Aqui no fórum mesmo tem várias "receitas" para os limpadores..
Nesse tópico aqui estão algumas.
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Entre elas usar o mecanismo do Fiat UNO, VW KOMBI.
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Aqui no fórum mesmo tem várias "receitas" para os limpadores..
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Entre elas usar o mecanismo do Fiat UNO, VW KOMBI.
[QUOTE=Maggion;2346897]Aqui no fórum mesmo tem várias "receitas" para os limpadores..
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Opa muito bom Maggion, acho que vou optar pelo do uno mesmo, obrigado pela dica companheiro!
Finalmente chegou o dia tão esperado por mim e pelos meninos da "velha guarda", a montagem do motor 4bt e cambio 4M Toyota sobre o chassi da Bandoca hehehehhe....
Anexo 521388Anexo 521471
Eu queria muito poder usar uma travessao do cambio do caminhão 1113 que tinha guardado no meu estoque, achei que ele serviria perfeitamente, pois os coxins casaram perfeitamente com a furação, largura e altura do motor.
Anexo 521438Anexo 521472
Infelizmente assim que unimos o conjunto novamente o travessão ficou bem em cima do diferencial dianteiro, cerca de 10cm de distancia dele, é muito pouco, acabaria encostando o diferencial na travessa assim que a suspensão começasse a trabalhar. :pensativo:
Anexo 521460
Felizmente, nosso torneiro, o mestre Jair deu a idéia de confeccionarmos um outro tipo de suporte para o Arranca Toco. Este porém teve de ser totalmente diferente.
Tive de descartar a travessa e os coxins que estavam nela e adquiri um par de coxins dianteiros da F-4000, são menores mas deverão aguentar o batidão.
Anexo 521391Anexo 521475
O motor acoplado ao cambio, ficou cerca de 14cm mais comprido que que o OM314S, por causa da capa seca, anti capa seca e da chapa adaptadora do conjunto.
Se fosse utilizar o espaçamento que me restou o motor ficaria cerca de 5 cm do radiador, uma distancia muito curta, ai nao daria pra por a ventoinha ou a hélice de refrigeração. Tivemos de mover todo conjunto para trás cerca de 6cm pra sobrar espaço na frente pro radiador, intercooler e afins.
Preferimos ter que mexer na parte do suporte que segura a caixa de cambio movendo-a para trás e aliviando a frente do que interferir na barra da coluna de direção que já passava quase raspando no compressor de ar do motor e também na caixa de direção que esta proxima das colméias dos radiadores. Dessa forma o suporte que segura o cambio foi refeito, ficando mais reforçado ainda.
Pedi ao mecanico que acertasse novamente a embreagem do conjunto, pois tivemos um probleminha. Ela ficou super dura quando o cambio fora acoplado ao motor pela segunda vez.
Segundo Fabio (mecanico) o problema poderia ser no eixo piloto que ficou com a ponta cerca de 3mm maior.
Rapidamente, nos pusemos a fazer mais uma adaptação. Criamos uma flange com o formato exato da capa seca.
Dessa forma o Fabio pode monta-la tranquilamente e a embreagem esta super afinada. Ufa!!!
Anexo 521455Anexo 521477Anexo 521461Anexo 521464Anexo 521465
Por ser uma questão de escolha, temos sempre os prós e os contras nas decisões.
Ao ganhar mais espaço na frente, automaticamente o cardã traseiro terá de sofrer uma diminuição cerca de 6cm e o cardã da tração dianteira sofrerá um aumento de 14cm (6cm + 8cm por causa da capa seca).
Anexo 521456Anexo 521480 Anexo 521457Anexo 521481Anexo 521458Anexo 521482
Outra variável que nos apareceu durante a montagem foi de deixar espaço pra por os parafusos dos paralamas na hora da montagem, estes sim é muito difícil e chato de colocar mesmo estando a mecanica original.
Pensando nisso os suportes tiveram de ser feitos na medida certa pra caber tudinho e uma coisa não atrapalhar a outra.
Felizmente o conjunto ficou em cima do pedido e não foi preciso fazer uma abertura no chassi pra passar estes benditos parafusos.
Mas sempre tem uma reação pra cada ação, ou seja, os prós e os contras conforme citei acima.
O POWERTRAIN (motor + cambio), foi obrigado a ficar 4cm mais baixo do que o original, não interferindo em nada em questão de espaço, teve de ser assim também por causa da carroceria do jipe, pois a curva do escape que sai do motor iria tocar na tampa superior que cobre o cambio na carroceria, aquela parafusavel. Ficaria ainda mais difícil se não pensasse em utilizar os coxins de carroceria de 2"polegadas. Pra não cortar a carroceria rebaixamos um pouco o conjunto.
Anexo 521462
Ao todo forão adquiridos 10 coxins de carroceria 2"polegadas da F-1000. Tenho utilizado desde 2001. São excelentes e duráveis.
Diante de toda esta zona pra digerir estas informações também teve a parte boa.
Pra minha alegria este rebaixamento do conjunto vai aliviar a altura do focinho dos diferenciais, agora ficarão mais nivelados mesmo a suspensão sendo SPOA, estes 4cm vieram a calhar, ainda bem, vou dormir melhor de agora em diante!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Dessa forma o Powertrain se encontra montado sobre o chassi, e a cada dia vamos nos aproximando mais do objetivo.
Anexo 521466
Como ninguém é de ferro e todos nós somos filhos de Deus, um churrasquinho pra galera caiu bem!!!! E hoje no cardápio é uma Pontinha de Peito hehehehehe
Anexo 521467Anexo 521468Anexo 521469Anexo 521470
Abraços amigos,
CONTINUA..........
..:shock:..:shock:..:shock:..:shock:muito bom..
eu ja usei secador de cabelo e ventilador p acelerar o fogo...
mais MAÇARICO e exagero...:shock::shock::shock::shock::shock:
Powertrain mais baixo melhora o centro de gravidade (além de diminuir os ângulos dos cardans).
Powertrain deslocado pra trás melhora a distribuição de peso entreeixos.
Bela empreitada Cesar...sucesso aí.
Obrigado pelo apoio amigos, tem sido de extrema importancia pra mim!
Segue mais alguns acessórios adquiridos:
Anexo 521503Frescurinhas
Anexo 521504Volante Personalizado 400mm
Anexo 521505Novas Rodas Livres
Anexo 521506Bancos do Chevrolet Cruze
Anexo 521507Faróis de Manejo
Anexo 521971Anexo 521972
Finalmente Carroceria Finalizada:
Anexo 521973
Azul New Holland
muito bonito esse azul da NEW HOLLAND..
vai ficar show!!
Linda a cor.