
Postado originalmente por
Francisco Bicalho
Cesar, não é o material que determina a potência gerada pelo motor, mas o diâmetro dos tubos, e a forma da linha, com o mínimo de curvas, restrições, para o ar fluir com pouca turbulência. Quando troquei a minha descarga de 2.5" para 3" a diferença na performance foi grande e o consumo melhorou. Por acaso eu fiz em inox, porque eu tinha acesso a tubulação em inox, mas no seu caso, se for difícil achar tubos inox para a descarga, pode usar tubos normais, isso porque, em motores diesel não há risco de ferrugem na descarga. Eu não gastaria dinheiro em descarga inox, mas sim na admissão, inclusive porque a metragem dos tubos é bem menor. Também é importante evitar mangueiras sanfonadas que provocam muita turbulência. Cesar, eu digo isso, se você quiser, optimizar ao máximo o sistema e ter o maior ganho de potência e economia de combustível possível. Tem várias coisas que ajudam, como o uso de uma manta protetora de turbina e descarga que mantém a temperatura no cofre do motor mais baixa deixando mais ar frio (+ frio = + denso = + ar) entrar na admissão.
https://www.spaturbo.com.br/loja/produto/kit-termico-2
Dê uma olhada nesses dois sites que falam bastante sobre o assunto:
http://www.trucktrend.com/diesel-power-magazine/
http://www.bankspower.com
Pena que o Tounda não esteja participando dessa postagem, porque ele é quem entende mesmo do assunto, e daria muitas dicas boas. Alô BOB FILHO, cadê você?!
Anexei algumas imagens da minha linha de admissão e de descarga.
Cesar, eu fui ao meu máximo na tentativa de melhorar o fluxo de ar, limando a boca do coletor para facilitar a entrada do ar, inclusive eu passei horas e horas polindo o interior do coletor de admissão para melhorar o fluxo de ar. não sei se você viu essa postagam que fiz ano passado, mas ela fala de bastante coisa. Um detalhe bobo foi que achei uma ponteira em inox de 4" com a curva perfeita para fazer uma gracinha que foi a boca em 4" isso aumentou o ronco um pouco, não muito em nível, mas o barulho ficou mais grave, enfim, as vezes rola uma viadagem e a gente não resiste a uma firula.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...-do-364-a.html (Fluxo de Ar do 364)
Abraço;
Chico