Postado originalmente por
#Ricardo
Se for colocar na ponta do lápis, um carro zero pode até gerar mais gastos (e aborrecimentos) que um semi-novo. Uma coisa é valor negociado no ato da compra, outra coisa é valor desembolsado para o carro ir pra sua garagem:
- Emplacamento, IPVA proporcional e demais taxas. Dependendo do mês, chega-se facilmente em 2k com estas despesas;
- IPVA dos outros anos também será maior (sobre o preço de tabela);
- Acessórios básicos: tapetes, engate, proteções, insufilm, alarme, etc. Vai mais uma grana aqui!
- Depreciação do carro zero (15 a 20% no primeiro ano?)
- Garantia: vai gerar uma obrigação de visitar a concessionária a cada 6 meses, durante 3 anos. Dependendo da CCS, você será obrigado a assumir gastos totalmente desnecessários, tudo em nome de se manter a garantia de 3 anos.
Depois vem as modificações mais caras: pneus mud, lift suspensão,guincho, etc. Que podem ocorrer em ambas as situações: zero ou semi-novo.
Soma-se a isso a diferença de preço entre um semi-novo muito bem cuidado e um 0km, que está por volta de 20k. E é possível encontrar semi-novos ainda em garantia.
Mas a compra de um carro é uma questão muito mais emocional do que racional.