x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Leo BA
    Entrada
    30/06/2011
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 13

Seja bem chegado Rodrigo!Eu pessoalmente, nao faco questao de abs e airbag em jipe.Gosto de pilotar "natoramente".....
    OME Shocks / Super Pro Bushes.
    2,00 " lift / SAFARY Snorkel / K&N / VHF FT1900
    AT 225/75 - EASY TRACTION 4X4 - 2012.

Usuário Avatar de Rein@ldo
    Entrada
    12/12/2013
    Local
    Resende/RJ
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Paulo Renato Macedo Ver Post
    Putz, depois q fiz o teste drive não paro de pensar no Jimny....tou na dúvida cruel entre o 4all e 4sport. Tem hora q decido pelo 4all pelo abs e air bag.....mas tem hora q decido pelo 4sport....ow dúvida cruel.
    Paulo Renato Macedo,

Passei pelo mesmo dilema que você, é só olhar alguns posts atrás.

Vou te contar o que aconteceu comigo:
    Já havia me decido que só iria comprar o meu em meados deste ano, e já havia definido a cor em visita a uma concessionária em novembro de 2013, que não era a mesma que comprei. Mas quando vi o Tiriça (amarelão), foi paixão a primeira vista, ainda não havia visto o amarelo, não tive a menor dúvida fiz uma proposta e fechei negócio na hora (estava acompanhado de minha esposa que me deu a maior força).

Estou a cada dia mais feliz com minha escolha, era tudo o que eu esperava. Daqui a alguns anos ele será o meu segundo carro só para trilha sem abs e AB, pois o primeiro provavelmente será um 4all com abs e AB para uso urbano e viagens. Isso é para vc ter ideia de quanto estou gostando do SZK. Mas não se esqueça que é um Jipe e não um SUV.

Carro como este se define com 80% de emoção e 20% de razão, faça o que o seu coração mandar na hora de fechar negócio. Tenho certeza que será feliz.

Abçs.

Reinaldo

Usuário Avatar de rogerjunior
    Entrada
    03/01/2013
    Local
    Contagem/MG
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RodrigoMarcio Ver Post
    Pessoal, blz?
    Licença para participar do fórum...mesmo sem um Jimny ainda

Estive hoje na loja da Suzuki hoje em Ribeirão Preto-SP e, segundo o diretor de vendas, os estoques de fabrica do 4sport ano 2013 (mod 14) já acabaram. Ou seja, o que tem está nas lojas (aqui, nessa versão, só tem azul, verde limão e vermelho).
    Ele disse que os 14-14 só chegam em abril e com uma novidade: a fábrica disponibilizará para o 4sport o abs e o airbag, como opcionais , pelo valor de 2 mil reais.

Resolvi adiar o sonho, pois a cor que eu quero não tem mais.

Agora to na duvida se pedirei o airbag/abs, considerando que o carro será usado 50% nas trilhas.

Daí me perguntei se retirando os fusíveis do airbag/abs não seria uma forma de desativa-los na trilha. Será que algum colega do fórum que tenha um 4all com esses opcionais poderia testar a idéia? Se der certo, da pra fazer uma gambiarra elétrica e improvisar umas chavinhas.

O vendedor não soube me dizer se o comando dos vidros será alterado. Do jeito que é realmente atrapalha as pernas (eu certamente farei uma alteração por conta própria).

Bem, fica aí meu abraço de agradecimento, pois os relatos de voces me trouxeram um novo sonho.

Se eu tiver mais alguma informação, postarei.
    Rodrigo! Bom dia! Blz?

Olha, como são itens de segurança, acredito que haja uma redundância no circuito elétrico para que no caso de uma "queima de fusíveis" os ABS/AirbagII continuem funcionando.

Como se fosse um sistema de segurança de uma aeronave, se um item falhar, há outro para certificar que a segurança seja mantida.

Então, não creio que retirando somente os fusíveis estes itens tão importantes deixem de funcionar...mas, vou tentar me informar e postarei aqui...

Interessante a informação que a concessionária passou, de disponibilizar o airbagII e ABS como opcionais para o 4Sport... não sei o quanto o ABS poderia atrapalhar nas trilhas e já o airbagII não creio que tenha problemas, já disse aqui uma vez que para acionamento dos airbags por colisão, é necessário que haja uma deformação significativa do chassi e carroceria, o que geralmente não ocorre em trilha e sim em colisão de trânsito, principalmente em BRs devido a velocidade maior...

Na trilha, a adrenalina vem à 5km por hora, né verdade? Ao descer encostas, subir, não consigo imaginar ninguém descendo uma encosta ou mesmo subindo um lugar íngreme usando a reduzida com velocidades incompatíveis em tais situações... e se o carro "deslizar" e bater numa rocha, não seria suficiente para disparar os airbags...

Sobre os vidros, não creio que haverá mudanças, é esse projeto desde 1998... mas, já vi aqui no fórum da Suzuki em algum tópico, um passo a passo para reposicionar os comandos dos vidros elétricos...

Sucesso aí na escolha do carro... tenho certeza que ficará muito feliz, seja o 4All 4Sun ou 4Sport....

