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  • #1

    Problema no cambio automático




    Pessoal,
    Vou retomar o assunto, pois apesar de se assemelhar com os demais problemas citados, vendi um Vitara e comprador me disse que de manhã, quando ele liga a viatura, ELE ESTÁ DEMORANDO A ENGATAR A RÉ! Observei que nos casos relatados anteriormemte o pessoal se referia à dificuldade de mudança da 1a para a 2a marcha com o motor frio!
    O Vitara foi vendido de BH para Goiânia, e estou administrando o problema à distância! Pedi a ele para trocar óleo e filtro da caixa, e ele me disse que um mecânico de lá informou que isto não vai resolver o problema, e deu o diagnóstico abaixo, que eu vou transcrever:

    "Carbura, acabei de chegar do mecânico que entende de cambio automatico aqui em Goiania... O nome dele é Borginho, é um cara simples, que me inspirou confiança... fiquei quase umas duas horas em sua oficina conversando a respeito do ocorrido... Segundo ele, o cambio é o mesmo do chevette automático (ainda bem dizendo ele) e realmente o problema não é ó óleo... Andamos no carro e ele me explicou que existe uma junta interna com uns anéis e esses perdem função ocasionando o problema... Segundo ele, o problema começa geralmente na ré e vai se estendendo as demais marchas... disse que é algo nao raro de acontecer... Ele me pediu de inicio R$ 2.500,00 pra arrumar... disse que era complicado e tal... mas fiquei conversando com ele um bom tempo e consegui uma diferença... Só sei que no final das contas ele acabou fazendo todo o cambio por R$ 2.000,00. caso vc queira conversar com ele ou que eu mande em algum outro local, sem problemas..."

    Minha dúvida é: essa informação procede? O que eu poderia sugerir para ser feito, sem ter que abrir a caixa? Ou esse procedimento será inevitável?

    Aguardo um apoio da moçada!!

    Um abraço,

    Carbura - BH
    Carbura - BH
    Troller T4 Corisco / CJ Xulim
    (031) 8879-6595

  • #2
    Complementando: Veja as peças que ele relacionou:

    Mao de obra: R$ 1.300,00
    Jogo de junta do chevette R$ 225,00
    Discos revestidos da ré, segunda e terceira marcha R$ 240,00
    Cinta R$ 235,00

    Sds,
    Carbura - BH
    Troller T4 Corisco / CJ Xulim
    (031) 8879-6595

  • #3
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    Pessoal, ja vimos que esse problema é comum nos câmbois dos vitarinhas automáticos, depois de muita leitura e consertado o meu e discutido no´fórum, cheguei à algumas comclusões e dou os seguintes conselhos:

    1º esse problema seria diagnosticado como desgaste natural causado por má manutenção, (o rapaz que fez meu câmbio falou que filtro e óleo se troca com 35000km).

    2º o câmbio é GM o mesmo dos Diplomatas e Omegas, por isso pesquise as peças e preços...

    3º pra abrir e mexer tem que entender... não dê na mão de qualquer um, aqui em americana tem uma oficina que tem clientes em MG, RJ, MT, e diversas cidades no raio de 400 km...

    Que fique registrado, acho que o meu foi o câmbio mais caro, mas fiz assim pq estou processando o antigo dono, e estou muito contente com o câmbio novo... esta subindo até em paredes rs*
    Cantando pneu literalmente...

    no total ficou R$2726,00 fiz em 6 vezes e garantia de seis meses, detalhe, tem uma revisão de 1000km à fazer...

    detalhes do conserto...

    jogo de juntas $685,00
    Jogo de discos de compozitte $375,00
    Bomba de óleo $358,00
    Filtro de óleo $ 125,00
    óleo de câmbio (ATF dexron III) $ 133,00 (07 litros de $19,00 cada)
    Limpeza do conversor $250,00
    Mão de Obra $800,00

    atendendo isso tá ok..

    abraços

  • #4
    Estou comprando um Vitara 5P 97 com cambio automático, o carro parece muito novo, o atual dono dele está com ele a 7 anos, e segundo o dono o carro fica varias semanas parado, anda muito pouco e já ficou por periodos de meses sem ligar.
    Quando andei com o carro a primeira vez a uns 3 dias atrás, achei o carro meio fraco, demorando a trocar as marchas e em qualquer subidinha voltava para a primeira.
    Outra coisa que notei foi que ao passar da primeira para segunda ele dava um tranco forte.
    Voltei com um amigo para dar mais uma volta no carro ontem e aconteceu o seguinte. O carro não tem força nenhuma para andar para frente, nem no (D), nem em qualquer outra posição do cambio, simplesmente não arranca, mas de ré anda normal. O proprio dono falou que vem notando isto se agravando a cada dia e agora piorou de vez.
    Será oleo/filtro, pode ser discos gastos ? O que me grila é o fato da ré está normal.

