Tô com uns amigos indo pro Ushuaia, e entre eles tem um Jimny e um Niva, o Niva ja teve duas panes secas..
E fora a falta de postos, lá tb esta com problema de desabastecimento...
Boa entrada de Ano..
Versão Imprimível
Pois é pense no vento! Se pegar um daqueles fortes (comuns nesta época), esqueça a 5ª marcha, e vá piano (±70km/h) em 4ª. Cuidado com as rajadas e caminhões. Sempre mantenha as duas mãos no volante e pare quando ficar cansado. Pescar não é difícil.. Frio, estrada reta, cabine aquecida, conforto, música, e o silêncio do Jimny. Mistura catastrófica.
Nas estradas de rípio (cascalho), ao contrário do que muitos pensam, a regra é inflar MUITO os pneus, de modo a diminuir a retenção de pedras nos sulcos dos pneus. Do contrário a chance de ter um furo, rasgo ou dilaceração dos gomos é ENORME.
No LR costumo usar 30 na frente e 35 atrás. No rípio vou com 45 na frente e 50 atrás. O som de pedras voando some ao passo que o comportamento do carro fica terrível. No Jimny pode ser perigoso perder o controle em costelas de vaca + vento na Ruta 40. Vai ter que fazer uma equação. O importante é o pneu dianteiro estar bem cheio, ele que levanta e arremessa as pedras para trás; quanto mais cheio menor será a quantidade de pedras arremessadas.
No HR uso 26 frente e trás na cidade. Na estrada para andar mais forte levo para 29 frente e trás.
Abraços e boa viagem. Não perca a Carretera Austral nem Lago Posadas e Ruta 41. Use o Projeto Mapear da AR no GPS Garmin. Perfeito.
Clemente Gauer
Meu roteiro será no norte da Argentina e Chile, pelos pasos San Francisco e na volta o paso Jama, serão apenas 11 dias. O trecho mais abandonado é o paso San Francisco, pois são 470km sem abastecimento. No resto é mais tranquilo.
Uma coisa que ninguem pensou no Jimny HR é quanto ao consumo. Com os pneu maiores ele tem uma diferença de 10%, que ele marca a menos na velocidade e no hodometro. Vou fazer o teste com o GPS. Quando no hodometro ele marcou 400km, provavelmente fez uns 440km, então o consumo de combustivel, é sempre 10% melhor do que calculamos. A ultima média que eu fiz, deu 12km/l. Então na verdade acho que ele fez portanto 13km/l.
Durante a viagem vou tirar essa dúvida. Óbvio que vou levar gasolina sobrando naquele trecho, pois tem estrada de chão, altitudes de quase 5.000m e não posso arriscar nada.
Valeu pelas dicas Clemente! Eu ja uso os mapas do Proyecto Mapear.
A antena resolvi fácil, usei uma antena de radio amador de aço maçico, entrou firme no lugar da original, cortei do mesmo comprimento, e agora amarrei a ponta pra não enroscar em nada quando da ré, e o rádio voltou a pegar muito bem! Beleza.
Feliz Ano Novo pra todo mundo!
Ebone;
pode esperar um consumo bem menor na altitude;
acabei de retornar de Jama e fiquei surpreso com o consumo da ranger a gasolina. no altiplano a média foi de quase 13km/l, andando a 90/100km/h.
infelizmente tem ocorrido assaltos de bolivianos dentro do Chile, ppte no trecho de Jama perto da fronteira. cuidado com as paradas para fotografias. fui parado pelos Carabineros a 4600m de altitude (acho que é a blitz mais alta do mundo..:) para verificação de documentos.
o mapear para garmin é essencial. vai te ajudar muito a achar os postos de combustiveis dentre várias outras coisas.
http://www.proyectomapear.com.ar/
boa viagem e depois descreva para nós como o Jimny se comportou e não esqueça de comprar peças no Chile, é mto barato !!
corrigindo: achei que nao tinha os arquivos do Mapear..foi mal..:)
como pretende levar o combustivel extra?? vai colocar o galão na traseira?
bem que o Jimny podia ter um tanque de uns 60l..seria ideal.
levei gasolina extra, mas nao me agrada mto ficar carregando galão.
de qquer forma no Chaco já começou a faltar gasolina e por pouco nao passei aperto por lá.
abraços
Bah, também fomos parados no Jama pelos carabineros, na parte mais alta da estrada, foi no carnaval de 2010. Eu tinha sido pego meio de surpresa pela altitude, por ter subido uma escadinha meio rápido demais, e logo na frente fomos parados. Ainda estava me recuperando, e louco pra seguir em frente, pois logo começariamos a descer.
