Postado originalmente por
Demarques Ribeiro
Bom galera sei que muitos do que estão no forum tem experiência e sabem fazer o que eu vou descrever, porém muitos são novatos (como eu) e como não encontrei um passo-a-passo de como trocar o filtro de óleo, segue minha maratona de ontem...
Primeiro o material:
-chaves 13 e duas 14
-veda junta importado da ABRO para câmbios ou junta do cárter da th-180 (mais a frente eu explico o pq do "ou").
-vale ter uma barra para fazer uma alavanca

-bacia grande, mas é grande mesmo!
Antes de tudo soltei as mangueira do radiador para vazar o óleo e assim diminui o "banho" de ATF que vc toma depois.
Depois deve-se soltar o carda do diferencial dianteiro senão o cárter não sai por não ter espaço - aí entra a barra, pq o fdp do parafuso tava difícil de sair... Eu não soltei o escapamento, mas vale a pena soltá-lo pois te um parafuso que fica quase em cima dele e dá trabalho para tirar e colocar.
Depois solte os parafusos do cárter, deixe os parafusos de um lado soltos mas ainda no lugar, pois desse modo vc escorre o ATF só por um lado e não toma o banho que eu tomei
Para a minha surpresa não tinha junta! Somente esse selante cinza que eu me referi acima. Um pouco preocupado eu liguei para meu mecânico...Ele disse que é comum usarem apenas tal veda juntas que é excelente, ele mesmo usa apenas isso, sendo assim não se gasta uma grana nas juntas originais - tá pode falar que eu sou pão duro sim, afinal recebo bolsa de mestrado e o governo paga mt mal!!
cuidado com o ímã que tem no cárter, eu não reparei e quase deixei ele cair no chão...peguei no ar...ufa...
Bom, o filtro tá logo visível preso por 3 parafusos longos. Acima dele vem uma pequena junta. Ou seja tira e bota o novo (ou lava!).
Limpe as bordas tirando o selante velho...coloca o novo (siga as instruções dele, tem que esperar 10min antes de juntar as partes)... enfim é isso.
Olhando o manual eu vi que ele fala em 2,8L na remoção do cárter, cara, foram 4L!!!!!!!
É isso espero ter colaborado, críticas são bem vindas.
Abs