Amadeus,
Conta pra gente onde voce encontrou essa foto.
Muito interessante, amortecedor de direção coilover.
Provavelmente tem um anti wrap, pois o feixe tem poucas molas.
Versão Imprimível
O meu bandeirante tem direção original, alguém sabe explicar com tirar ou diminuir a folga do setor de direção? Já li que é possivel mexer num farafuso ou porca na lateral, mas não encontrei!
O que existe na lateral é uma tampa fixada com 4 parafusos e uma ponta de parafuso com uma porca no centro, mas essa porca tá bem apertada, acredito que seja do eixo que prende o braço pitiman. E acredito que se tirar essa tampa vai descer óleo.
Obrigado
Alexandre
Exato ! no centro desta tampa está o parafuso que faz o ajuste da folga.Solta a porca e verá que no parafuso tem uma fenda,apertando diminui a folga mas primeiro centraliza a direçao e vá apertando o parafuso mas tem que cuidar para nao apertar muito pois pode "enforcar" ou pesar demais a direçao quando esterçar a direçao.
Abs
Tentando ajudar!!
Anexo 410537
Um abraço.
MH
Exatamente, deixe a direção no centro pq esse sistema de setor ele "tensiona" na reta e alivia na curva, portanto tem que ser regulado na posição reta. E se apertar de mais o pistão fica "estrangulado" na carcaça e começa gastar ele e a própria carcaça... se vc apertar e continuar aquela folguinha tem q tirar o setor pra trocar o reparo: esferas gastas e quem sabe tenha que usinar o pistão pq comeu.
[]'s
Outro detalhe é o braço auxiliar la na frente, não pode apertar demais pq se nao na curva o volante nao volta, se ja tiver ajustado e o pino de centro continuar com a folguinha tem que trocar a bucha + pino, se apertar mto ali vai acabar enforcando. a castanheira também não pode "arroxar", tem que deixar ela bem encostada só, o certo é ir apertando aos poucos e ir virando todo o volante pra esquerda, pra direita pra ver se não tranca nada, um conhecido acabou quebrando o pitman pq deixou a direção reta e apertou muito, ai logo logo quebrou
Jipeiro, obrigado pelas dicas.
Eu troquei o pino de centro por um com rolamentos, ficou exelente, o bicho tá na mão. Agora a única folga que tem é no setor, mas não sei se vou conseguir pq o tal parafuso está muito perto do motor de arranque e não entra uma pequenina chave de fenda, vai dá trabalho.
No domingo eu tento.
Obrigado,
Alexandre
Blz, nao sei como é nos MB, mas no 14b tem que tirar o arranque e fazer isso por baixo, mas se a folga não for bem pouca provavelmente vai ter que trocar o reparo mesmo... dai só tira o setor e leva numa casa boa que trabalhe com sistema hidráulico, ou alguma ZF mesmo...
[]'s
Hercílio é uma FJ40 de África do Sul, encontrei o tópico no Ih8mud :
Rebuild Thread ~ 1983 FJ40 LX - Ex Aus
O cara tem duas FJ40 com esse sistema de amortecedor e mola de direção, não encontrei fotos da outra.
As reformas são show, com tudo de primeira, como esses feixe de molas parabólicas! Acho que não tem anti wrap não!
Abraço!
Jipeiro, Sergio e Márcio,
Hoje eu tentei mas infelizmente não consegui soltar a porca, que na realidade são 2 uma contra a outra e, por causa do motor de arranque não tem espaço para soltá-las.
Perdi uma grande oportunidade na 5a., eu fiz uma revisão no motor de arranque e poderia ter mexido na caixa de direção, agora ficará para uma próxima.
Obrigado,
Alexandre