  • #5
    Fernando,

    Se fosse problema como falta de óleo, ele não iria mover nem D nem Ré....em todo caso, vc. verificou se têm óleo no câmbio ??? Verifica o nível com o motor ligado, aquecido, e câmbio na posição P, ok ! Verificou se têm vazamentos no câmbio por onde possa ter escapado o óleo ??
    Assumindo que o nível do óleo está ok, este câmbio está com problemas sim....e vai custar algumas latinhas prá consertar. Avalia e talvez seja interessante, se o Vitara tá mesmo bom, vc. comprar ele assim e abater o conserto no valor do negócio.
    Mas faz antes um orçamento com um especialista em câmbio auto, né !

    [ ]s,
    Arlei Vieira
    Tracker 2007 - Taquari / RS
    http://oscaminhosdosul.blogspot.com/

  • #6

    câmbio automático "também"

    Meu vitara aut.95, de manhã quando o carro ta frio a marcha ré parece que nao engata direito, o carro sai bem devar, depois que esquenta um pouco aí sai andando normal. Detalhe que é só com a ré, andando pra frente nao acontece. Tá vazando um poco de oleo na caixa mas completo sempre, será qie pode ser a mistura de oleo velho com novo? Tô mandando tirar o vzamento pra colocar oleo novo pra ver si para. ou pode ser outra coisa?

  • #7
    Usuário Avatar de n0gs
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    cambio AT

    o cambio AT trabalha com um nível específico de pressão de óleo, se vc estiver com vazamento, pode estar sem pressão o suficiente pra juntar os discos da ré... se depois q tirar o vazamento continuar o problema, peça pra dar uma olhada no seu filtro, pode estar sujo, além disso vc pode verificar tb a serpentina do ATF no radiador, que tb costuma ficar suja e tirar pressão da caixa...

    Abs...

  • #8
    [QUOTE=n0gs;397165]o cambio AT trabalha com um nível específico de pressão de óleo, se vc estiver com vazamento, pode estar sem pressão o suficiente pra juntar os discos da ré... se depois q tirar o vazamento continuar o problema, peça pra dar uma olhada no seu filtro, pode estar sujo, além disso vc pode verificar tb a serpentina do ATF no radiador, que tb costuma ficar suja e tirar pressão da caixa...

    Abs...[/QUOT

    Meu radiador ta vazando um pouco mesmo,onde fica essa serpentina ATf?
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de n0gs
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    serpentina do atf...

    fica na base do seu radiador... em cima fica a serpentina do flúido de arrefecimento do motor e em baixo fica a serpentina do ATF... é só olhar umas mangueiras que saem da caixa de cambio e entram na base do seu radiador...

  • #10

    alfatrans

    galera,
    estive sem acessar um tempo o forum e vou tentar ajudar.
    Vi que vcs viram importação de umas peças para câmbio aut.
    Eu achei nessa loja. Segue os preços.
    Master kit: 569,00
    Filtro: 49,00
    Embora acho que 569,00 é caro...Mas trocar o filtro com uma maior periodicidade até rola...Taxa de envio do filtro para o Rio sai a 23...
    Alguém sabe se dá para trocar o filtro em casa ou tenho que procurar um mecânico...Pergunto isso pois queria saber se tem algum macete...
    Abs

  • #11
    Usuário
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    Meu amigo, desde que comprei meu Vitara a 1 ano e meio atrás, o mesmo estava com o mesmo problema, de início substituí o oleo do cambio umas 4 vezes para limpar um pouco o sistema, mas em novembro passado, não teve jeito, tive de fazer o cambio, busquei várias oficinas, mas acabei realizando o serviço em Campinas, gastei 3000,00 mas o carro ficou jóia, preciso apenas revisar e fazer alguns acertos.

  • #12

    At th 180

    Olá....Pelas datas to meio atrasado nesse tópico...

    Meu cambio tem um problema também, ele estava funcionando "normal", eu acho, pq esse é o primeiro cambio automatico que tenho.

    De repende ele parou de trocar as marchas, não entra e nem sai da marcha que parou, (nem sei qual foi, pois estava em drive, creio estar em primeira) nao entra neutro, parking e nem ré). Só notei quando cheguei em casa e fui manobrar o jeep.

    Pelo que pude ler no tópico, pode ser tudo.....creio que a solução é abrir o cambio e rezar...muito.

    att

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