, 15:49
    hercilio.neto
    Cara, sua Band vai ficar uma beleza. Essas rodas são lindas.
  • 15/12/2015, 16:01
    CILTON/CLILTON
    O grande problema de equipar Bands, é que ficam muito bonitos e chamam a atenção mesmo de todos, inclusive os meliantes, então a proteja bem, para não ser surpreendido.
  • 26/12/2015, 22:19
    Arranca Toco
    8 Anexo(s)
    Aproveitando o restinho de ano que me sobrou, adiantei o que deu pra poder dar andamento do projeto.
    Finalmente a carroceria foi separada do chassi, fui aproveitando a deixa e levei o cacareco pra dar um banho de solupan, assim fica mais fácil verificar como está a situação do conjunto.
    Ao chegar do lava jato, fomos adiantando a parte de chapeamento do assoalho, praticamente tudo podre, incluindo as travessas de reforço que ficam embaixo da carroceria. Trocamos a travessa principal e as caixas dos paralamas traseiros e fizemos uma nova caixinha para receber a bateria. Praticamente a parte de chapeamento foi concluída, agora é aguardar a virada do ano e mandar a carroceria aos cuidados do funileiro.
    Nesse meio tempo, a empresa entra em recesso mas já vou me organizando pro ano que vem pra dar uma atenção especial ao chassi e em todo conjunto powertrain incluindo a estrela do projeto, o Motor Cummins 3.9.
    Pelo jeito vou começar o ano de cabeça quente, visto que já passei horas e horas desse restinho de ano analisando, medindo e comparando as muitas variáveis na adaptação, tanto do motor, quanto do cambio e diferenciais. Vai dar um belo trabalho sem dúvida e vou sonhar muitas noites com tudo isso, mas com jeitinho ele vai encaixar na jabiraca hehehehe....


    Anexo 519059Anexo 519060Anexo 519061Anexo 519062Anexo 519063Anexo 519064Anexo 519065Anexo 519066
  • 28/12/2015, 12:45
    Arranca Toco
    2 Anexo(s)
    Já estou adiantando as compras dos acessórios para o Arranca Toco pela net. Hoje chegaram os 12 Relógios de instrumentação de bordo que solicitei através do site DELBRAS.
    Foram comprados com o vendedor Rômulo, atendimento muito bom, já compro com ele a alguns anos. Todos os manômetros terão iluminação em led e seguem uma padronização de cor de fundo preto e aros pretos também.
    Acabei passando em uma Auto peças aqui em Maringá e adquiri 4 amortecedores cofap turbogaz derivados da nova f4000.
    Em vista dos amortecedores Rancho estes são bem mais em conta porém não oferecem regulagem e a qualidade também deve ser inferior mesmo sendo de uma marca de procedência, os Cofap são mais longos também em relação aos originais da Toyota, cerca de 60cm quando estão abertos, seria mais ou menos o tamanho de um amortecedor do caminhão MB 1113. Como a suspensão será toda retrabalhada resolvi arriscar.

    Anexo 519097Anexo 519098
  • 28/12/2015, 14:27
    Sergio c
    Arranca Toco, que referência é a desse amortecedores da Cofap? Eu estou de olho p comprar amortecedores novos, mas a referência do pessoal é o da Ranger Argentina, se não me engano é a GL 12343.
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