Abraços a todos,

Roger
    4X4 Brasil Razão: Correção ortográfica
    RNJunior
    Suzuki Jimny 2013/2013 4Sport Red Bull
    PNEUS MUD BF GOODRICH TERRAIN 235/75/R15

Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 6
    Na minha opinião, para 4Sun é preciso ter um pouco de sorte ou, pelo menos, não ter azar...
    4X4 Brasil
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

Usuário Avatar de dtartari
    Entrada
    29/09/2013
    Local
    RIO GRANDE/RS
    Pessoal, blz?
    Licença para participar do fórum...mesmo sem um Jimny ainda

Estive hoje na loja da Suzuki hoje em Ribeirão Preto-SP e, segundo o diretor de vendas, os estoques de fabrica do 4sport ano 2013 (mod 14) já acabaram. Ou seja, o que tem está nas lojas (aqui, nessa versão, só tem azul, verde limão e vermelho).
    Ele disse que os 14-14 só chegam em abril e com uma novidade: a fábrica disponibilizará para o 4sport o abs e o airbag, como opcionais , pelo valor de 2 mil reais.

Agora to na duvida se pedirei o airbag/abs, considerando que o carro será usado 50% nas trilhas.

Daí me perguntei se retirando os fusíveis do airbag/abs não seria uma forma de desativa-los na trilha. Será que algum colega do fórum que tenha um 4all com esses opcionais poderia testar a idéia? Se der certo, da pra fazer uma gambiarra elétrica e improvisar umas chavinhas.

O vendedor não soube me dizer se o comando dos vidros será alterado. Do jeito que é realmente atrapalha as pernas (eu certamente farei uma alteração por conta própria).

Bem, fica aí meu abraço de agradecimento, pois os relatos de voces me trouxeram um novo sonho.

Tenho um 4all 2013/2014 e estou muito satisfeito com a viatura mas realmente a posição do comando dos vidros atrapalha as pernas. Muito mais se vc tiver 1,90m de estatura. Também estou muito interessado nessa possibilidade de reposicionar os comandos dos vidros. Quem souber onde tem esse passo à passo que foi comentado no fórum favor postar o link. Obrigado.
    Jimny Sierra 2020/20211
    BF AT 235x75 R15

Entrada
    03/01/2013
    Local
    Contagem/MG
    Citação Postado originalmente por dtartari Ver Post
    Tenho um 4all 2013/2014 e estou muito satisfeito com a viatura mas realmente a posição do comando dos vidros atrapalha as pernas. Muito mais se vc tiver 1,90m de estatura. Também estou muito interessado nessa possibilidade de reposicionar os comandos dos vidros. Quem souber onde tem esse passo à passo que foi comentado no fórum favor postar o link. Obrigado.
    Não me lembro do tópico que contém o passo a passo da mudança do acionamento dos vidros elétricos no Jimny. Salvei só a foto...

Suzuki Jimny NACIONAL.-23022011020.jpg
    RNJunior

Usuário
    Entrada
    12/11/2010
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1
    Fala pessoal,

o jimny da foto é meu.

mandei fazer isso em uma loja de vidro e trava eletrica aqui em Curitiba (Automax). Basicamente tirei o suporte e os botões originais da porta, é necessário cortar a ponta dos pinos do suporte. Dá para colocar de volta, mas vai ser preciso colar.

O pessoal da Automax, fez a fiação em paralelo e colocou 2 botões nos lugares vazios, se não me engano é padrão Ford, do Versailles com iluminação.

O buraco na porta, foi fechado com um pedaço de MDF ou similar com 0,5 cm de espessura forado de couro na tonalidade cinza da porta, e fixado com umas presilhas de plastico, mandei fazer em uma loaja de banco de couro aqui em Curitiba também.

Não parece, mas liberou muito espaço para a perna. E mandei fazer também um apoio para o pé esquerdo.

Eu coloquei essa e mais algumas modificações no post do "Jimny 2010 vale a pena?" Mas faz um tempo isso.

valeu

Citação Postado originalmente por rogerjunior Ver Post
    Não me lembro do tópico que contém o passo a passo da mudança do acionamento dos vidros elétricos no Jimny. Salvei só a foto...

Suzuki Jimny NACIONAL.-23022011020.jpg

Entrada
    03/01/2013
    Local
    Contagem/MG
    Citação Postado originalmente por brunomaya Ver Post
    Fala pessoal,

o jimny da foto é meu.

mandei fazer isso em uma loja de vidro e trava eletrica aqui em Curitiba (Automax). Basicamente tirei o suporte e os botões originais da porta, é necessário cortar a ponta dos pinos do suporte. Dá para colocar de volta, mas vai ser preciso colar.

O pessoal da Automax, fez a fiação em paralelo e colocou 2 botões nos lugares vazios, se não me engano é padrão Ford, do Versailles com iluminação.

O buraco na porta, foi fechado com um pedaço de MDF ou similar com 0,5 cm de espessura forado de couro na tonalidade cinza da porta, e fixado com umas presilhas de plastico, mandei fazer em uma loaja de banco de couro aqui em Curitiba também.

