:shock: Santa Mãe de Deus. Esta sua buzina deve ser "bem sem educação".
Toyoteiros são malucos mesmo rsrsrsrsrs
Versão Imprimível
Anexo 558786
Good Night!!!:zzz:
Segue mais uma melhoria pro bruto...
Utilizando um terminal rotular 3/4 de trator que estava sobrando em meio as minhas parafernálias na firma (o mesmo que usei como reforço para os munhões), fabriquei com ajuda do torneiro mecânico uma barra “anti wrap” a ser instalada no diferencial traseiro.
Anexo 559040
Refizemos a rosca do terminal no torno e a deixamos com medida ¾ a mesma interna do olhal rotular.
Anexo 559041
As buchas que utilizei são da barra estabilizadora do caminhão MB 1620 de aprox. 2” e a bucha que vai em conjunto ao olhal é dessas carretinhas (tipo reboque de barco e etc...) de 1”.
Anexo 559042Anexo 559043MB 1620
Os tubos são de 1” e ¼ com espessura 3 mm e as chapas que recortei para soldar no diferencial traseiro são ¼. Parafusos optei pelos M16.
Anexo 559044Anexo 559047Anexo 559048
Acabamento nas peças e emborrachamento “Bate Pedra”.
Anexo 559045Anexo 559046
Por fim, segue a Barra Anti Torção já instalada. Soldei o suporte do olhal rotular naquela travessa torta que vai no meio do chassi.
Anexo 559049
Resultado:
Não que o jipe estaria precisando dessa barra, pois a suspensão é muito boa e bem alinhada, mas tenho alguns planos pro futuro e pode ser que ela venha a fazer mais efeito nessas mudanças que estão por vir. Fabricamos mesmo para aproveitar o tempo livre e restos de materiais na empresa.
N prática notei que a Band agora ficou um pouco mais firme principalmente quando se passa por estrada de chão acima de 60Km/h, a carroceria não chacoalha tanto como antes.
Por hoje é só...cada vez mais perto do fim... rsrsrsrsrs:bananadança:
Abraços amigos!
Mais um belo trabalho Cesar.
Vc não notou a diferença porque esse feixe de mola tem muita lâmina, aqui eu uso 5 lâminas pra deixar a viatura mais macia aí a desvantagem é que ao sair em 4x2 a traseira afunda, ocorrendo o efeito chamado spring wrap. A barra evita esse efeito e não há perda de tração, fazendo o veículo deslocar pra frente e não pra baixo (quando se usa poucas laminas).
Vc precisa verificar se essa barra não vai limitar o curso da suspensão quando comprimir desse lado que ela está montada. Eu já tive problemas com barras curtas e de triangulação fixa, elas evitam o spring wrap, mas comprometem o curso da suspensão, daí após muitos anos de pesquisa, testes práticos e troca de ideias com os mais experientes aqui no Fórum consegui achar o acerto ideal, já instalei em várias viaturas e não tive mais problema.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post1540116
[]'s
Salve Elmer,
Tempo atrás estava com poucas molas meu feixe traseiro, ficou muito molenga (macia demais) a suspensão, então cortei e coloquei uma mola bem grossa de micro ônibus e o jipe ficou mais estável nas acelerações e principalmente na hora das curvas. Na foto acima da pra ver bem esta mola espessa.
Logo que instalei a barra wrap, fui fazendo alguns testes de torção na suspensão aqui na empresa mesmo, subindo com uma banda de lado do jipe e com o outro em cima de pilhas de chapas e em uma rampa cavalete improvisada com inclinação máx. +/- 35°(graus).
No começo o curso de abertura da suspensão ficou bem limitado, aí fui soltando a porca que da regulagem ao terminal rotular e ela trabalhou bem melhor.
Acompanhei bem este link que me enviaste, já copiei algumas dicas preciosas como a opção de adotar um segundo terminal rotular hehehe...
Para mim é sempre um incentivo suas sugestões meu caro, elas são sempre bem vindas!
Em breve estarei atualizando mais alguns avanços na suspensão e postando aqui, já estou trabalhando nisso rsrsrs...
Iniciei a produção de um conjuntinho de Jumelos Confort com ajuda de alguns amigos que estão usando nas viaturas e fabricando também. Todos os créditos ao Juliano Suttili que forneceu grandes dicas.
Anexo 559923
Preferi fazer artesanalmente a mão mesmo, pois as molas da suspensão que uso não é original da Band fiquei com receio de comprar os Jumelos prontos e depois ter de cortar as peças pra caber.
Anexo 559924
Claro que não ficaram tão bonitos esteticamente quanto os que estão vendendo na praça, mas como adoro um desafio “si mete al lavoro” vamos trabalhar... heheheheheeh
Anexo 559925Anexo 559926
Marquei cada dupla de “J” na hora de furar (12 mm) pra casar certinho par com par. Torneiro embuchou para mim e apliquei fundo.
Anexo 559927Anexo 559928
Pessoal da empresa estava no clima da Copa e o resultado foi esse aí shuahsuahsuahsau...
Anexo 559929Anexo 559930
Quando cortei as peças com o maçarico, acabei confundindo as medidas da peça e errei um detalhe importante: A altura da peça embuchada ficou menor 1 cm menor e não coube na hora de acoplar com o molejo, então tive de cortar todas as peças prontas novamente e aumenta-las pra não ter que refazer tudo. Arghhhhhh.......
Anexo 559931Anexo 559932
Por fim, aumentei as peças em 2cm e apliquei novamente emborrachamento pra tirar as anomalias dos cortes da chapa e da solda e pintei.
Anexo 559933Anexo 559934
Agora é só instalar pra ver se vai prestar rsrsrsrsrs
Belo trabalho Cesar.
Eu uso os jumelos feitos pelo Suttili. O resultado é muito bom, ameniza bem as trepidações.
Boa noite... li toda essa linda empreitada feita pelo amigo para criar essa obra de arte.. está de parabéns... aproveitando poderia relatar como ficou a dirigibilidade com o novo motor... o câmbio de 4 marchas consegue suprir a intensidade do motor? Como ficou a velocidade de cruzeiro? E mais uma vez parabéns