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  • #1
    Usuário Avatar de Ricardo Cazachi Donaire
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    Suporte roletado do bumerangue trocado!! \o/

    Melhora de 50 a 60% no quesito correções...alem de ficar levemente mais leve a direção...

    Proximo passo:

    Já comprei cunhas com uma inclinação maior q a minha atualmente...assim q eu acertar com o moleiro, ajustarei o caster para uns 2° a 3°...ai os 40% que falta para ficar bala serão feitos....
    Ricardo,
    Toyota Bandeirantes 86 - OM 314
    Jeep Willys 101" 65 - BF 161

  • #2
    Usuário Avatar de fabiano r
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    Bom dia pessoal! Estou lendo a respeito de ajuste do "cáster"... minha band quando comprei é muito mas muito "passarinheira" mas com o tempo depois de vários ajustes e eliminação de folgas melhorou muito mas ainda noto que em linha reta as vezes ela muda um pouco o traçado e quando freio também tende a sair um pouco para a direita... O que gostaria de saber é como saber se preciso fazer esse ajuste do cáster e se alguém tem fotos ou um tutorial de como fazer? Desde já agradeço a todos!

  • #3
    Usuário Avatar de Ricardo Cazachi Donaire
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    Citação Postado originalmente por fabiano r Ver Post
    Bom dia pessoal! Estou lendo a respeito de ajuste do "cáster"... minha band quando comprei é muito mas muito "passarinheira" mas com o tempo depois de vários ajustes e eliminação de folgas melhorou muito mas ainda noto que em linha reta as vezes ela muda um pouco o traçado e quando freio também tende a sair um pouco para a direita... O que gostaria de saber é como saber se preciso fazer esse ajuste do cáster e se alguém tem fotos ou um tutorial de como fazer? Desde já agradeço a todos!
    Bom dia Fabiano!!

    Até um certo ponto, podemos tratar o caster adicionando cunhas como estas aqui postadas neste forum, mensagem #9 ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...arinheira.html (toyota passarinheira) )

    Se não conseguir chegar na medida certa com as cunhas ai talvez tenha que cortar o munhão e soldar novamente na posição correta...mas normalmente a primeira opção já da certo!

    Na questao dela sair da trajetória quando freia, 1° pergunta...ela tem freio a disco na dianteira?! pq se não é um sintoma normal dos desgastes diferenciados das lonas dianteiras...ou talvez um desalinhamento...

    Para saber se precisa ou não realizar o ajuste do caster, o ideal seria ir em uma loja e pedir para o responsável de alinhamento da loja verificar seu caster, que se eu nao me engano é de 1° positivo...

    No meu caso é visível a olho nu...meu caster está totalmente errado esta por volta de 2° negativos...usando um App de nivel do meu celular rsrsrsrsrsrs

    para colocar a cunha nao tem segredo, soltar os grampos do feixe de mola retirar/inverter/ou adicionar uma cunha e reapertar as porcas!!

    Essa cunha fica entre a base do eixo (onde as molas são apoiadas) e sobre o feixe de mola dando a inclinação correta do eixo em relação a uma linha vertical imaginaria perpendicular ao solo...

    -cambagem-caster-600x400.jpg
    Ricardo,
    Toyota Bandeirantes 86 - OM 314
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  • #4
    Usuário Avatar de Sergioporto
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    Citação Postado originalmente por Ricardo Cazachi Donaire Ver Post
    Bom dia Fabiano!!

    Até um certo ponto, podemos tratar o caster adicionando cunhas como estas aqui postadas neste forum, mensagem #9 ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...arinheira.html (toyota passarinheira) )

    Se não conseguir chegar na medida certa com as cunhas ai talvez tenha que cortar o munhão e soldar novamente na posição correta...mas normalmente a primeira opção já da certo!

    Na questao dela sair da trajetória quando freia, 1° pergunta...ela tem freio a disco na dianteira?! pq se não é um sintoma normal dos desgastes diferenciados das lonas dianteiras...ou talvez um desalinhamento...

