O amortecedor absorve os impactos na roda e não deixa repassar para a direção. Também ameniza o shimme.
Versão Imprimível
Band sem jogo na direção... Quem diria, isso é possível.
Pessoal, acabou o jogo.
Ainda não peguei estrada para sentir a direção em velocidades mais altas,
mas no que deu para experimentar, ficou show.
DeMelo
Acho que o Hercilio tá atolado de serviço no Banco e esqueceu de te responder. Eu coloquei na minha Band o amortecedor de direção com direção mecânica justamente para aliviar aquelas borradas que a roda recebe nos buracos das nossas ruas. Aqui no Rio é soda com tanto buraco nas vias. Com amortecedor vc não fica com o volante bobo nas quias de caminhões e grandes buracos. Ele amortece a porrada. Entendeu? Caso não... aguarde o Hercílio, ele bom na explicação. Grande Abraço a todos.
Valeu demais Carlos!!! Em tempo, o Hercilio já respondeu linhas acima, mas a sua resposta complementou a dele!!! Vou colocar também o amortecedor, pois, depois de viajar 3000km tomando sustos nos trilhos de caminhões, decidi colocar todos os itens que aliviem esse comportamento da band (vida própria!! hehe). São eles: barra estabilizadora, amortecedor de direção e troca do pino central cônico por rolamentos.
Abçs
Após todas as revisões dos componentes da direção, experimentei na estrada, na verdade uma via expressa, a 100 km/h.
A impressão foi muito boa, muito embora seja uma estrada é excelente, tanto que é chamada aqui de tapetão.
Não tem mais a galhada, mas há que se fazer constantes correções de trajetória. Não é como um automóvel comum.
O serviço todo foi, pela ordem: revisão dos terminais, troca de 02 terminais, troca das buchas das bieletas, troca do pino central (com rolamento) e revisão da caixa de direção (a caixa ficou absolutamente sem folga). Não mexi no amortecedor de direção.
A parte referente a direção foi finalizada a contento.
Isso tudo dando o devido desconto à torção do terminal de ligação das barras longa e curta (aquele que estala).
Blz Hercilio
Direção sem folga e sem sustos.
DeMelo
Nóis ajuda nu qui podi!
Abraço a todos e boa semana, vou pescar.......
Hercílio creio que a questão de ter que ficar corrigindo a trajetória está relacionada ao angulo caster, que é alterado quando se usa jumelos maiores e feixes mais arqueados. Até quando se coloca jumelos maiores apenas na traseira da Band ocorre isso! (Meu caso)
A solução é usar uma cunha entre o eixo e o feixe de mola, corrigindo o seu angulo.
Ah, o alinhamento também interfere bastante, se estiver divergente fica pior ainda!
Abraços.