Pessoal,
Após instalar os pneus 225/70/16 (Sailun Terramax H/T), coloquei os calços (2cm na dianteira e 3 cm na traseira), além de trocar os amortecedores dianteiros. O carro ficou mais alto, visivelmente. Fiz uma viagem, com o carro cheio, até o Rio (ida e volta 200km) e notei o seguinte:
1 - Apenas em um momento, na volta, quando passei andando rápido, por uma forte ondulação da pista, o pneu traseiro esbarrou. No mais foi tranquilo, sem esbarrar em quebra molas e/ou ondulações menores.
2 - Não sei se é o pneu, mas subindo a serra de Miguel Pereira, quando virava o carro para a esquerda, escutava um barulho nos pneus. Vou vrf isso melhor.
3 - O carro ficou parado no estacionamento de um shopping e foi visível como o visual do carro melhorou, ficou mais alto, se comparando em altura com outros utilitários (S10, Ranger ...).
4 - Parei ao lado de uma TR4 e notei que o meu GV ficou mais alto (comparando o teto de cada carro). Quanto a distância do chão, acho que a diferença agora é mínima.
Outra coisa que notei, andando sozinho no carro por estradas de terra, é que ele agora está pulando mais que pulava antes. Não sei se são os amortecedores traseiros ou se são as molas. Mas que o carro está pulando, está, tipo um cabrito nervoso. rs
Vou tirar fotos e mandar pra voces.
É isso.