    Para saber se precisa ou não realizar o ajuste do caster, o ideal seria ir em uma loja e pedir para o responsável de alinhamento da loja verificar seu caster, que se eu nao me engano é de 1° positivo...

    No meu caso é visível a olho nu...meu caster está totalmente errado esta por volta de 2° negativos...usando um App de nivel do meu celular rsrsrsrsrsrs

    para colocar a cunha nao tem segredo, soltar os grampos do feixe de mola retirar/inverter/ou adicionar uma cunha e reapertar as porcas!!

    Essa cunha fica entre a base do eixo (onde as molas são apoiadas) e sobre o feixe de mola dando a inclinação correta do eixo em relação a uma linha vertical imaginaria perpendicular ao solo...

    -cambagem-caster-600x400.jpg
    Meu pitaco !!
    Nao é sómente colocar as cunhas .Ou muda o parafuso de centro das molas para que cabeça seja mais alta p/ ultrapassar cunha e alojar no furo da carcaça senao o feixe de molas vai correr.Ou faça alojamento na cunha sendo um furo macho e outro femea .Femea para encaixar na mola e macho para encaixar na carcaça .Simples e seguro !
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #5
    Usuário Avatar de Ricardo Cazachi Donaire
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    Citação Postado originalmente por Sergioporto Ver Post
    Meu pitaco !!
    Nao é sómente colocar as cunhas .Ou muda o parafuso de centro das molas para que cabeça seja mais alta p/ ultrapassar cunha e alojar no furo da carcaça senao o feixe de molas vai correr.Ou faça alojamento na cunha sendo um furo macho e outro femea .Femea para encaixar na mola e macho para encaixar na carcaça .Simples e seguro !
    Muito obrigado!! acho q essa informação tbm é importante...vou falar com o moleiro a respeito quando fizer o serviço... eu tinha em mente q o parafuso de centro era responsável para que as laminas não corressem umas sobres as outras e não responsável pelo feixe correr do eixo...mas vamos ai vivendo e aprendendo!
    Ricardo,
    Toyota Bandeirantes 86 - OM 314
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por Sergioporto Ver Post
    Meu pitaco !!
    Nao é sómente colocar as cunhas .Ou muda o parafuso de centro das molas para que cabeça seja mais alta p/ ultrapassar cunha e alojar no furo da carcaça senao o feixe de molas vai correr.Ou faça alojamento na cunha sendo um furo macho e outro femea .Femea para encaixar na mola e macho para encaixar na carcaça .Simples e seguro !
    Sérgio,
    Sou também de Belo Horizonte, novato com uma Band 97. Estou tendo problemas com a direção "passarinheira". Levei a um profissional em direção hidráulica que sugeriu trocar o suporte auxiliar da direção além do amortecedor da direção. Gostaria de indicação de profissional de sua confiança.

  • #7
    Usuário Avatar de fabiano r
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    Citação Postado originalmente por Ricardo Cazachi Donaire Ver Post
    Bom dia Fabiano!!

    Até um certo ponto, podemos tratar o caster adicionando cunhas como estas aqui postadas neste forum, mensagem #9 ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...arinheira.html (toyota passarinheira) )

    Se não conseguir chegar na medida certa com as cunhas ai talvez tenha que cortar o munhão e soldar novamente na posição correta...mas normalmente a primeira opção já da certo!

    Na questao dela sair da trajetória quando freia, 1° pergunta...ela tem freio a disco na dianteira?! pq se não é um sintoma normal dos desgastes diferenciados das lonas dianteiras...ou talvez um desalinhamento...

    Para saber se precisa ou não realizar o ajuste do caster, o ideal seria ir em uma loja e pedir para o responsável de alinhamento da loja verificar seu caster, que se eu nao me engano é de 1° positivo...

    No meu caso é visível a olho nu...meu caster está totalmente errado esta por volta de 2° negativos...usando um App de nivel do meu celular rsrsrsrsrsrs

    para colocar a cunha nao tem segredo, soltar os grampos do feixe de mola retirar/inverter/ou adicionar uma cunha e reapertar as porcas!!