Vou levar gasolina em galão de plástico, desses de óleo de motor.
Que tipo de peças poderia comprar? O Jimny tem 2000km, tem todas as revisões ainda...
Tenho uma Tracker também, preciso de 4 amortecedores, aqui esta custando 880,00. Não sei se vale a pena comprar lá, e se terei espaço...
Se alguém tem uma dica, do que dá pra comprar lá, agradeço muito!
Acho que os amortecedores para a Tracker vc acha facil por lá.
Para o Jimny vc pode trazer todos os filtros por exemplo e em quantidade. Peças de reposição os colegas mais experimentados podem ajudar.
Não sei se ja visitou, mas não deixe de ir ao museu de alta montanha de Salta. Sensacional!
http://www.maam.culturasalta.gov.ar/
abraço e excelente viagem!
Ebone,
É isso ai, todo cuidado é pouco..
veja se não é proibido galão de plastico..
E vc pode comprar filtro de ar, oleo do ar condicionado, amortecedores...etc..etc.
Qq coisa estamos por aqui e é só perguntar...:concordo:
Boas festas...
Uma coisa importante a considerar é que pode acontecer de não deixarem você entrar no Chile (na fronteira) com os galões cheios...
Já aconteceu 2x na viagem que estou fazendo agora. No caso do Defender não fez falta e não me incomodei muito em despejar o conteúdo dos galões no tanque do carro (80L) , mas se estivesse de Jimny teria feito um teatro.
Um mapa GPS que recomendo para região que você vai é o:
http://viajerosmapas.com/
J fui muitas vezes para o Atacama e não tive problema com a polícia nem com bolivianos. Recomendo MUITO ir ao Uyuni pelo caminho das lagunas. Tenho no meu site um belo e catastrófico relato
http://www.cgauer.com.br/
Quando fui com o Tracker 2007 de um amigo, ele magicamente consumia os mesmos 9km/l no plano na altura do mar e no altiplano a 4mil metros... A performance era esdrúxula, mas o consumo era o mesmo.. Não tenha dó de esticar as marchas...
Você vai adorar. Carro mais confiável e simpático que o Jimny não existe. Não vejo a hora de colocar ele numa das viagens, mas desta vez viajo com mais amigos no mesmo carro...
Abraçoooo
Clemente
Pois é, essa quetão do consumo mais baixo me intrigou e não sou o unico que relatou tal situação, aqui uma GV nova:
http://turismoeaventura.blogspot.com...bolivia-e.html
estranho é que em altitudes mais baixas o consumo era maior e obviamente utilizando a mesma gasolina, super 95.
a questão dos assaltos não sei se é recente, mas o alerta partiu de SPA e confirmado pelos Carabineros na parada. Conforme nos relataram no trecho mais próximo da fronteira, existem diversas estradas secundárias que conduzem a Bolivia e neste trecho os meliantes estavam de olho nas camionetes.
em relação a gasolina reserva, verifique se os galões são fortes o suficiente para suportar a diferença de pressão e não enchendo-os completamente.
Ebone, só não vá ficar irritado ao visitar uma concessionária Suzuki no Chile e perguntar o preço do Jimny por lá...:dance:
Abraços
Os motores de hoje mantém a mistura ar/combustível sempre perfeitas. Logo onde não tem muito ar, o motor injeta menos combustível. O motor vai ficar fraco, mas mesmo com rotações BEM elevadas, no meu caso o consumo do Tracker 2008 ficou idêntico, o que me impressionou muito.
Com motores turbo não muda nada após a entrada da turbina, mesmo assim é bom pegar leve para não forçar a turbina, mangueiras e cia..
Abraços
Clemente