
Postado originalmente por
vbeltram
OLIVEIRA
Membro
Mirim
opiniões -calços 2", molas e pneus
Caro Válter,
Sou novo aqui no fórum e nesta seção nunca participei, porém tenho acompanhado várias opiniões sobre diversos itens de viaturas. Como de outros integrantes desta seção suas opiniões são muito sensatas (sem querer desmerecer ninguém é claro mesmo porque gostaria de saber a opinião de outros também). Sou de São José dos Campos e nunca tive veículo 4x4. Esclareço, ainda, que gostaria de fazer algumas alterações para na eventualidade de fazer alguma trilha ou passeio mais difícil não tenha problemas (e tenha confiança também na viatura) e pretendo fazê-lo (espero). Isto posto, tomo a liberdade de solicitar a você e a outros colegas que queiram opinar, ajuda para orientar-me acerca dos seguintes itens de alterações na tracker original que gostaria de fazer,no intuito de deixá-la mais eficiente para o fora de estrada:
1) o lift de 2" na SUSPENSÃO apenas, feito na própria RC 4X4 é trânquilo, ou seja, eles fazem tudo direitinho sem problemas?
2)há necessidade de trocar as molas traseiras (vi que alguns falam em pôr as do opala 4 cc)?
3) é fundamental ou mesmo bom/adequado a troca dos amortecedores originais (pois muito macios e curso pequeno para o offroad), pelos do ômega suprema (caso for qual é o melhor a óleo, a gás ?) ou deve-se fazê-lo para melhorar o conjunto diante da colocação do calço 2" e pneus mais agressivos (mais altos e para lama) que também pretendo por como se verá a seguir?
4)e os amortecedores originais da frente do veículo devem ser mantidos (ou trocados) ou há algum outro procedimento especial a ser feito?
5) os pneus pretendo colocar na medida 235/70/16 porque "acho", pelo que li, que irão ajudar na estabilidade da viatura e com o calço tornam-se viáveis (sem os calços parece ser impossível sua colocação pelo que entendi) ? Aliás, estes pneus no terra e na lama são melhores ou piores que os 225/70/16 (acho estes esteticamente estranhos com o carro mais alto não acha)? Concorda com o meu raciocínio ou estou equivocado?
6)ainda, quanto aos pneus, além das marcas que você e outros usam ou já usaram, gostaria de saber opiniões sobre os pneus genius 1000 remold e genius 1001 e genius papa-barro mencionados no site deles (ainda não cotei preços mas parece que são mais em conta)É uma empresa acho que de Sorocaba-SP.
É isso, desculpe-me pelo "bombardeio" mas procurei sintetizar minhas dúvidas de uma só vez, considerando aí as várias leituras que fiz dos comentários feitos neste fórum. Ficaria muito grato pela sua opinião e a de outros que também queiram opinar (assim espero), vez que seria ainda mais instrutivo. Muito obrigado mesmo.
Abraços a todos.
Boa tarde ao Oliveira e à todos os amigos foristas trackeiros e não trackeiros. Parece que o tópico deu uma "alavancada". É bom, pois estava muito parado. Antes de mais nada quero agradecer ao Oliveira pela minha "sensatez". Nós todos estamos e continuaremos aprendendo, no famoso método "tentativa e erro". A única diferença é que alguns acertaram mais e outros erraram menos, entretanto, feliz e saudavelmente ,continuamos na labuta e na troca de informações. Tomara que continuemos assim, pois apesar de eu estar próximo dos "sessentinha" , me sinto uma criança quando o assunto é trilhas e 0ff-road.
Voltando às suas indagações, muitas já foram respondidas, todavia, vou dar as minhas respostas (opiniões):
1) o meu kit de 2" eu instalei na própria rc4x4 em 2006. Eles fazem o serviço direito, tanto, que até hoje não deu problemas ( não se esqueça das proteções inferiores).
2) não há a necessidade de trocar as molas traseiras. Pode deixar as originais mesmo.
3) eu trocaria logo de cara os amortecedores originais traseiros pelos da ômega suprema, de preferência os BLF 1024 à gás da Cofap ( eu me arrependi de não ter trocado antes) pois o carro vai ganhar em firmeza e estabilidade e não vai dar final de curso.
4) os originais podem ser mantidos, apesar de serem muito "moles". Como um dos meus dianteiros, estourou com apenas 7.000 km eu o subtitui , e o outro par pelos KYB japoneses. São bem melhores dos que os originais, mas não vejo motivo para trocá-los . O procedimento a ser feito é ablongar (ou aumentar o furo original para "zerar" a cambagem, mas na rc4x4 eles ( O Adriano) fazem isto para você).
5) Eu iria de 235/70/16 A/T. Realmente ,
os 225 esteticamente ficam esquisitos, além de diminuir a estabilidade e altura ficar menor. Eu coloquei inicialmente os Toyo Open Country A/T , que apesar de serem bons pneus, na verdade não são 50% on/ 50% off. Depois que eu coloquei os BF Goodrich All Terrain ( A/T) é que eu pude constatar que eles são A/T de verdade (com relação às demais marcas eu não posso opinar pois não os conheço).
Finalmente , tenho que dizer , que com todas estas modificações o carro vai perder um pouco ( nada absurdo ) de estabilidade. Vai aumentar o consumo, proporcionalmente ao aumento do tamanho e da "agressividade" dos pneus. Vai pedir mais trocas de marchas . Vai ficar mais "xoxo", principalmente em arranques e retomadas,e consequentemente o desgaste de algumas peças será acentuado, bem como pode influir na garantia, mas como diria o meu pai, não existe almoço " de grátis".
Abs. Válter
p.s. qualquer dúvida estamos aqui no "MSN" como bem disse o João.