    Essa cunha fica entre a base do eixo (onde as molas são apoiadas) e sobre o feixe de mola dando a inclinação correta do eixo em relação a uma linha vertical imaginaria perpendicular ao solo...

    -cambagem-caster-600x400.jpg
    Ricardo Boa tarde! Minha Band tem freio a disco na dianteira sim. Sábado vou ver se levo em uma mecanica que fazem alinhamento para ver sobre o cáster.
    Muito obrigado pela explicação!

  • #8
    Usuário Avatar de Ricardo Cazachi Donaire
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    28/07/2013
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    Citação Postado originalmente por fabiano r Ver Post
    Ricardo Boa tarde! Minha Band tem freio a disco na dianteira sim. Sábado vou ver se levo em uma mecanica que fazem alinhamento para ver sobre o cáster.
    Muito obrigado pela explicação!
    Beleza Fabiano!! no que eu puder ajudar estamos ai!!

    sobre desviar o curso quando freia, a minha faz isso um pouco tbm...e tem freio a disco nas 4...minha dedução...minha caixa de direção nao esta 100%, e ela originalmente trabalha com o alinhamento convergente ou seja rodas fechadas / \ por ser tração traseira em sua rodagem normal...(as rodas sao as barras e a frente do carro esta para cima) desculpe se nao consegui explicar muito bem rsrs....uma receita um pouco favorável ao desvio de rota...nosso carros mais modernos trabalham geralmente divergentes... como o paralelismo assim \ /...garantindo um pouco mais de estabilidade

    Quando eu mexer no caster espero que esse comportamento tbm melhore um pouco...vamos ver...
    Ricardo,
    Toyota Bandeirantes 86 - OM 314
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  • #9
    Usuário Avatar de fabiano r
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    17/10/2012
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    Lagoa Vermelha/RS
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    Ricardo essa "negaciada" que a Band dá é complicado imagina vc fazendo uma ultrapassagem acima de 110km/h vc troca de pista e pisa fundo quando volta para sua pista (no geral pista simples o asfalto tem caimento para as laterais) ela dá aquela balançada para a direita ufa chega dar um frio na barriga, ainda que agora tenho barra estabilizadora na dianteira também e ficou bem mais firma e mais fácil de controlar. Vou procurar resolver esse problema logo, estabilidade já tenho agora só falta essas "galhadas". Assim que resolver informo o q foi feito. Abraço!

  • #10
    Usuário
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    27/04/2010
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    Guilherme,
    Esse sintoma pode ser cardã desbalanceado ou folga nas cruzetas. Galhada é quando vc passa numa depressão e a viatura joga, te puxando.
    SW4 95 caveirão

  • #11
    Usuário Avatar de marcosalgado
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    16/06/2013
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    Serra/ES
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    Beleza pessoal, só quero relatar algumas modificações que fiz umas semanas atrás. O meu bandeirante é 1980, sem direção hidráulica, quase um quarto de volta de folga e dava muitas galhadas. Troquei o suporte do braço auxiliar original pelo rolamentado (original da muita folga), o braço auxiliar (pé de galinha, bumerangue ....) por um de aço forjado já com o furo para fixar o amortecedor de direção e coloquei o amortecedor de direção (cofap). Essa modificação melhorou cerca de 70% a dirigibilidade/segurança. Diminuiu a folga da direção, parou de dar galhadas e pararam os sustos (ufa!), mesmo em velocidade de cruzeiro (90km/H) no asfalto irregular como nas estradas de chão. Fiquei muito satisfeito com o resultado. Se alguém quiser mais esclarecimentos estou a disposição. Abraço.
    Band 1980 , OM-314, Freio a Disco, DH, Guincho Warn e pneus Genius Versátil

  • #12
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    12/07/2008
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    Muito bom, Marcos.
    O volante ficou mais leve com o suporte roletado?
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

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