x
Convex Datacenter

Tópico: GRAND VITARA

Pessoal. Criei um tópico específico para o Grand Vitara 1.6 (2 portas), já que algumas coisas nessa versão é diferente da famosa Tracker e GV 2.0. Espero que os proprietários desse Suzuki possam contribuir para as dicussões de mecânica desse carro.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ara-1-6-a.html (Mecânica Grand Vitara 1.6)

Usuário
    Entrada
    29/03/2017
    Local
    Barueri/SP
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, boa tarde.
    Acompanho o fórum e este post a um bom tempo mas apenas hoje resolvi me cadastrar pois estou com duas duvidas que não consegui sanar lendo todo o post, me desculpem se deixei passar alguma coisa. Pois bem, se puderem me ajudar:

Breve historia da aquisição do carro:

Peguei meu Grand Vitara 2010 4x4 MT com 91.000km, revisões na concessionaria até os 40.000km, aparentemente tudo certo com o carro, por baixo nenhum sinal de batidas em pedras nenhum vazamento de óleo e suspensão aparentemente ok. Barulhos comuns já relatados por aqui.
    Com 100.000km, troquei todos os amortecedores pelos KYB e coxins originais suzuki, todos os óleos do sistema de transmissão e kit de embreagem + atuadores hidráulicos (embreagem PHC valeo e atuadores originais SZK).

Recentemente troquei também o coxim do motor do lado do motorista que quebrou.

O carro ficou muito bom mas restaram duas pulgas atras da orelha:

(Hoje ele está com 125.000 KM).

1. Consumo de óleo de motor:

Desde que comprei me assusto um pouco com o consumo de óleo, ando cerca de 500km por semana e desses 500, 400 é estrada (castelo branco) em torno de 120k/h, restante percurso urbano e um pouco de estrada de terra. Consumo de combustível na castelo fica na media de 10k\L e urbano 8,5k\L.
    Faço as trocas de óleo a cada 5.000KM uso mobil 10w40 semissintetico. Lá pelos 3.000km andados, tenho que completar com cerca de 1,3 litros. Uma media aproximada de 450ML a cada 1.000KM.
    Todos os mecânicos que já consultei, inclusive os da concessionaria Suzuki aqui de Barueri dizem que é normal pára esse motor. Alguém mais passa por isso? O carro não fuma, não mela o escapamento, velas sequinhas....

2. Toda troca de marcha (principalmente até a 3) mesmo sendo muito delicado na embreagem o carro da uma kicadinha, isso acontece também em 5ª marcha na estrada ao se tirar e ao colocar o pé no acelerador. Alguém passa por isso? Os mecânicos que consultei também falam que é normal. Eu suspeito do coxim do cambio que apesar de não ter problemas aparentes, já esta com 125k de uso. Coxim do motor o que estava quebrado eu troquei, mas não amenizou esse detalhe.

Obrigado e desculpem o texto longo!
    Abraços.
    Grand Vitara 2010 4x4 MT

Bertelini, a minha é 2009 manual, com 105k, nao reparei ainda a questao do consumo de oleo mas esse tranquinho na torca de marcha ela nao da. vou trocar o oleo do motor e depois te aviso como ta o consumo. Como estou com ela a menos de um ano, ainda não tenho todos os dados para te passar. Voce trocou o oleo da transmissão? quantos litros vai? abraço.

Usuário
    Entrada
    02/04/2013
    Local
    Brasília/DF
    PBERTELINI, não posso falar do grand vitara porque o meu não apresentou nenhum desses problemas, mas tinha uma tr4 que ja estava com seus 100.000km que consumia 1l de oleo a cada 4.000km. O consumo era otimo para uma tr4 (10,5/l na estrada) e todas as revisoes eram feitas na concessionária, mas sempre diziam ser normal. Conversando com outros donos as suspeitas do consumo de oleo recaiam ou nos retentores de válvula que ressecam com o tempo ou na junta da tampa de válvulas. De fato ta minha tinha um pequeno vazamento na junta da tampa que deixava sua marca até o bloco do motor, porém nada que justificasse o consumo de tanto óleo. Vendi sem saber se era um ou outro problema.

Sobre as trocas de marcha, a mesma coisa. Se tirasse o pe do acelerador e acelerasse novamente pouco depois (de quinta) ou ao trocar de marcha ate a terceira eu sentia algo que eu atribuía à folga do cardã traseiro. Girando ele com a mão tambem dava pra sentir essa folga. Novamete, nunca me causou nenhum problema então não sei te dizer se era isso mesmo ou não.

Usuário
    Entrada
    29/03/2017
    Local
    Barueri/SP
    Rui, obrigado pelo retorno. Ok. Se perceber algo parecido no consumo você me avisa!
    Na verdade não é bem um tranco que sinto e sim uma sequencia de balanços, como se algo pesado estivesse balançando embaixo do carro (que eu acredito ser a caixa de transferência) e alguma falha nos coxins estejam passando esse balanço para a cabine....

