Acompanho o fórum e este post a um bom tempo mas apenas hoje resolvi me cadastrar pois estou com duas duvidas que não consegui sanar lendo todo o post, me desculpem se deixei passar alguma coisa. Pois bem, se puderem me ajudar:
Breve historia da aquisição do carro:
Peguei meu Grand Vitara 2010 4x4 MT com 91.000km, revisões na concessionaria até os 40.000km, aparentemente tudo certo com o carro, por baixo nenhum sinal de batidas em pedras nenhum vazamento de óleo e suspensão aparentemente ok. Barulhos comuns já relatados por aqui.
Com 100.000km, troquei todos os amortecedores pelos KYB e coxins originais suzuki, todos os óleos do sistema de transmissão e kit de embreagem + atuadores hidráulicos (embreagem PHC valeo e atuadores originais SZK).
Recentemente troquei também o coxim do motor do lado do motorista que quebrou.
O carro ficou muito bom mas restaram duas pulgas atras da orelha:
(Hoje ele está com 125.000 KM).
1. Consumo de óleo de motor:
Desde que comprei me assusto um pouco com o consumo de óleo, ando cerca de 500km por semana e desses 500, 400 é estrada (castelo branco) em torno de 120k/h, restante percurso urbano e um pouco de estrada de terra. Consumo de combustível na castelo fica na media de 10k\L e urbano 8,5k\L.
Faço as trocas de óleo a cada 5.000KM uso mobil 10w40 semissintetico. Lá pelos 3.000km andados, tenho que completar com cerca de 1,3 litros. Uma media aproximada de 450ML a cada 1.000KM.
Todos os mecânicos que já consultei, inclusive os da concessionaria Suzuki aqui de Barueri dizem que é normal pára esse motor. Alguém mais passa por isso? O carro não fuma, não mela o escapamento, velas sequinhas....
2. Toda troca de marcha (principalmente até a 3) mesmo sendo muito delicado na embreagem o carro da uma kicadinha, isso acontece também em 5ª marcha na estrada ao se tirar e ao colocar o pé no acelerador. Alguém passa por isso? Os mecânicos que consultei também falam que é normal. Eu suspeito do coxim do cambio que apesar de não ter problemas aparentes, já esta com 125k de uso. Coxim do motor o que estava quebrado eu troquei, mas não amenizou esse detalhe.
Obrigado e desculpem o texto longo!
Abraços.