Postado originalmente por
Digao
Já nem sei mais em que tópico postar sobre alteração na suspensão, então vamos por aqui. Minha tracker tem calços de 2" e amortecedores originais na dianteira; na traseira tem a mola RC e os GBL1024. No começo usava os espaçadores do batente traseiro, aqueles cilindros de 2". Ocorre que estava sem curso de suspensão, pois acho que eles batiam na própria mola ao invés da base. Qualquer irregularidade era uma porrada, então resolvi tirar esses espaçadores. Na cidade andando sozinho é uma alegria, pois voltou o curso e o carro roda macio. O problema é quando coloco peso ou passo mais forte numa ondulação, pois dá fim de curso. Essa mola RC é uma fraude pois é muito mole.
Vim carregado de SC a Natal puxando uma carretinha, e o que me salvou foi instalar o guincho na dianteira, pois servia de contra peso. Foi uma viagem de 4 mil KM totais e em alguns momentos não pude evitar a pancada na traseira. Agora estou em dúvida se não comprometi os amortecedores, mesmo não havendo vazamento visível. Pelo que sei os amortecedores a gás também trabalham com óleo. Aqui em Natal dei uma volta na praia e em pequenas ondulações rodando em areia fofa deu fim de curso de novo.
Agora a dúvida... vou trocar essas molas molengas pelas de opala. Preciso de dicas de quem tem as do 4 e 6 cilindros. Li algo sobre as do 6 cilindros serem muito duras. E as do 4 cilindros, será que dão fim de curso fácil? Pretendo recolocar os espaçadores do batente para testar com as novas molas.
Abraços,