Compartihando...depois de tanto penar achei a peça a venda Cardan para adaptar direção hidraulica em 4x4 a minha deu certo mas é peça de caminhão e para quem vai adaptar a dh está ai.
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Compartihando...depois de tanto penar achei a peça a venda Cardan para adaptar direção hidraulica em 4x4 a minha deu certo mas é peça de caminhão e para quem vai adaptar a dh está ai.
Olá Hercilio, sou novo no forum, comprei uma band 91 a 3 semanas. Já li muito sobre mas achei nesse post seu um problema que acorre com a minha. Exatamente esse terminal preso a outro que se torce antes de se movimentar, nesse movimento está ocorrendo um barulho seco. Levei numa oficina muito boa aqui em Itu e disseram que era só engraxar tudo e resolveria porque esse movimento é normal. Mas não resolveu, parece que amenizou um pouco mas não resolveu. Seria o caso de trocar esse terminal que vai preso a outro?
Luis,
essa é uma característica da série J4. O projeto é o mesmo no mundo todo.
Quando se inverte o esterçamento ocorre um pequeno estalo. É normal.
esse efeito pode ser maior quando se usa jumelos altos nos feixes dianteiros.
Mas é preciso observar com cuidado, os terminais devem estar engraxados e se estiver muito gasto deve ser substituído.
Substitui os 5 terminais e ficou muito bom, não tem mais barulho, deviam estar bem gastos. Driveway Blindados.
Bom dia pessoal!!
Bom dia Hercilio!! Tudo bem?
Estou acompanhando este fórum e estudando todas as opções que foram faladas e discutidas a respeito das "galhadas", "ficar corrigindo a trajetória" entre outros sintomas da band...
Tenho todos estes sintomas rsrsrs...mas estou fazendo igual a você, eliminando por partes...ontem de noite eu e meu amigo fomos para a garagem verificar oq poderia estar criando esses sintomas nela...
- Verificamos terminais: estão todos ok!! sem folga
- Verificamos o sistema castanheira: ok, sem folga alguma por incrível q pareca
- Verificamos o bumerangue: A peça bumerangue foi trocada semana passada, e o embuchamento feito a 10 meses...resumo, mesmo apertando a porca que se tem para regular a folga, o sistema ainda tem um certo grau de liberdade, ou seja folga!
- Setor de Direção: A caixa é hidráulica original das bands mais novas (nao sei falar q ano), esta com folga, para tentar expor a folga, o volante gira mais ou menos de 0,5 cm a 1,0 cm sem o Pitman mexer!! Tentei regular a folga pelo parafuso lateral a caixa, mas com o parafuso não aperta mais, parece q deu final de curso ou parece q nao tem mais regulagem...
- Caster: É, parece q a coisa não esta legal, o caster dela da para ver no olho rsrs, e está negativo! resusmo, traseira levemente mais alta q a frente, já existe uma cunha la no eixo dianteiro mas está só favorecendo o caster negativo e nao o positivo como deveria...
Sugestões, conselhos, cunhas possíveis (tamanho? onde compro?), troca da base do bumerangue por uma roletada, fazer a caixa de direção?!
ola Ricardo
se a cunha esta favorecendo ao contrario retira ela ou inverte a mesma, na minha cortei os suportes nos eixos e soldei eles no grau correto, 2 a 4 graus, troquei o bumerangue por este que fiz mesmo (fotos neste topico) roletado e mergulhado no oleo. estou andando com pneus 35 a um ano e não precisei regular e nem lubrificar, so alegria, isto que esta com um pouco de folga no terminal da barra comprida (o duplo)
Eu vi seu trabalho, que por sinal foi um excelente trabalho!!!! queria eu ter ferramentas e conhecimento para fazer minhas adaptações em casa viu...
Quando arrumou seu caster vc sentiu uma melhora ou ate mesmo extinguiu aquela correção que temos q ficar fazendo a cada 50 metros? rsrs
Ou vc acha q a melhoria mais significativa foi quando colocou o sistema roletado?
Desculpem tantas peguntas, mas é que eu realmente quero arrumar esse problema que me atormenta a um tempinho hehe
Valeu!!
Ricardo eu quando comprei a minha na primeira viajem pra ilha comprida com ela fiquei doido de tantas gualhada em asfalto ruin ou naquelas valas que os caminhoes fazem... mas hoje consegui corrigir tem sim um pouco nas valas mas nada de anormal para uma band.... eu troque aquele bumerangue coloquei rolamentados troquei os penesus o meu era ressolados pivos todos novos.. amortecedores do troller a gaz e a minha e spoada... com tres molas na frente acabei colocando mais uma... e muito macia... outra coisa que corrigi foi alinhamento arodas ficavam brigando uma para cada lado este era o ponto mais fraco hoje ela esta otima mas muito boa mesmo viajo direto com ela..... confira os alinhamentos da sua ok abraços
Toyota band 91 curta
Jeep williz cj5 68
Assino em baixo: o segredo da direção da band estável é a troca do "bumerangue" por um rolamentado, bem como amortecedor de direção e barra estabilizadora dianteira e terminais da direção ajustados.
A minha, antes de fazer isso, quase morri em acidente ou do coração, quando fiz uma viagem para a Chapada Diamantina, era tanta galhada em qualquer desnível no asfalto, que ao final do dia estava todo dolorido de tanta tensão.
Depois que fiz essas alterações, minha band se comporta (quase) como um carro de passeio. Posso sair para o acostamento com desnível grande sem medo de morrer! kkkk
blz Ricardo
quando acertei o caster deu uma boa melhorada no caso de ela ficar passarinhando porem, a direção fica uma pouco mais pesada, mas é pouca coisa.
depois que fiz o sistema blindado e com rolamentos submersos no oleo a diferença foi imensa, so pra voce ter uma ideia, depois da modificação eu chego a sair no desnivel do asfalto nas curvas para cortar caminho como com um automovel
pequeno.
Ricardo,
É isso que o pessoal disse aqui.
Onde dá mais jogo é no pino central. Troque por um roletado e você vai sentir a diferença.
Depois vá corrigindo os outros pontos.
Se o parafuso da caixa já deu no limite, infelizmente você terá que reformar o setor. Eu fiz isso e a conta foi 1,2 k.
Quanto ao caster, retire a cunha, deve ser suficiente. Mas o ideal é medir.
Eu tinha jumelos grandes atras e pequenos na frente. Agora troquei e deixei todos iguais e com isso corrigi o caster.
Intervenções como cortar a carcaça para reposicionar o eixo só são necessárias em caso de SPOA para favorecer o angulo de saída do diferencial para o cardan.