Não parece, mas liberou muito espaço para a perna. E mandei fazer também um apoio para o pé esquerdo.

Eu coloquei essa e mais algumas modificações no post do "Jimny 2010 vale a pena?" Mas faz um tempo isso.

valeu
    Valeu Bruno pela manifestação! Não imaginei que o "dono" pudesse parecer tão rápido...hehehe. Leio tantas coisas, que não me lembrava mais em qual tópico retirei a foto.

Bom, o mais importante é ajudar a galera que busca melhorar o seu Jimny e eu tinha guardado essa foto porque tudo que acho bem interessante e com teor de inovação vou guardando para futuras ideias e essa sua modificação ficou bem interessante...

Você não foi o único a fazer isso, cheguei a ver uma foto (mas não fiz o download, pois não achei ela nos meus arquivos) em que os comandos dos vidros elétricos ficam no meio do paneil...

Mas é isso aí, valeu mesmo por ter explicado como que foi feito!!!

Abraços,

Roger
    RNJunior

Usuário
    Entrada
    12/11/2010
    Local
    Curitiba/PR
    Tranquilo.

Quem me avisou foi o Thix (Thiago).

Abraço.

Citação Postado originalmente por rogerjunior Ver Post
    Valeu Bruno pela manifestação! Não imaginei que o "dono" pudesse parecer tão rápido...hehehe. Leio tantas coisas, que não me lembrava mais em qual tópico retirei a foto.

Bom, o mais importante é ajudar a galera que busca melhorar o seu Jimny e eu tinha guardado essa foto porque tudo que acho bem interessante e com teor de inovação vou guardando para futuras ideias e essa sua modificação ficou bem interessante...

Você não foi o único a fazer isso, cheguei a ver uma foto (mas não fiz o download, pois não achei ela nos meus arquivos) em que os comandos dos vidros elétricos ficam no meio do paneil...

Mas é isso aí, valeu mesmo por ter explicado como que foi feito!!!

Abraços,

Roger

Usuário Avatar de Rogério Barthy
    Entrada
    04/05/2004
    Local
    Resende/RJ
    LI LING,
    Tbm sou de Resende e queria conversar, já que pretendo trocar meu CJ-5 por um JIMNY em breve, inclusive estou em contato com uma CCS de Niterói (YUKI) para tratar do assunto.
    Gostaria de saber sua impressão sobre o veículo e os prós e contras (pontos positivos e negativos).
    Rogério
    4X4 Brasil
    CJ-5 66 BF-161 CX 3MX GNV
    Ign. + DIS 3 Bloc Macrotorque
    Rodorural 670X16 Guincho Bremen 9.000

Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 21

A partir de 01/01/14 TODOS os veículos são obrigados a ter Airbag Duplo e ABS, portanto todos os Jimny (independente de versão) 14/14 deverão ter o item de série e não opcional como disse o tal diretor.
    Outra coisa é que é impossível que demore quatro meses para um Jimny sair da fabrica em Goias até uma CSS Suzuki.

Quanto ao uso do ABS e Airbag em trilhas, não se preocupe.
    O Airbag tem sensores de desaceleração e deformação, portanto somente será acionado quando realmente for necessário, e então poderá salvar sua vida.
    Em uma trilha é quase impossível conseguir acionar um Airbag devido a baixa velocidade.

Sobre o ABS, novamente numa trilha com baixa velocidade jamais lhe trará qualquer problema, exceto por danos em sensores devido a lama, mata, galhos, etc.
    Já num Rally realmente o ABS pode prejudicar um pouco principalmente numa frenagem de emergência em piso muito irregular quando o sistema será confundido pelos momentos em que a roda fica no ar, para corrigir isso só o ABS de nona geração, mesmo assim o único problema será uma distancia um pouco maior, jamais corre-se o risco de ficar "sem freio".

Não conheço o sistema do Jimny, mas se existir um fusível exclusivo para o sistema, normalmente apenas a retirada do mesmo é suficiente para que o ABS pare de atuar e assim o freio fica como de um veiculo sem o sistema.
    Inclusive com o acendimento da luz no painel o que evita de esquecer de religa-lo.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

Usuário Avatar de Cocatriz
    Entrada
    03/10/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Thiago, TODOS os carros que não são Fora da Estrada, tem uma brecha na Lei e enquanto não arrumarem isso o 4Sport vai vir SEM Airbag e SEM ABS.

Essa é a ultima informação oficial da Suzuki que conseguimos ter.
    Suzuki Jimny 4Sport - Rubik Cube - BF MUD KM2 215/75/R15
    e Szk Marauder 800, Final de semana tá garantido!

Suzuki Samurai 93 - Tijolo

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Dúvidas sobre o Jimny nacional
      Por brcampana no fórum Suzuki
      Respostas: 13
      Última resposta: 31/10/2014, 09:01
    2. RECALL Suzuki Jimny nacional
      Por Marcus C. no fórum Suzuki
      Respostas: 31
      Última resposta: 13/07/2014, 07:50
    3. Jimny Zero Nacional
      Por Mancha no fórum Suzuki
      Respostas: 23