Bah, mas vai postar fotos da guria aqui?
Vai dar briga hein? Ela vai terminar o namoro contigo!
:mrgreen:
Versão Imprimível
Bah, mas vai postar fotos da guria aqui?
Vai dar briga hein? Ela vai terminar o namoro contigo!
:mrgreen:
Caros;
Sei que o tópico trata primordialmente (para não dizer exclusivamente) de eixo rígido pro Vitara. Porém, achei o link abaixo com o relato/fotos feita por um islandês que adaptou os diferenciais traseiro e dianteiro (IFS) da Hilux (7,5") e utiliza relação 5.71:1.
Parece ser tratar de uma adaptação simples e rápida. Na dianteira exige apenas que o motor seja elevador em 20mm para o diferencial não pegar no cárter, além do autor recomendar fazer alguns suportes para fixar melhor o diferencial dianteiro. Notem ainda que o sujeito continua a utilizar a bandeijas originais do Vitara, o que me parece estranho. Afinal, como fazer neste caso para fazer eixo traseiro e dianteiro terem a mesma largura?
Por fim, no segundo link notem que o mesmo Vitara hoje calça umas butinas de 38"!!!! :shock:
Eu mandei um e-mail pro autor da proeza pedindo mais detalhes e fotos. Se eu receber alguma coisa, repasso aos colegas.
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=318480
http://www.foo.is/gallery/38tomma
[]s
p/ igualar a bitola basta usar espacador de roda...
Fabil;
Acho que não é tão simples assim, pois note que neste caso a bitola dos eixos da Hilux (1500mm) é maior do que a bitola dos eixos do Vitara (1400mm). Os espaçadores seriam uma solução em caso contrário, ou seja, se a bitola da Hilux fosse menor que a do Vitara.
Se o cara manteve as bandejas originais do Vitara, quero saber como é que ele fez para "encaixar" as homocinéticas e semi-eixos da Hilux em um espaço menor.
[]s
sem nao me engano a bitola da hilux é quase a mesma do vitara... mas mesmo supondo que seja bem maior, o cara colocou eixo traseiro de hilux certo?? supondo que seja 1500mm, na frente a bitola continua a mesma original do vitara, que é aproximadamente 1400mm p/ igualar basta colocar espacador de roda de 50mm em cada lado na frente
sobre a ligacao com a homocinetica, esse é o pulo do gato.. hehehe se usar homocinetica de vitara nao vai ficar o ponto fraco, pois elas nao sao resistentes, certamente o cara ainda mais p/ usar pneus grandes deve ter usado homo de hilux mesmo.. dai a questao é saber como ele acoplou-as no cubo de roda
mas ainda assim, ao menos aqui no brasil tenho duvidas sobre a viabilidade disso aqui.. talvez saia tao caro quanto partir logo p/ um eixo rigido e ainda fica com a limitacao de curso dianteiro por conta da ifs.
T+
Fabil;
É certo que a a bitola da Hilux é dez centímetros maior.
Me parece que o sujeito está usando o eixo dianteiro inteiro da Hilux e não somente o diferencial. Se fosse diferente, utilizar pneus 38" seria impensável. A eventual ligação com as homocinéticas e cubo da roda não me parece ser um problema, pois lembre-se que a roda-livre da AVM é igual para ambos os carros, logo o número de estrias é o mesmo. Mas, como te disse, eu acho que ele tá usando o eixo todo da Hilux e não somente o diferencial.
Quanto aos custos, é discutível. Aqui em São Paulo já achei quem tenha por R$ 3.000,00 os eixos traseiro/dianteiro completos (até com freios à disco). Nesse caso, mantendo o IFS, não há outras dores de cabeça de um SAS como high-steer etc. E há de se considerar ainda que uma carcaça de diferencial de ferro do Grand Vitara não sai por menos de R$ 1.500,00 aqui em terra brasilis...
É isso.
Aí pessoal,
O cara que tá vendendo o Vitara vermelho e enviou um email, assim que ele enviar as fotos eu ponho aqui.
segue email:
no maximo em 5 dias pretendo enviar mais fotos,sistema de suspençao e mesmo modelo do troller,memos a barra dianteira que optei por um V,pois mantem mais estavel em velocidades mais elevadas,trazeira como a original mas com o V maior,os eixos da rural fechada,ficam apenas 1,5cm maiores que o original,é um jipe que eu uso dia a dia,e uso em trilha pesada,se quizer mais imformaçoes e so dar um toque,atenciosamente supremacar
eixo de hilux nao é 10cm maior que do vitara de jeito nenhum.... os de RURAL sao praticamente a mesma bitola do vitara...
o X postou num topico uns tempos atras a bitola de todas as hilux, mas nao to achando o topico agora..
p/ vc ter ideia, na epoca eu ví e lembro com certesa que os de hilux sao até mais estreitos que os de RURAL, pois na adaptacao em um samurai ( que tem bitola de 1338mm) os de hilux ficariam pouca coisa mais largos...
sobre o custo, se vc consegue achar os eixos e IFS completos na casa dos 3mil dai sim, pode ser viavel, até pq se vc vender os restos do original o custo fica menor ainda..
mas sobre o SAS, high-steer é mixaria... heheeehh
T+
Eu creio que os eixos de hilux sejam até mais estreitos do que os do vitara...
Uma coisa que me deixou intrigado é o fato desse vitara do link estar usando rodas com off-set bem mais negativo na traseira do que na dianteira, veja a última foto: http://www.foo.is/gallery/38tomma/IMG_0434
[]
achei!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=bitola+eixos
nao disse que eixo de hilux a bitola é menor que vitara???
T+
Eu tinha consultado o site da revista Planeta Off-Road (fichas técnicas).
http://www.planetaoffroad.com.br/s02.htm
Lá diz que eixo do Vitara é 1400mm e da Hilux/SW4 é 1500mm.
tá errado e ou incompleto
samurai por exemplo existem duas bitolas..
os feixe possuem uma 1300 e 1310 conforme diz lá, porem na foto é um samurai helicoidal, sendo que o samurai helicoidal possui a mesma bitola do jimny que é 1355 e 1365.
T+