Murillus,
As fábricas entendem que você não possa mudar as características de suspensão, motorização, câmbio e afins. Por exemplo: não pode turbinar, não pode rebaixar, não pode colocar pinças de freio diferentes, e por aí vai...
Quanto a colocar protetor de diferencial e câmbio, quebra-mato, engate e demais "penduricalhos", não há nada explícito em lugar algum que diga que se perde a garantia. Vai depender muito da interpretação da concessionária (que afinal, é o representante técnico da fábrica). Eu nunca vi perder a garantia por colocar proteções inferiores ou engate no carro. Em tese, o uso destas proteções confere até mais condições de manter as peças em ordem.
A questão de perda da garantia também não pode ser levada a ferro e fogo. Se você, por exemplo, colocar uma trava carneiro, e esta interferir no sistema de freios, a revenda pode se negar a reparar em garantia somente os freios. Já se houver um outro defeito no motor do limpador do pára-brisas, eles dificilmente negarão garantia. Uma coisa não tem nada a ver com outra, entendeu?
Vem cá, a própria concessionária não tem esses acessórios pra vender? Se tiver, como eles negarão a garantia, se eles mesmos instalam?