Cesar, compre uma patesca de qualidade, pronta. Aproveita e compra logo o que os gringos chamam de
recovery kit com uma ou duas patescas, cintas, cabos, corrente dupla e gancho, 3 ou 4 anilhas de qualidade, uma boa pá retrátil (tem umas que funcionam também como enxada) até um par de pranchas se você achar necessário. O HiLift também é importante se você for fazer trilhas muito pesadas; olha uns exemplos aqui:
recovery kit for 4x4
Outra coisa importante é você instalar pontos de ancoragem no carro. Na frente é mole porque pode ser no parachoque, e atrás deve ser preso ao chassi. Veja as fotos dos pontos de ancoragem que fiz para o meu carro. É importante usar parafusos de aço forte. Tem gente que anda com as anilhas presas nos pontos de ancoragem, eu prefiro andar com elas dentro do carro por diversas razões: 1) Fica papagaiado 2) Nego rouba 3) Um convite para o carro ser roubado no reboque. E se você algum dia comprar um cambão, não ande com ele 24/7. Muitos Bandeirantes foram roubados porque com o cambão é fácil atrelar num pino bola e levar o carro.
Abraço;
Chico