Quanto aos óleos, eu tenho a lista completa retirada do manual de manutenção do carro, segue:

caixa de transferencia (T-CASE):
    API GL-4 75W-90
    1,5 litros.
    ====================================
    Transmissão manual
    API GL-4 75W-90
    1,9 litros
    Diferencial Dianteiro
    API GL-5 80W-90
    1,1 litros
    Diferencial trazeiro
    0,9 liters
    API GL-5 80W-90

Obrigado!!

Citação Postado originalmente por rui abc Ver Post
    Bertelini, a minha é 2009 manual, com 105k, nao reparei ainda a questao do consumo de oleo mas esse tranquinho na torca de marcha ela nao da. vou trocar o oleo do motor e depois te aviso como ta o consumo. Como estou com ela a menos de um ano, ainda não tenho todos os dados para te passar. Voce trocou o oleo da transmissão? quantos litros vai? abraço.
    Grand Vitara 2010 4x4 MT

Usuário
    Entrada
    29/03/2017
    Local
    Barueri/SP
    Frank, Obrigado por relatar sua experiencia.
    É que o mecânico da concessionaria da Suzuki (e meu mecânico de "confiança") aqui da minha cidade (Barueri) fala que é normal dos suzukis baixar óleo, até de outros modelos de carro. Ai gostaria de ouvir isso dos amigos do forum pra eu ficar mais tranquilo, porque tem outras coisas que quero fazer no carro e não sei até quando vale a pena investir nele ou pegar um mais novo. Sei que é processo normal baixar oleo, mas to achando muito, não sei se pq pego muita estrada e ando bem (120 a 140k/h) que possa agravar mais no consumo. E como ando muito, parece que toda hora to completando o nível do óleo rs.

Essa folga no cardã eu sinto, dependendo da situação da troca de marcha, ela aparece, mas já tive oportunidade de ver uma nova e essa folguinha é normal, pelo menos na que vi. O carda traseiro tem mais folga que o dianteiro. Como respondi para o Rui acima, é tipo um balanço, como se você pisasse no freio de leve repetidas vezes, difícil de passar por palavras rsrsr.

Abraços!

Citação Postado originalmente por frankhpc Ver Post
    PBERTELINI, não posso falar do grand vitara porque o meu não apresentou nenhum desses problemas, mas tinha uma tr4 que ja estava com seus 100.000km que consumia 1l de oleo a cada 4.000km. O consumo era otimo para uma tr4 (10,5/l na estrada) e todas as revisoes eram feitas na concessionária, mas sempre diziam ser normal. Conversando com outros donos as suspeitas do consumo de oleo recaiam ou nos retentores de válvula que ressecam com o tempo ou na junta da tampa de válvulas. De fato ta minha tinha um pequeno vazamento na junta da tampa que deixava sua marca até o bloco do motor, porém nada que justificasse o consumo de tanto óleo. Vendi sem saber se era um ou outro problema.

Sobre as trocas de marcha, a mesma coisa. Se tirasse o pe do acelerador e acelerasse novamente pouco depois (de quinta) ou ao trocar de marcha ate a terceira eu sentia algo que eu atribuía à folga do cardã traseiro. Girando ele com a mão tambem dava pra sentir essa folga. Novamete, nunca me causou nenhum problema então não sei te dizer se era isso mesmo ou não.
    4X4 Brasil
    Grand Vitara 2010 4x4 MT

muito obrigado Bertelini.

Usuário
    Entrada
    27/11/2016
    Local
    Fortaleza/CE
    Colegas, favor me adicionar no grupo de Grand vitara do WhatsApp. 85999010082. Sou do Ceará

Usuário
    Entrada
    29/03/2017
    Local
    Barueri/SP
    Boa tarde. Pessoal, se possível gostaria de participar do grupo do whatsapp também: (11) 9.9743-1831.
    Obrigado.
    Grand Vitara 2010 4x4 MT

Alguém sabe o procedimento correto para sangrar e trocar o fluido da embreagem do GV/Tracker. Tem algum sangrador no sistema?

Usuário Avatar de LFC
    Entrada
    22/08/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por cadu-araxa Ver Post
    Alguém sabe o procedimento correto para sangrar e trocar o fluido da embreagem do GV/Tracker. Tem algum sangrador no sistema?
    No sábado foi postado um vídeo pelo Allan Belanga no grupo Grand Vitara/Tracker do Facebook. Tem um sangrador sim.
    Abs,
    LFC

Citação Postado originalmente por LFC Ver Post
    No sábado foi postado um vídeo pelo Allan Belanga no grupo Grand Vitara/Tracker do Facebook. Tem um sangrador sim.
    Abs,
    LFC
    Show LFC! Vi o video. Isso mesmo que queria saber. Tranquilo fazer a sangria.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 6 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 6 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem