limpador de componentes (casa de eletronica)
acho que é o álcool isopropílico (confirme)
tire, burrife (espere...), seque e plugue de volta.
teu motor são 4 cilindros? desculpe, não olhei as paginas anteriores...
Versão Imprimível
Sim, 4 canecos.
lolsas, essa fumaça ao ligar pela primeira vez o carro, é 99% de chance de ser os retentores das valvulas. Tive um GV, que estava na mesma situação, começou só na hora de ligar, com o tempo começou a soltar fumaça quando o carro ficava em marcha lenta, tipo num semaforo. Só resolvi quando abri o cabeçote e troquei os retentores de valvulas, nunca mais tive esse problema de fumaça. Se for mecher, compensa colocar retentores originais, são bem mais caros, um jogo de retentores originais está na faixa de 400,00, e os paralelos por volta de 150,00, mas em questão de durabilidade do serviço, não tem comparação, voce não terá mais problemas com esse motor.
abraço.
Meu mecânico está apostando nisso. Comprei o kit original de juntas e mais os retentores na Suzucar e gaste uns 900 reais com o frete.
Hoje marquei com ele para tentarmos fazer o serviço semana que vem, já aproveitando para trocar óleo, olhar as sondas lambda. Vai ficar uns dias no estaleiro, mas vamos ver.
Um irmão de um aluno meu que trabalha em manutenção de máquinas agrícolas numa escola técnica daqui falou para ele que estão tendo muito problema com os retentores por causa de solvente no combustível. Pode ter sido o caso.
4 cilindros só usa 1 sonda... que bom.
Como ainda não levou pra trocar os retentores, não custa limpar a sonda logo.
Vai lá, aproveita a hora de almoço.
Sucesso!
Trabalho adiado para semana que vem...
Mas só melhora, desconfiei de porque a luz do motor não ligou com as falhas registradas dos sensores lambda. Fui verificar, fusível da luz OK (senão nem liga o carro, porque tirei e não funcionou mais quase nada).
Ou seja, a luz OU está queimada OU foi deliberadamente retirada. Vou ter que abrir o painel para ver isso. Mas só vi dar problema nessas luzes de indicação quando minha mãe mandou lavar o cofre de uma Elba.
Estou com um problema bem parecido...
A minha também é 2009, uns 70k rodados e está com a luz de CHECK ENGINE acendendo.
Ta fumaçando um pouco na primeira partida e óleo está baixando mas não suja o chão da garagem.
O óleo está baixando bem devagar, tipo quando chega nos 5mil esta com o nível bem baixo mas não chega a acender a luz do óleo.
O consumo piorou muito. Caiu de 6,5 - 7 para 4,5 - 5.
Esse problema já vem a um certo tempo, comecou somente coma luz acendendo mas o carro nao falhava e o consumo foi piorando aos poucos. Pelo codigo de erro, que era algo relativo aos gases emitidos, o mecanico da concessinaria suspeitou do catalizador. Como era muito caro trocar e não estava afetando praticamente em nada o desemplenho resetei o erro e continuei. Fiz isso algumas vezes e a luz sempre voltava embora o carro estivesse "normal".
Mais recentemente fiz uma viagem e deixei o carro parado uns 20 dias. Quando voltei estava falhando, engasgando.
Estava tambem na época de troca de óleo. Levei na suzuki e o mecanico disse que precisa ir para retifica.
Ele simplesmente limpou as velas e colocou 2l de oleo e sugeriu que eu fizesse o servico no motor.
Fiquei de observar se estava fumacando e decidir sobre fazer o servico.
Depois que sai de la o consumo voltou para a casa dos 6,5 - 7 e o carro perfeito.
Agora, uns 2 meses depois, a luz já acendeu de novo e o consumo já esta na faixa dos 5,5 -6. Embora o carro não esteja falhando.
Gostaria muito de saber como resolveu o seu problema.
Se alguém tiver mais alguma sugestão será bem vinda :)
lpalacio, se forem os retentores, é só abrir e trocar. Não deve falhar, mas vai descendo óleo por ali.
Sobre o consumo, as sondas lambda podem estar sujando com o óleo e não funcionando corretamente. Já tentou limpá-las?
Quais eram os códigos de erro do motor?