Postado originalmente por
freitasjr
Sim, quando se estar em "N", os diferenciais não estão "trabalhando".
Com relação ao uso do 4x4H, 4x4L e 4x4LL faço um pouco diferente.
Aí acho mais uma questão de gosto do freguês, até porque geralmente quando se passa por terrenos de fácil acesso como barro batido se pega situações de barro/asfalto/cascalho/asfalto/barro de novo, etc... aí eu particularmente não gosto de ficar mudando a tração todo tempo, uma vez que o 4H dar conta do recado tranquilo nessas situações.
Eu já penso diferente, se eu vou dirigir por uma distâncias considerável e o 4X4 Lock dar conta do recado, prefiro só engatar o 4X4 LOW quando se faz realmente necessário, uma vez que quando se anda reduzido, o carro trabalha em uma faixa de rotação bem mais alta e além disso consome mais combustível.
Agora se a pessoa estiver em uma trilha travada(com muita lama, água, pedras, buracos e aclives) com muitos obstáculos pela frente, aí sim, sou da opinião de se ligar a redução logo, até p/ não ficar o tempo todo mudando de tração.
Outro exemplo, em Dunas, geralmente procuro desenvolver velocidades maiores, aí ando de 4HLock e só reduzo quando se faz necessário p/ subir uma Duna maior; porém se a areia estiver muito pesada, não tenho dúvida vou de 4LockLow direto.
Em fim, é mais uma questão de vc saber dosar o que é melhor p/ o conjunto mecânico do carro - se reduz o carro trabalha em alto giro, porém vc poupa a embreagem ou o câmbio caso seja AT, se anda apenas de 4X4 bloqueado o motor trabalha em uma rotação mais baixa/suave, porém judia mais da embreagem e câmbio AT... vai depender da situação, afinal, não se pode ter tudo na vida :concordo: :bye:
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...